Você está aqui: Página Inicial / Dissertações / IMPLICAÇÕES DO MOVIMENTO CIRCULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL E 4.0: UNIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ATIVA - Renato Fernandes Silva Dos Santos

IMPLICAÇÕES DO MOVIMENTO CIRCULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL E 4.0: UNIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ATIVA - Renato Fernandes Silva Dos Santos

Neste trabalho buscou-se apresentar a importância do Movimento Circular nos diversos mecanismos que permeiam o mundo moderno. Longe de esgotar o assunto, o Movimento Circular, presente desde um simples carrinho de brinquedo, passando por uma bicicleta e encontrado nas diversas engrenagens que compõe um robô e o auxiliam em seu movimento, também está presente no acoplamento de polias utilizadas para abrir um portão ou auxiliando na confecção de peças de impressora 3D. Os conceitos mais simples de frequência, período e velocidade, podem ser obscurecidos quando tratados meramente como problemas de atletas percorrendo uma pista de atletismo ou com os ponteiros do relógio girando em torno do centro. Tais dificuldades podem ser inerentes à falta de aulas experimentais, o que levaria a um aprendizado meramente no campo do abstrato de terminologias e fórmulas, desconsiderando o mundo em que se vive. O modelo de educação que usamos atualmente também se encontra em transformação, na busca por uma ação mais efetiva do aluno, o que direciona ao como devemos ensinar para os nossos alunos, neste momento em que pesquisas indicam que estamos entrando na 4ª Revolução Industrial. Neste trabalho empregamos o conceito de educação 4.0, com ferramentas ligadas a robótica educacional, utilizando equipamentos simples onde o aluno interage, no modelo faça você mesmo (DIY), aplicando metodologia PBL (Project Based Learning), apoiado no referencial teórico de Vygotsky, propomos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Movimento Circular, tendo o aluno como o principal agente na relação ensino-aprendizado. A aplicação do produto ocorreu no final do mês de fevereiro e início do mês de março de 2020. Observamos não só um grande interesse pelas ciências e Tecnologias como um aproveitamento mais significativo dos conceitos. Palavras-chave: Ensino de Física, Atividades Experimentais, Robótica, Educação 4.0,. Acoplamento de Polias, Aprendizagem Baseado em projetos.

PDF document icon Dissertação_Renato 2020 - Banca corrigido Fim_.pdf — Documento PDF, 2.82 MB (2952474 bytes)

Navegação