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INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA VIA PARADOXO DOS GÊMEOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO - Marcelo Linhares Gatti

O produto desenvolvido nesse trabalho visa atender as novas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no sentido da inserção da Física Moderna no ensino médio (fonte: <http://www.rj.gov.br>). Segundo Ausubel, despertar e ao mesmo tempo ir em direção aos interesses naturais do estudante é uma poderosa ferramenta para o educador alcançar seus objetivos (AUSUBEL, 1968). Com o intuito de despertar o interesse e servir como base de conhecimentos para a aprendizagem da teoria da Relatividade de Einstein de uma maneira lúdica e divertida desenvolvi como produto do meu mestrado um simulador. O produto aqui apresentado, batizado de “Simulador do Paradoxo dos Gêmeos” consiste em um simulador que mostra através de imagens impactantes o que ocorreria caso um de dois irmãos gêmeos recém-nascidos embarcasse em uma viagem de ida e volta numa nave capaz de alcançar velocidades extremamente altas e o outro ficasse no planeta Terra. O simulador permite a escolha de naves com velocidades e destinos diferentes, e seguindo os cálculos da Teoria da Relatividade Restrita, ele mostra através de imagens como o tempo passará diferentemente para cada um dos dois irmãos gêmeos. O “Simulador do Paradoxo dos gêmeos” mostrou ser uma ferramenta eficaz para o ensino de física, especificamente para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein e pode ser facilmente disseminado em toda a rede pública de ensino. Palavras-chave: 1. Ensino de Física. 2. Teoria da Relatividade. 3. Relatividade Restrita. 4. Albert Einstein. 5. Aprendizagem significativa. 6. Ensino da Teoria da Relatividade no ensino médio. 7. Paradoxo dos gêmeos. 8. Dilatação temporal. 9. Simulador de dilatação temporal.

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