Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Maico Lopes

Maico Lopes

Maico Lopes

Bacharel em Trompete, Mestre em Música (Práticas Interpretativas) e Doutor em Música (Teoria e Prática Interpretação) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Maico Lopes é trompetista, professor e pesquisador.

Suas pesquisas se concentram na produção, difusão e documentação da música brasileira para instrumentos de sopro, em especial os instrumentos da família dos metais, com foco na pedagogia e performance.

Entre alguns resultados, destacam-se a publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, congressos da área e obras publicadas como editor. No ano de 2014, lançou seu primeiro álbum, Solo, apresentando obras de compositores contemporâneos brasileiros para trompete. Desde de 2012, tem se apresentado com frequência nas International Trumpet Guild Annual Conference, sempre realizando concertos, palestras e recitais comentados sobre música brasileira de câmara para trompete.

Em 2020, publicou o livro Trompete Brasileiro Vol. 1, um método de estudos progressivos para aprendizagem da linguagem da música brasileira popular voltado para iniciantes no trompete.

Com uma carreira bastante eclética, suas performances incluem desde música de câmara contemporânea a formações orquestrais, passando por diversos gêneros da música brasileira popular. Sua experiência com a música popular incluiu performances como trompetista e arranjador em gravações e shows ao vivo com artistas renomados da MPB, além de montagens brasileiras de musicais da Broadway e espetáculos teatrais

Atuou como professor no Painel de Bandas FUNARTE, Festival Música das Américas, Festival Virtuosi e Conexões Musicais (UFF-UNIRIO). Estudou regularmente com Nailson Simões (UNIRIO) e Charles Schlueter (Boston Symphony), além de festivais e masterclasses com professores renomados como Edgar Baptista “Capitão” (Conservatório de Tatuí – SP), Reinhold Friedrich (Hochschule Musik – Alemanha), Thomas Hooten (Los Angeles Philharmonic – EUA).

Na UNIRIO, é responsável pela cadeira de Trompete, além de ser orientador nos dois Programas de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes (PPGM e PROEMUS) e coordenador do Laboratório de Criação, Investigação e Apresentação Musical – LIC-M1A, um laboratório dedicado às pesquisas, pedagogia, estudos e performances dos instrumentos da família dos metais.

 

Mais informações:

Site: www.trompetebrasileiro.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8967-0646

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012233668044748