Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / PPGBIO e a Sociedade / Potenciais Impactos de Mudanças Climáticas Futuras em Espécie de Macroalga Parda e Seus Produtos Naturais

Victoria Rosa

O presente projeto faz uso de uma abordagem biogeográfica para avaliar os padrões de distribuição de compostos químicos produzidos pela macroalga parda Canistrocarpus cervicornis em uma escala global. O objetivo do estudo é investigar os impactos das mudanças climáticas futuras sobre a distribuição geográfica da espécie e da sua diversidade química.

Victória Rosa Panaro Caldas é bióloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na modalidade bacharel. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A Pesquisadora aponta que os resultados obtidos nesse projeto poderão ser utilizados para entender melhor o impacto das mudanças climáticas no nosso planeta, como também para otimizar o uso de produtos naturais de algas marinhas para a economia, biotecnologia e medicina.

As mudanças climáticas são um dos principais problemas enfrentados atualmente, cujos impactos estão cada vez mais frequentes e visíveis, afetando a biodiversidade em proporção global. Nos oceanos, as mudanças climáticas já estão alterando a ocorrência de espécies marinhas em todo o mundo. Apesar de ser um dos assuntos mais discutidos atualmente, os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade é um dos grandes desafios para a ciência.

Diante desse desafio, o presente projeto busca identificar o padrão de distribuição espacial de C. cervicornis, prevendo áreas potencialmente adequadas para sua ocorrência em cenários atuais e futuros de mudanças climáticas. Outro intuito do projeto é verificar a distribuição espacial dos compostos químicos da espécie no momento atual e futuro.

Para isso, dados de ocorrência da espécie serão coletados e correlacionados com variáveis ambientais atuais para gerar Modelos de Nicho Ecológico, os quais serão projetados para um cenário futuro para avaliar mudanças na distribuição da espécie como resposta às mudanças climáticas. A avaliação do impacto das mudanças climáticas na distribuição espacial dos compostos químicos da espécie também será analisada através da projeção em cenários futuros.

Os resultados obtidos permitem identificar locais de maior diversidade química, facilitando a busca de novos produtos naturais de utilidade na bioeconomia e saúde, de maneira consciente e sustentável. Também permite verificar como essa espécie, fonte tão rica de produtos naturais, pode ser afetada pelas mudanças climáticas. Esse projeto está sendo desenvolvido com uma parceria entre o Laboratório de Biologia e Taxonomia Algal e o Laboratório de Ecologia e Biogeografia da UNIRIO.

Clique aqui e baixe o áudio de explicação do projeto!

Logo PPGBIO

Navegação