Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / PPGBIO e a Sociedade / O falso mexilhão (Mytilopsis leucophaeata) pode impactar a fauna nativa da Lagoa Rodrigo de Freitas?

Antonio Rodrigues

O aumento no número de introdução de espécies em um novo ambiente tem gerado impactos negativos sobre a fauna nativa. Este processo é denominado de bioinvasão e tem sido provocado principalmente pelas atividades humanas, com os ambientes aquáticos sendo os mais afetados. O presente projeto visa comparar os aspectos populacionais e fisiológicos entre o bivalve invasor Mytilopsis leucophaeata e o bivalve nativo Brachidontes darwinianus.

Antonio Rodrigues, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), espera que esse estudo apresente os impactos que estão sendo causados sobre B. darwinianus após a introdução do falso mexilhão M. leucophaeata em sistemas aquáticos a partir da comparação de aspectos populacionais e fisiológicos entre esses bivalves, além de fornecer fundamentos para a tomada de possíveis medidas de manejo para ambas as espécies.

Os bivalves serão coletados na Lagoa Rodrigo de Freitas e as análises populacionais e fisiológicas serão realizadas em laboratórios da UNIRIO. Para a avaliação populacional, indivíduos de B. darwinianus terão seus comprimentos medidos e esses resultados serão comparados aos dados já obtidos para M. leucophaeata. Para a avaliação fisiológica, ensaios experimentais serão realizados para ambas as espécies com o intuito de determinar uma provável competição por recurso alimentar e seus limites de tolerância a variações na temperatura e salinidade.

Os resultados desse trabalho permitirão o conhecimento de uma provável competição entre esses bivalves na Lagoa Rodrigo de Freitas. Além disso, medidas para conter a dispersão do falso mexilhão poderão ser elaboradas, reduzindo os impactos gerados por essa espécie em outros sistemas aquáticos invadidos.

Essa pesquisa é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e será desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Ecologia Aquática Experimental e Aplicada da UNIRIO.

Clique aqui e baixe o áudio de explicação do projeto!

Logo PPGBIO

Navegação