Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / PPGBIO e a Sociedade / Botos rolezeiros: Como e por que os botos-cinza viajam entre as populações dessa espécie na Costa Verde do Rio de Janeiro?

Botos rolezeiros: Como e por que os botos-cinza viajam entre as populações dessa espécie na Costa Verde do Rio de Janeiro?

Daniel Anibolete

 

Este projeto estuda os movimentos do boto-cinza, animal símbolo do município do Rio de Janeiro, entre duas populações desse cetáceo, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. O estudo se propõe a investigar quem são os botos-cinza que realizam esse trajeto, como fazem, por onde fazem e se os botos estão fazendo mais vezes ou em maior número.

Daniel Anibolete, carioca, é biólogo e pesquisador associado ao Laboratório de Bioacústica e Ecologia de Cetáceos (LBEC) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO-UNIRIO), espera entender um pouco mais sobre esse aspecto pouco explorado dessas populações de boto-cinza, localizadas na Baía de Sepetiba e na Baía da Ilha Grande. Esse estudo, além de abrir caminho para outros estudos futuros, também contribuirá para auxiliar que tomadores de decisão proponham medidas de conservação para a espécie, na região da Costa Verde.

Para identificar quem são os botos que fazem essa viagem e saber se a frequência das viagens tem aumentado, será usada a foto-identicação – um método que fotografa as nadadeiras dorsais dos golfinhos e o identifica pelas marcas que eles têm nelas, como uma impressão digital. As áreas que eles possam estar usando, serão previstas a partir de um modelo – um conjunto de cálculos matemáticos, que preveem eventos. Também serão realizadas amostragens de barco no entorno da Ilha Grande, onde os grupos de boto-cinza encontrados serão caracterizados quanto ao tamanho e a presença (ou não) de filhotes. O lugar da avistagem também será considerado.

Além da amostragem de barco, o projeto conta com a chamada ciência cidadã – quando cidadãos não cientistas contribuem com uma pesquisa – através da campanha “Botos da Ilha Grande”. Aqueles que fotografarem esse boto, na Baía da Ilha Grande, poderão colaborar com essa pesquisa, enviando seu registro, considerando dia e lugar, para o grupo do Facebook “Onde estão as Baleias e os Golfinhos?”, que é parceiro desse projeto.

Clique aqui e baixe o áudio de explicação do projeto!

Logo PPGBIO

Navegação