Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / PPGBIO e a Sociedade / Da Amazônia à Santa Catarina: extensa distribuição de uma espécie de tricóptero, um inseto aquático

Raquel Marques

Os tricópteros são insetos aquáticos, assim como as libélulas, que possuem fases de ovo, larva e pupa vivendo em ambiente de água doce. Este projeto busca analisar a variação genética e morfológica das diferentes populações de Blepharopus diaphanus, uma espécie de tricóptero endêmico da América do Sul que possui uma ampla distribuição geográfica, estando presente em diferentes biomas, como Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica, e regiões hidrográficas, como a Bacia do São Francisco e a Bacia do Uruguai.

A mestranda Raquel Marques, do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Neotropical da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e membro do Laboratório de Sistemática de Insetos (LABSIN) da mesma instituição, espera que o estudo ajude a aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e distribuição dessa fauna, ainda pouco conhecida.

A pesquisa investiga os processos responsáveis por essa vasta distribuição da espécie, o que é incomum para este tipo de inseto, e se as populações mais distantes entre si possuem menos semelhanças genéticas do que as populações próximas.

Para isso, serão utilizados os exemplares da espécie já disponíveis no Laboratório de Entomologia (LABENT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do LABSIN (UNIRIO), como também espécimes emprestados por outras coleções. Nesses tricópteros serão observadas as estruturas dos adultos, como a venação e o comprimento das asas, e aquelas importantes para a identificação da espécie, por exemplo a genitália masculina, e potenciais variações serão ilustradas por meio de fotografias e/ou desenhos. Para avaliar a variação genética entre as populações de B. diaphanus será efetuado um estudo molecular no LABENT da UFRJ.

Esses organismos podem ser utilizados como bioindicadores de qualidade de água, ou seja, para avaliar e monitorar as condições de rios e córregos. Em função disto, a necessidade de conhecimento sobre tricópteros e sua distribuição é muito relevante visto o aumento da deterioração desses ambientes.

Clique aqui e baixe o áudio de explicação do projeto!

Logo PPGBIO

Navegação