(I) Mobilidades
No Brasil, 1/3 dos domicílios não possuem acesso a internet. Segundo dados apontados na TIC 2017, pesquisa com finalidade de mapear o acesso à infraestrutura de comunicação e internet nas unidades habitacionais urbanas e rurais do país, são 17,7 milhões de residências em que os habitantes não têm acesso à internet. Os principais motivos para a ausência desse serviço são a falta de interesse em acessar a internet (34,9%), considerar o serviço caro (28,7%), nenhum residente saber usar a internet (22%), não disponibilidade do serviço na região (7,5%) e jugar os equipamentos necessários caros (3,7%).
A TIC 2017 apresenta ainda que o percentual de usuários da internet é maior entre as pessoas com ensino superior completo ou incompleto, 96,4% e 97,7% respectivamente, enquanto entre as pessoas com menor nível de escolaridade o percentual é muito baixo - 11,2%.
Os dados indicam a relevância do debate sobre mobilidades e imobilidades, em especial no tocante a mobilidade e imobilidade virtual, que demanda acesso a internet e dispositivos eletrônicos.