Projetos de Extensão
Projetos de Extensão
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
A Extensão Universitária é processo acadêmico formativo definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Os seus princípios são:
1) diálogo entre saberes;
2) interdisciplinaridade;
3) participação. As suas diretrizes e áreas temáticas estão definidas na Política Nacional de Extensão, publicada em 2012, que é o documento que consolida as discussões sobre Extensão Universitária no Brasil.
Realizada sob a forma de programas, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço e elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos, a extensão universitária passa por um processo de organização, no qual se insere a implementação de um sistema de informação de base nacional e um sistema de avaliação contínuo e prospectivo.
Atualmente, a Extensão Universitária é considerada atividade acadêmica formativa obrigatória tanto de estudante de graduação quanto de pós-graduação, sendo creditada uma carga horária mínima de 10% dos créditos totais do estudante realizada em atividades extensionistas.
REFERÊNCIAS NORMATIVAS
➢ Plano Nacional de Educação 2001-2010 (Lei Federal no 10.172/2001).
Estratégia 12.7:
visa “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.
➢ Estratégia 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024), Lei Federal no 13.005 (BRASIL, 2014).
➢ Resolução CNE/CES no 7, de 18 de dezembro de 2018 – Estabelece as Diretrizes para a Extensão e regimenta o disposto na Meta 12.7.
➢ Resolução CNE/CES no 1, de 29 de dezembro de 2020 – prazo limite para a implantação da curricularização da Extensão foi prorrogado: até 19/12/2022.
➢ Ordem de Serviço Conjunta PROGRAD/PROExC no 001, de 22 de maio de 2019 (dispõe sobre a normatização das Atividades Extensionistas nos currículos dos Cursos de Graduação da UNIRIO).
➢ Documentos fundamentais disponíveis no site do Forproex.
CONVERGÊNCIA COM A PÓS-GRADUAÇÃO
❑ Inserção Social – item incorporado na avaliação dos cursos de pós-graduação strictu sensu.
❑ Ao inserir esse quesito na avaliação, a Capes reconhece que a pós-graduação tem uma responsabilidade social e deve, assim, contribuir no aperfeiçoamento da ciência, mas também incidir sobre a realidade social do país.
❑ A maior presença da Extensão Universitária nos currículos garante o diálogo com outros saberes e formas de produção de conhecimento, promovendo uma renovação no ambiente intelectual e a construção de uma universidade socialmente referenciada.
INSTRUMENTOS E INDICADORES DE AVALIAÇÃO
❑ A avaliação externa in loco institucional e de cursos, de responsabilidade do Instituto Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) deve considerar para efeito de autorização,
reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, bem como para o credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação (SINAES), os seguintes fatores, entre outros que lhe couber:
I - a previsão institucional e o cumprimento de, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação para as atividades de extensão;
II - a articulação entre as atividades de extensão e as atividades de ensino e pesquisa realizadas nas instituições de ensino superior;
III - os docentes responsáveis pela orientação das atividades de extensão nos cursos de graduação e pós-graduação.
O PPGEdu conta atualmente com xx projetos de extensão coordenados por docentes do Programa com ações de relevância para a sociedade. Alguns projetos contam também com ações de inserção no Ensino Básico.
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