Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
◎ Prof.ª Dr.ª Adriana Hoffmann Fernandes
➥ A VISUALIDADE DA CULTURA CONTEMPORANEA E A EDUCAÇAO: ESTUDOS SOBRE OS MODOS DE VIVER/PRODUZIR A IMAGEM
Descrição:
Esse projeto de pesquisa dá continuidade aos estudos que temos desenvolvido no grupo de pesquisa/Cnpq CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação) e busca investigar e refletir sobre a visualidade na cultura contemporânea a partir de um estudo teórico de pesquisadores das imagens ? em especial das áreas da Artes e da Comunicação - buscando a compreensão do contexto e questões associadas à cultura visual da atualidade. A visualidade é entendida como a construção cultural de nossos olhares pois ?muitas imagens, uma vez que entram em nós, continuam a viver dentro de nós? (Cunha, 2008; apud Win Wenders, 2002). Importante considerar que essa visualidade com a qual convivemos é atravessada pelas múltiplas telas contemporâneas nos espaços on-line e off-line do nosso cotidiano. Aprofundar os estudos sobre os teóricos estudiosos da imagem tem o objetivo de por em debate as experiências contemporâneas vividas em sociedade e também as vividas nos espaços educativos. Trata-se de estudar, refletir e registrar de que modo a presença maçica da imagem em todos os espaços e telas tem trazido questões para a educação e os modos como lidamos e vivemos com as imagens bem como o que (des)produzimos e (des)aprendemos com e sobre elas no contexto atual.A pesquisa iniciou-se com parceria na UFF pelo Pos-doc em 2017 e com aprovação pelo edital Jovem Cientista do Nosso Estado continua na UNIRIO em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades (UFG, UFF e UFRJ).
Linha de Desenvolvimento: Linguagem, tecnologia
Período de vigência (mês/ano): 2017-2024
Financiamento: FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado
◎ Prof.ª Dr.ª Adriana Rocha Bruno
➥ Educação Aberta e Cultura Digital: docências, curadoria, redes sociais, percursos e espaços (trans)formativos
Descrição:
O presente projeto demarca posição de resistência em prol da educação plural, pública e de qualidade. Os processos de mudança, especialmente no campo da didática, tem apontado para movimentos de abertura, de parceria, de colaboração e, ao mesmo tempo, de tensão quanto a centralização do papel do professor nas salas de aula. Nessa direção, este projeto propõe investigações que fomentem a construção da ideia de aulas decolonizadoras, a partir dos estudos antroposociais e em convergência com a Cultura Digital. Advoga-se que o cenário mundial pós pandemia COVID-19 alterará significativamente o campo da educação, materializando-o como contexto plural e rico em possibilidades tecnológicas. A presente pesquisa se propõe investigar como as ambiências (trans)formativas na Internet e adventos produzidos com a cultura digital se integram ao cotidiano escolar e educacional por meio de dispositivos tecnológicos abertos. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, é narrativa e formativa, e tem por objetivos: 1) mapear e produzir recursos e ambiências tecnológicas para a educação (curadorias e interfaces digitais interativas), que poderão auxiliar nos processos formativos em espaços formais e não formais, e 2) por meio da imersão em escola(s) da Educação Básica, compreender demandas e promover possibilidades para (trans)formações docentes com a incorporação da cultura digital no cotidiano escolar, via dispositivos tecnológicos abertos. Trata-se ainda de um projeto guarda-chuva que integra as contribuições de projetos de pesquisa finalizados, que contaram com fomento de agências como FAPEMIG (Universal Editais: 2009; 2012 e 2018) e CAPES (2015), e também investigações em desenvolvimento, como: I - investigação desenvolvida, desde 2018, por meio de Editais do CAED-UFJF sobre Itens digitais interativos e interdisciplinares; e II - as três pesquisas de doutoramento em andamento, sob orientação da proponente deste projeto: 1) coprodução de ambiências online de curadoria digital interativa e a docência engajada; 2) Espaços inovadores e abertos que potencializem o desenvolvimento de percursos (trans)formativos para docênciaS emancipadoras; 3) Atos pedagógicos nas docências no ensino superior, que potencializem a subjetivação emancipadora de professores. Estima-se que o projeto de pesquisa apresentado, que tem como foco principal as Docências contemporâneas notadamente marcadas pela Cultura Digital, promova dados que potencializem a produção de ambiências educacionais abertas para aulas decolonizadoras.
Linha de Desenvolvimento: Docências contemporâneas e redes de aprendizagem; Educação e Cultura Digital
Período de vigência (mês/ano): Fev/2024
Financiamento: CNPq (Bolsista PQ); Bolsa BIC-UNIRIO
◎ Prof.ª Dr.ª Adrianne Ogêda Guedes
➥ Corpo, arte e natureza: investigando metodologias de formação docente
Descrição:
A pesquisa “Corpo, arte e natureza, investigando metodologias de formação de professoras/es” tem como objetivo central experienciar, dialogar e refletir sobre o lugar da arte e da educação estética no campo da formação docente, com ênfase nas/nos profissionais que atuam na Educação Básica e nas práticas realizadas no cotidiano das instituições - da Educação Básica e Universitária. Interessa-nos compreender como as vivências estético-artísticas mobilizam a potência criativa e expressiva das/os sujeitas/os em seus percursos formativos e reverberam na construção de sua docência.
É também foco de nossos interesses experimentar modos de gestar pesquisas com arte - e não sobre arte -, que compreendam a pesquisa como processo de criação (Salles) e a dimensão poética de um pensar por imagens (Antonio), afirmando relação entre conteúdo e forma, desde a performatividade do texto até os formatos de apresentação. Para isso, nos lançamos a diferentes linguagens e experimentamos epistemologias outras, que acolhem o corpo e as subjetividades.
Interessa-nos as histórias individuais, não lineares, coletivas, profissionais, docentes - desde as suas miudezas à grandes partilhas -, pois cremos que há uma estreita relação entre a educação e a vida, já que as pessoas vivem histórias, reafirmam-se ao narrá-las, modificam-se e criam novas histórias, num processo capaz de educar a nós mesmos e aos outros (CLANDININ e CONNELLY, 2011, p. 27). Acreditamos que, a partir do miúdo, encontramos a potência do corpo, da arte e da natureza para a pesquisa em educação. Sendo assim, as metodologias minúsculas, decoloniais e insurgentes sustentam nosso modo de conceber-fazer-viver pesquisa, mobilizada pelas diferenças (Skliar), coletividades, encantamentos (Simas; Rufino), desejos, amores (hooks) e esperanças (Freire) que conectam pesquisa e vida, reverberando em uma Pesquisa-Vida, uma Pesquisa-Viva.
Linha de Desenvolvimento: Corpo e Movimento na formação docente; Diálogos entre arte e educação; Educação Estética na formação de professores e crianças; Estudos sobre Poética; Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Período de vigência (mês/ano): Mar/2024
Financiamento: Não há no momento
◎ Prof. Dr. Allan Rocha Damasceno
➥ Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas - Desafios contemporâneos na/para a escolarização do público da Educação Especial
Descrição:
Esta pesquisa, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI), tem por objetivo geral avaliar os processos de inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial nas redes municipais e estaduais de ensino implementados pelas Coordenações de Educação Especial/Educação Inclusiva das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. Neste momento, o projeto se volta para a análise destas políticas considerando as experiências dos diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, consideramos: a caracterização das atitudes dos professores e suas experiências pedagógicas em relação à inclusão de estudantes com deficiências em suas salas de aula; a caracterização da organização do trabalho pedagógico e educacional desenvolvidos pelas equipes gestoras das escolas participantes do estudo em relação à inclusão de estudantes público da educação especial; a caracterização da acessibilidade física, pedagógica e curricular das escolas participantes do estudo para a inclusão de estudantes público da educação especial; a avaliação da implementação das salas de recursos multifuncionais (SRMs) destinadas à realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes público da educação especial e a avaliação das concepções e implementação dos projetos pedagógicos de escolas pertencentes às redes de ensino, considerando os aspectos de acessibilidade arquitetônica, curricular, atitudinal, didático-pedagógica, entre outros.
➥ Inclusão em Educação & Centros de Referência: Experiências inclusivas na escolarização/formação de estudantes público da Educação Especial
Descrição:
Esta investigação, conduzida pelo referencial teórico-metodológico da pesquisa colaborativa, objetiva caracterizar o processo de inclusão de estudantes público da Educação Especial na educação brasileira, tendo por referência as políticas públicas de educação inclusiva e a atuação institucional dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Núcleos de Acessibilidade. Especificamente propomos a caracterização da atuação político-pedagógica dos lócus supracitados como sistema de apoio aos estudantes público da Educação Especial (deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) na Educação Básica e no Ensino Superior público e a identificação dos aspectos que possam potencializar a atuação político-pedagógica dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Núcleos de Acessibilidade, tomando como ponto de partida a constituição (histórico/formação), a organização político-pedagógica (atividades desenvolvidas, atendimentos didáticos, recursos materiais e humanos) e atuação profissional (protagonistas). O fato é que em função da democratização em curso na educação brasileira desde os anos de 1990, vivemos um momento de transformação em função da concepção de educação inclusiva, o que impactou o acesso de estudantes público da Educação Especial à educação em nosso país. Nesse sentido, emergem algumas problematizações: Como vem se estruturando as políticas institucionais considerando os desenhos organizacionais dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Núcleos de Acessibilidade? Que limites e possibilidades os Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Núcleos de Acessibilidade oferecem nesse cenário? Para responder a essas questões, no que tange ao contexto prioritário do estado do Rio de Janeiro, estamos propondo a condução de um estudo baseado na metodologia da pesquisa colaborativa, que tem como foco produzir simultaneamente conhecimento e formação.
◎ Prof.ª Dr.ª Andréa Rosana Fetzner
➥ Gabinete de Pesquisa em Desenvolvimento Curricular: estudo de propostas curriculares em redes organizadas em ciclos
Descrição:
Análise de propostas curriculares de redes de ensino que tenham organizado em ciclos todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano). Considerando que os períodos letivos sem reprovação escolar pressupõem perspectivas curriculares não fragmentadas em séries e não baseadas em pré-requisitos, a pesquisa propõe, com referência nos estudos sobre a democratização da educação e a interculturalidade, fazer uma análise da integração curricular nessas redes municipais de ensino. Com o estudo pretende-se (1) compreender como se dá a integração curricular nas propostas curriculares; (2) compreender como se dá a integração curricular nos planejamentos escolares entre os ciclos; (3) analisar as possíveis conciliações e articulações entre as diferentes culturas e conhecimentos escolares, que possibilitem o diálogo intercultural por meio das atividades propostas nas escolas. Trata-se de um estudo documental qualitativo que prevê a análise (1) de documentos e propostas de secretarias de educação e da legislação, que incidam sobre as políticas de organização curricular e (2) de planejamentos desenvolvidos pelas professoras e professores das redes de ensino pesquisadas que busquem a articulação entre conhecimentos da experiência dos estudantes e conhecimentos a serem aprofundados na escola. O estudo será realizado por meio do ambiente virtual do Gabinete de Pesquisa em Desenvolvimento Curricular e em visitas técnicas. Pretende-se contribuir para o entendimento qualitativo e crítico das propostas curriculares municipais e para o aprofundamento da interculturalidade como referência para as atividades escolares. Desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC. Linha de pesquisa PPGEdu: Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias.
◎ Prof.ª Dr.ª Carmen Irene C. de Oliveira
➥ Evasão, retenção e premanência nos cursos a distância
Descrição:
A pesquisa objetiva 1) estudar a evasão, a retenção de cursos a distância de modo a delinear os fatores que influenciam os alunos a evadirem e os problemas que permitem a retenção. O foco serão 04 cursos de licenciaturas a distância, ainda em oferta, e duas edições de 01 curso de especialização a distância já oferecido pela mesma instituição; 2) desenvolver atividades a distância apoiadas em recursos tecnológicos para os discentes (ainda estudamos se elas serão ofertadas a todos os alunos ativos ou aos ingressantes de 01 curso de graduação a distância em 2017.1 e 2017.2; 3) focalizar elementos favoráveis à permanência nos cursos a distância a partir da experiência dos egressos. Uma pesquisa que envolve a evasão, a retenção e os fatores positivos de permanência dos cursos de graduação e pós-graduação a distância no ensino superior demandará, na nossa perspectiva, a abordagem de diferentes instâncias. O nosso estudo situará esses fenômenos no macrocontexto das políticas nacionais para a área de educação a distância (principalmente no que tange aos órgãos e iniciativas de financiamento e a Universidade Aberta do Brasil); no contexto específico do estado do Rio de Janeiro (onde os cursos que constituem o campo são ofertados) em sua realidade consorciada (mais adiante explicamos o Consórcio Cederj); no microcontexto da instituição na qual os cursos que serão pesquisados são ofertados. Ou seja, partimos do pressuposto que algumas condições institucionais devem estar implicadas nas discussões acerca do histórico desses cursos. Assim como uma discussão sobre o PDI da instituição dos cursos em foco e as políticas de EAD em nível nacional. A partir do que denominamos macrocontexto e contexto institucional, pretendemos averiguar os casos de evasão, tendo em vista um contato com o contingente do alunado desistente e/ou em trancamento. O principal pressuposto nesta pesquisa é que o curso em nível superior a distância é um processo multifacetado onde a presença de agentes em diferentes níveis implica uma gestão mais complexa e necessidade de forte base em recursos tecnológicos gerando demandas importantes e fundamentais por parte da instituição e do alunado, demandas tais que, por vezes, não são atendidas na prática. A proposta de desenvolver um modelo de estudo de evasão a partir de pesquisas já desenvolvidas envolver, também e necessariamente, uma análise crítica desses modelos já existentes.
➥ Centralidade da Cultura Científica e Ensino de Ciências
Descrição:
Este projeto toma a ciência como foco principal e tem como condição inicial o entendimento de que os processos de fortalecimento das iniciativas de comunicação científica e de processos de fomento à cultura científica, via de regra por meio da educação científica, constituem uma estratégia de afirmação da ciência, frente aos outros saberes, estratégia que marca uma nova fase do seu desenvolvimento e de sua construção ideológica, que vem desde o início da modernidade. E o discurso que se constrói nessa articulação coloca em destaque diferentes aspectos para sustentar sua legitimidade, destacando-se o argumento da exclusão social e do desenvolvimento econômico nacional (OLIVEIRA, 2013). Que no contexto contemporâneo a precariedade no nível de educação e compreensão pública em ciência e tecnologia e a não participação nos sistemas de informação e cultura são elementos que devem ser considerados no panorama global de desenvolvimento de um país não é fator a ser negado. O que destaco é como esses dois elementos, principalmente, e outros, funcionam na estruturação de um domínio discursivo acerca da importância da educação científica para o crescimento humano em todas as suas potencialidades, e como nessa dinâmica a divulgação/popularização da ciência emerge como uma estratégia adjunta. Desse modo, nesta proposta tenho como objetivo abordar a relação da divulgação científica com o ideário da cultura científica e processos educativos, considerando os seguintes aspectos: a) a dinâmica da informação científica em produtos culturais imagéticos e seu potencial em processos de educação em ciências; b) a problematização de aspectos relacionados ao circuito de produção, circulação e assimilação desses produtos culturais imagéticos; c) o redimensionamento crítico de noções como cultura científica, divulgação científica (e outros a eles relacionados, como alfabetização científica, por exemplo), já que se constitui um quase lugar comum a necessidade de o cidadão não cientista conhecer mais sobre ciência; d) as relações de mediação em iniciativas de comunicação científica, considerando diferentes espaços de divulgação. Como objetivos específicos, estabeleço: 1) Analisar documentos a) que apresentam o selo da Unesco e de tratados internacionais (Declaração de São Domingo; Declaração de Budapeste; Declaração do Genoma Humano; dentre outros), com base na AD de vertente francesa, com vistas a a) delinear os sentidos construídos acerca da cultura científica e seus correlatos; b) nacionais que gerem políticas públicas. 2) Problematizar tais sentidos tendo em vista a relação ciência-tecnologia-sociedade, introduzindo questões políticas e ideológicas. 3) Viabilizar junto a turmas de graduação nas áreas de pedagogia e ciências biológicas dinâmicas que possibilitem identificar potencialidades dos produtos imagéticos midiáticos nos processos de divulgação da ciência. 4) Fazer levantamento sobre a percepção de ciência e tecnologia junto ao alunado de das áreas de ciências humanas, sociais e biológicas. 5) Desenvolver grupos focais utilizando produtos imagéticos (filmes de ficção ou documentários; imagens de arte; fotografias) como deflagradores de discussões sobre ciência e tecnologia. 6) Investigar práticas de mediação em divulgação da ciência. É necessário ressaltar que compreendo a situação contextual na qual o projeto se situa, tendo em vista que a divulgação científica se opera em diferentes espaços, e no caso desta pesquisa o campo será o espaço formal. No entanto, considerando o entendimento de que há processos de divulgação para especialistas de outras áreas, vou discutir questões de áreas diferenciadas. Tendo em vista que os alunos de graduação são de diferentes áreas, penso que o processo de discutir temas científicos de outras áreas se inserem no âmbito da divulgação científica. As temáticas serão selecionadas a partir de um levantamento exploratór.
➥ Articulações no Ensino de Ciências a partir da perspectiva CTS na educação básica: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino
Descrição:
Nesta investigação pretendemos problematizar as noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização nos conceitos de ciências (física, química e biologia) a partir de relações sociocientíficas-tecnológicas e ambientais nas questões do ENEM a fim de analisar o desempenho dos estudantes nas questões problematizadas nesse exame, os processos colaborativos de desenvolvimento de atividades curriculares pautadas nas noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização e como essas noções circulam nas práticas pedagógicas dos professores de ciências (física, química e biologia). Essa pesquisa pretende contribuir para a consolidação dos programas envolvidos, para a qualificação e formação de graduandos e pós-graduandos e para a formação continuada de professores em exercício e promover a integração das atividades de formação inicial e continuada de professores com as da pós-graduação e o fortalecimento da relação escola-universidade.
➥ Ensino de Ciências e a Perpsectiva CTSA: desafios na contemporâneidade
Descrição:
Nesta investigação, pretendemos estudar como as noções de contextualização, interdisciplinaridade e situação-problema, que são constitutivas da perspectiva CTS que trabalha com a vertente freireana, estão preconizadas nos discursos dos documentos oficias das políticas voltadas para o ensino médio, nos discursos expressos nas questões do ENEM da prova de ciências da natureza e suas tecnologias, e nas práticas dos professores, com o objetivo de compreender os sentidos elaborados para essas noções. Nossa perpsectiva teórica está formulada a partir de contribuições que possibilitem um diálogo decodificador dos embates estabelecidos na estrutura social e na dinâmica escolar, assim, optamos pela matriz filosófica de abordagem CTS, com ênfase no ambiente - CTSA e a perspectiva freireana. Para tal, pretendemos aprofundar suas reflexões acerca da perspectiva CTSA, ou seja a questão ambiental incorporada ao CTS, em diferentes aspectos. Por meio da análise do discurso da vertente francesa estudaremos como ela está nos discursos dos documentos oficias das políticas voltadas para o ensino médio, nos discursos expressos nas questões da prova de ciências da natureza e suas tecnologias, e nas práticas dos professores, com o objetivo de compreender os sentidos elaborados para as noções: contextualização; interdisciplinaridade e situação-problema nesses diferentes contextos de produção discursiva.
◎ Prof.ª Dr.ª Cármen Sanches Sampaio
➥ Formação Docente em rede e investigação narrativa: no encontro entre universidade e escola básica, ler, escrever e conversar. Inventar(se), arriscar(se), pensar(se). Por que não?
Descrição:
Conversar, estudar e investigar experiências educativas vivenciadas por praticantes dos cotidianos, a partir do que narram, rompendo com uma concepção de formação que têm mantido em silêncio professora(e)s, estudantes e crianças tratada(o)s como meros objetos de estudo é a opção teórico-epistemológica e política assumida nessa investigação-formação que se inscreve na perspectiva da investigação narrativa. Neste sentido, apresentamos como objetivos: i) Intensificar e aprofundar a relação entre universidade e escola básica, em seus anos iniciais, investindo em processos de formação docente referendados pelos princípios de alteridade, da investigação da própria prática e redes de formação provocando um processo de desnaturalização, investigação e produção de conhecimentos sobre saberesfazeres pedagógicos/alfabetizadores; ii) Fortalecer e ampliar a Rede de Formação Docente: narrativas e experiências (Rede Formad) e suas vinculações com outras redes. Investigar, tendo como referência narrativas, orais e escritas, processos de formação docente vividos por professora(e)s e estudantes que participam de coletivos docentes articulados a redes de formação; iii) Investigar o processo formativo vivenciado pelo grupo de estudantes vinculadas ao PIBID/Educação Infantil; iv) Investigar o desafio de praticar filosofia com crianças da escola pública onde acontece o PIBID/EI e v) Retomar, através de leituras mais sutis e minuciosas, as transcrições, fotografias e/ou filmagens dos quarenta encontros do FALE (Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita) realizados na UNIRIO. O que este material, corpus da pesquisa finalizada, indicia- nos sobre táticas e astucias docentes? Sobre currículos praticados cotidianamente nas escolas? Que estranhamentos e inquietudes provocam? Que gestos de fala, de pensamento e de escrita podemos perceber? Que ensinamentos as narrativas docentes possibilitam para o campo da formação de professores? Afinal, a formação da professora e do professor como autor(a) do seu fazer pedagógico e pesquisador(a) de sua própria prática precisam ser constitutivos dos processos formativos. Isto exige ler, escrever e conversar. Inventar(se), arriscar(se), pensar(se). Por que não?.
◎ Prof.ª Dr.ª Cláudia Fernandes
➥ GABINETE DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: estudo de planejamentos de ensino em escolas em ciclos
Descrição:
Estudo, sob o prisma da inovação, dos planejamentos de ensino decorrentes de práticas dialógicas entre experiência e conhecimento escolar. Os estudos já desenvolvidos permitiram identificar práticas curriculares integradas às experiências de vida dos estudantes e aos conhecimentos locais da cidade a que a rede de ensino se vincula, indicando certa apropriação, por parte docente, de um trabalho com um currículo integrado, assim como práticas avaliativas, de alguma forma, voltadas para algum acompanhamento das aprendizagens discentes de forma processual. Todavia, estas práticas se apresentam pouco integradas à rotina da organização do trabalho pedagógico. Assim, neste momento da pesquisa, pretende-se desenvolver um estudo sobre as formas de organização do trabalho pedagógico que privilegiem a dialogicidade ente docentes, discentes, experiências de vida e conhecimentos escolares. Para isso, e tomando como contexto da pesquisa escolas organizadas em ciclos(total ou parcialmente), propõem-se (1) identificar formas de planejamento de ensino que possam privilegiar o diálogo entre experiências e conhecimentos escolares; (2) compreender como estes planejamentos podem contribuir com práticas de integração curricular; (3) analisar as articulações entre as diferentes culturas e os conhecimentos escolares, que possibilitem o diálogo intercultural por meio das atividades propostas nas escolas. Trata-se de um estudo documental qualitativo que prevê a análise (1) de documentos e propostas de secretarias de educação e da legislação, que apresentem orientações aos planejamentos e (2) de planejamentos desenvolvidos por docentes que trabalham em ciclo; (3) da inserção da música em propostas curriculares nacionais, estaduais e municipais. O estudo será realizado por meio do Gabinete de Pesquisa em Desenvolvimento Curricular, em visitas técnicas, propostas para coleta de informações documentais disponíveis em Secretarias de educação e escolas e por meio de observação participante. Pretende-se contribuir para o entendimento qualitativo e crítico dos ciclos, da integração curricular e dos planejamentos escolares.
Linha de Desenvolvimento:
Período de vigência (mês/ano): 01/09/2021 - 31/08/2024
Financiamento: FAPERJ (Cientista do Nosso Estado - CNE); FAPERJ (Bolsa CTC); UNIRIO (IC)
➥ IMPACTO DA QUARENTENA NA QUALIDADE DE VIDA: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS PARA O COTIDIANO DOS MÚSICOS
Descrição:
Este Projeto pretende acompanhar, por meio de levantamento de dados laborais e sócio-econômico-culturais, junto a estudantes e professores do campo da música, na Unirio, condições de trabalho e desenvolvimento profissional do músico durante e pós a pandemia causada pela Covid-19. Procuram-se dados que possibilitem propor formas de acompanhamento e trabalho para estudantes, pesquisadores e profissionais que têm nesta área a base de seu trabalho. Por meio de uma pesquisa de orientação qualitativa, sobre as condições de vida, estudo, trabalho e produção dos sujeitos (professores e estudantes da música, em nível de pós-graduação) será aplicado um questionário para que, de posse destas informações, possam ser propostas ações de apoio por parte do Programa de Pós-Graduação em Música. O acompanhamento proposto está previsto para 12 meses, a contar do início da pesquisa, e pretende gerar informações que possam embasar propostas de apoio à área no cenário durante e pós-pandemia.
Linha de Desenvolvimento:
Período de vigência (mês/ano): 08/2020 - 08/2024
Financiamento: Não há no momento
◎ Prof. Dr. Carlos Antônio Diniz Júnior
➥ Programa Escola em Tempo Integral (ETI): gestão e financiamento
Descrição:
A pesquisa objetiva analisar as estratégias de financiamento e gestão no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). O ETI foi instituído por meio da Lei no 14.640, de 31 de julho de 2023, com o objetivo de fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. A pesquisa investiga as estratégias de repasse dos recursos federais, às instâncias subnacionais, no âmbito das Transferências Voluntárias da União (TVU), bem como os movimentos associados à articulação intersetorial no âmbito do referido programa.
Linha de Desenvolvimento: Políticas, História e Cultura em Educação
Período de vigência (mês/ano): 2024 a 2026
Financiamento: Bolsa Iniciação Científica (IC) (UNIRIO)
◎ Prof. Dr. Celso Sanchez
➥ Educação Ambiental desde el sur: Decolonialidade, Interculturalidade e Ecologia de Saberes, perspectivas para a educação ambiental no contexto latino-americano
Descrição:
O projeto de pesquisa visa analisar as interfaces de diálogos possíveis que emergem das demandas populares e dos movimentos sociais no contexto dos debates em torno da problemática ambiental a partir dos referenciais de estudos acerca da decolonialidade e da interculturalidade no contexto regional latino-americano. Neste sentido, o projeto se propõe a compreender quais possíveis contribuições podem ser trazidas ao campo da educação ambiental a partir das epistemologias emergentes que se soerguem das diásporas com povos originários, populações tradicionais, em particular de matriz africana e indígena, as quais produzem ecologias de saberes, em sua relação de conflito, com territórios muitas vezes estigmatizados e em disputa no contexto latino-americano.
◎ Prof.ª Dr.ª Cláudia Miranda
➥ Como a Educação Intercultural impacta as políticas e as práticas curriculares no Brasil e na Colômbia: um estudo comparado sobre a participação dos movimentos pedagógicos e as perspectivas de gestores/as e etnoeducadores/as
Descrição:
Visa dar prosseguimento às investigações iniciadas no ano de 2009, e que passamos a desenvolver no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais (GFPPD). Nosso foco está nos ?Movimentos Pedagógicos? no Brasil e na Colômbia que defendem outras pedagogias para a descolonização dos currículos formais e praticados, tais como a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras (Rio de Janeiro) e a Red de Maestros e Maestras Tras los Hilos de Ananse (Bogotá) em um trabalho de fortalecimento e promoção das ações de cooperação dos respectivos coletivos. Trata-se da consolidação de uma investigação pautada nos impactos alcançados pela cooperação entre redes dinamizadas por intelectuais orgânicos, estudantes e educadoras/es vinculadas/os aos processos emancipatórios e decoloniais rumo a outras epistême , e des-aprendizagens/re-aprendizagens. Ratificamos o ideário que passa pelo reconhecimento da importância da pesquisa comparada com o foco nos países da América Latina e Caribe e se consolida como intervenção sociopolítica.
➥ Grupo de Trabalho Afrodescendencias y propuestas contrahegemónicas
Descrição:
A tarefa é produzir conocimento comparado com capilaridade e em diálogo com referentes de organizaçõesiones sociais e universidades na perspectiva dos grupos interdisciplinares de pesquisa na América Latina e Caribe. O desenho sustentado para a proposta do Grupo de Trabalho,parte da ideia de investigação comparada sobre a temática da afrodescendência tomando como eixo norteador, aspectos epistémicos, das lutas dos movimentos sociais, aspectos sobre as políticas públicas, o feminismo negro e as temáticas do corpo.
◎ Prof.ª Dr.ª Lúcia Helena Pralon de Souza
➥ IMAGENS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Descrição:
Investigação de cunho colaborativo, interinstitucional (UNIRIO e CEFET-RJ) sobre o papel pedagógico das imagens presentes em materiais didáticos impressos destinados ao ensino de ciências na educação básica e o desenvolvimento de ações de formação docente no campo da alfabetização visual.
◎ Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Delgado Machado
➥ ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE BACHELARD E REFERENCIAIS DA ARTE
Descrição:
Buscamos neste estudo a aproximação do estudante com os fenômenos da ciência, fora da sala de aula, a partir da imagem fotográfica, relacionada à disciplina de Artes por ser a fotografia uma linguagem artística. E através de uma análise baseada na fenomenologia da imagem, onde podemos observar sua entrega e emoção, saber a despeito de qualquer nota, se esse estudante tem uma relação com a ciência. Com isso, talvez consigamos pensar novas possibilidades para o ensino de Ciência.
Linha de Desenvolvimento:
Período de vigência (mês/ano): 03/2022 - 02/2026
Financiamento: Não há no momento
➥ Recursos Educacionais Abertos
Descrição:
Estudar o impacto de um Repositório Educacional Aberto (REA) de uma Universidade junto a uma comunidade de professores e compreender desdobramentos pedagógicos e sociais, decorrentes do acesso aos REA em um repositório desenvolvido por Universidade pública, pela perspectiva de uma comunidade de professores parceiros.
Linha de Desenvolvimento:
Período de vigência (mês/ano): 03/2023 - 02/2027
Financiamento: Não há no momento
◎ Prof.ª Dr.ª Maria Elena V. Souza
➥ O preconceito racial nas entrelinhas das diferentes práticas educativas escolares
Descrição:
Este estudo tem como objetivo principal caracterizar as práticas educativas escolares presentes no cotidiano de escolas de Educação Básica do Rio de Janeiro e relacioná-las à problemática racial brasileira A partir dos resultados dessas atividades são estabelecidas relações com autores de renome na área. A partir de 2009, procuramos também perceber como a lei 10.639/03 pode ser implementada nessas escolas. Para tanto, são caracterizadas práticas educativas escolares que estão presentes no cotidiano escolar, relacionando-as às propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana estabelecidas pela lei 10.639/ 2003. Os dados coletados sobre o cotidiano escolar das escolas e o pensamento racial são feitos através de atividades escolares feitas com crianças e jovens que estudam nessas escolas e de entrevistas realizadas com professores, coordenadores e diretores de escolas.
◎ Prof.ª Dr.ª Maria Luiza Süssekind
➥ Realengando: puxando os fios e desdobrando em conversas
Descrição:
Pendente
➥ CURRÍCULOS EM FORM-AÇÃO NA UNIVERSIDADE-ESCOLA: currículos, cotidianos, formação de professorxs, diferença e justiça cognitiva
Descrição:
Conjugando e ampliando dois projetos em andamento na UniRio [?Práticas curriculares e artes de formação nos entregares da universidade-escola? e ?PIBID/CAPES-Interdisciplinar?] este projeto guarda-chuva compreende atividades de pesquisa, ensino e extensão orientadas para a justiça cognitiva e inseridas na formação de quadros na graduação e pós-graduação stricto sensu, consideradas em sua fluidez e multi-situacionalidade. A pesquisa assume que os currículos são pensadospraticados (OLIVEIRA, 2012) nas salas de aula como conversas complicadas (PINAR, 2012) cujos vestígios (GINZBURG, 1989), ruinas (BENJAMIN, 1994) e detritos (CERTEAU, 1994), capturados (CERTEAU, 1994) em registros de relatos, conversas (SÜSSEKIND, 2012), narrativas (BENJAMIN, 1994), fofocas (ELIAS, 2001) e escritas livres (SCHNEIDER, 1993) são indícios, pistas, tramas e alegorias (GINZBURG, 1989) para compreender e pensar o social, cifrando, decifrando-o (PAIS, 2003) e experimentando o indecifrável (DERRIDÁ, 2014). Ainda, sustenta-se na argumentação de que estes relatos beneficiam-se de contextos de produção que se caracterizam pela copresença (SANTOS, 2004) e pela luta processual, radical e cotidiana pela justiça cognitiva (SANTOS, 2010) como superação dos epistemicídios, sobretudo, os acadêmicos, por meio das conversas complicadas, rizomáticas, historicizadas, socráticas que temos buscado praticar na formação. Apostar nos currículos pensadospraticados como possíveis entrelugares curriculares de formação em que a valorização do pensamento que aposta na diferença (DERRIDÁ, 2014) pudesse potencializar e multiplicar as vozes e os aprenderes na busca por uma formação dos professores mais historicizada, cosmopolita (PINAR, 2012) e enredada, tem sido nosso compromisso como formadorxs de professorxs, inspirados por ?reconstruções cambiantes? (DERRIDÁ, 2014) e ?heranças? que considerem menos a universidade moderna (DERRIDÁ, 2003) e mais a amorosidade e a justiça (DERRIDÁ, 1994).
➥ Conversas entre professorxs:alteridades e singularidades - ConPAS
Descrição:
Este projeto se desenvolve como pesquisa e extensão acadêmicas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre a Formação Continuada de professores do ensino fundamental inicial da rede pública de ensino a partir dos relatos elaborados por esses professores em situação de roda de conversa. Tem como objetivo produzir conhecimentos acerca do campo de Formação Continuada fundamentada no trabalho em sala de aula, na troca de experiênciaspráticas (REIS, 2014) nas histórias de vida e nos saberes experienciais enredados na vida cotidiana apontando e desinvisibilizando a complexidade que faz parte da vida e do processo de formação que é contínuo assim como os usos e a importância das narrativas nesse processo. Desenvolve-se a partir de uma metodologia/política que envolve os cotidianos das salas de aula, as rodas de conversa com narrativas de experiênciaspráticas e de histórias de vida. Parte do princípio que a formação se dá continuamente, ou seja, é um processo que começa com o nascimento e se tece por toda a vida dos sujeitos. Para isso, discute tanto a importância das memórias de vida como dispositivo de autoformação, pensando por que o exercício de autoconhecimento é tão importante nessa trajetória quanto a importância que o compartilhamento de experiênciaspráticas, por meio das narrativas, tem na formação contínua. Considera a ideia de que as políticas de educação se tecem a partir dos embates cotidianos, o que significa que todas as ações desenvolvidas pelos praticantes das escolas são também fruto de decisões e convicções políticas e expressam valores e objetivos também políticos. Pretende se apresentar como uma políticaprática contra-hegemônica, que desinvisibliza os cotidianos escolares mostrando que o que parece posto como política de Formação Continuada é um processo de embates que se tece coletivamente e cotidianamente.
➥ Educação Cidadã, Justiça Cognitiva, Emancipação Social: Politicaspraticas educacionais e seus praticantes pensantes fase II
Descrição:
Este projeto se inscreve no trabalho do grupo de pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar, que desenvolve, desde 1999, projetos de investigação voltados para o cotidiano escolar, as práticas neles desenvolvidas e o sentido emancipatório que podem possuir, nas diferentes circunstâncias em que são desenvolvidas. O grupo busca compreender aquilo que se passa na vida cotidiana, em diferentes espaços educativos, as possibilidades emancipatórias e as especificidades que expressam essas práticas, seus fundamentos e possibilidades. Com base em resultados de pesquisas anteriores, no comprometimento pessoal, epistemológico e político, com a formação cidadã e a democratização social e na noção de ?epistemologias do Sul? (SANTOS; MENEZES, 2010) é que proponho o desenvolvimento deste novo Projeto, a partir das ideias de ?cidadania horizontal? e ?justiça cognitiva?, hoje centrais para a reflexão em torno da construção da emancipação social por meio da tessitura de uma Ecologia de Saberes, com o objetivo principal de constituir conhecimento sobre a possível contribuição da educação à tessitura da emancipação social, conforme formulado por Boaventura de Sousa Santos. O trabalho de pesquisa será desenvolvido em frentes complementares e articuladas, de modo a permitir o estabelecimento de diálogos entre diferentes modos de ação e compreensão das ações educativas cotidianas. No contexto escolar, a partir de narrativas de educadores e educandos, buscamos a compreensão das relações entre esses conhecimentos e valores docentes e a construção de relações mais ecológicas entre diferentes conhecimentos. Estudaremos, em uma segunda frente, práticas educativas e sociais desenvolvidas em espaços educativos não escolares, buscando nelas a ampliação da compreensão de ações educativas fundamentadas em diferentes racionalidades, fundamental para a ampliação da compreensão das redes de conhecimentos presentes na sociedade e da formação cidadã dos sujeitos so.
◎ Prof. Dr. Bruno Adriano Rodrigues da Silva
➥ Entre Memórias e Histórias: a trajetória de vinte anos da Editora UFLA
Descrição:
O presente projeto de pesquisa é um “guarda-chuva” e está circunscrito ao campo da Educação, mais especificamente à temática da Educação Integral e(m) em tempo integral que se caracteriza por associar à diversificação das oportunidades educacionais a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola com o intuito de melhorar a qualidade da oferta do direito à Educação. Nossos objetivos, mediante tal temática, é identificar os grupos sociais que formulam os programas educacionais que integram a política educacional brasileira, analisar quais os seus interesses, como e por que o Estado brasileiro é permeável a eles e quais os impactos desses programas em escolas públicas. O fato deste ser um problema de Estado justifica a realização deste projeto em uma universidade pública. Metodologicamente, para a execução do projeto de pesquisa que possui uma natureza predominantemente qualitativa utilizaremos os seguintes instrumentos metodológicos como: revisão sistemática, trabalhos de campo de natureza exploratória, entrevistas, grupos focais e trabalho em arquivos e acervos.
◎ Prof. Dr. Diógenes Pinheiro
➥ Juventude, educação e trabalho
Descrição:
Considerando que somente em fins da década de 1990 o país conseguiu universalizar o ensino fundamental e que cerca de metade dos jovens entre 15 e 17 anos está fora do ensino médio, fica claro o enorme desafio que se coloca para a elevação da escolaridade dos jovens brasileiros. No que se refere especificamente ao ensino médio, os últimos anos foram marcados por uma intensa mobilização dos jovens secundaristas, que têm colocado em questão a precária infraestrutura das escolas públicas, o autoritarismo muitas vezes dominante na relação docente/discente, especialmente por parte de direções de escolas não-eleitas pela comunidade escolar, e a qualidade do currículo para este segmento. Tido historicamente com um gargalo nas políticas educacionais e nas políticas de juventude, esse segmento passou por longos períodos de debate sobre a necessidade de sua reformulação, tanto no governo federal e seus conselhos, como também no poder legislativo. Mas, desconsiderando o conjunto de debates realizados entorno do Ensino Médio, o governo atual, editou as atuais mudanças no ensino médio propostas para o país a partir da Medida Provisória (MP) nº 746/2016, aprovada e transformada na Lei nº 13.415, de fevereiro de 2017. A citada reforma é defendida sob o argumento da criação da possibilidade de ?escolha pelo aluno do seu percurso formativo? e de ?uma preocupação com ensino técnico e integral?, mas não toca em questões centrais, tais como os gargalos da baixa qualidade, da defasagem idade série, da evasão e, acima de tudo, que condições serão criadas para ampliar as possibilidades de escolha dos jovens estudantes.
➥ ARGONAUTAS Plataforma virtual sobre trajetórias educacionais
Descrição:
Visa conhecer o novo perfil estudantil que tem chegado à UNIRIO, mas com pesquisas que levem em conta também suas demandas e expectativas, pois a incorporação de seu olhar é fundamental no desenho de políticas universitárias mais focadas. Centra nas mudanças havidas no acesso e permanência de estudantes da UNIRIO após uma década do programa REUNI e da criação de novos marcos legais, como a Lei de Cotas. Nesse cenário, interessa pesquisar os impactos de tais políticas nas trajetórias educacionais de indivíduos concretos, tendo os estudantes de graduação e de pós-graduação como sujeitos desta pesquisa. O objetivo da plataforma ARGONAUTAS é desenvolver uma Tecnologia Social (TS) de mapeamento, reflexão e difusão de informações sobre as trajetórias escolares de graduandos e pós-graduandos da UNIRIO gerida pelos próprios estudantes, funcionando como um espaço de ?Educação pelos Pares? . Interessa que desenhem, juntos, metodologias de levantamento de informações sobre seus percursos educacionais, antes e durante a universidade, mas focando nos desafios para sua permanência com qualidade no Ensino Superior.
◎ Prof.ª Dr.ª Eliane Ribeiro Andrade
➥ Perfil dos jovens que participam de cursos de qualificação profissional no Estado do Rio de Janeiro: noções, tensões e desafios
Descrição:
Com base em Projeto de extensão intitulado: Projeto Ellos de qualificação social e profissional, que busca formar cerca de 5.000 jovens em 48 polos do estado do Rio de Janeiro, a pesquisa pretende produzir um banco de dados robusto, em que possa levantar o perfil da população que tem procurado cursos rápidos de qualificação profissional, analisando a partir da relação educação e mundo do trabalho. Conhecer o perfil dessa população torna-se fundamental para se pensar políticas públicas e ações que contribuam para ampliar o campo de possibilidades no âmbito do desenvolvimento local.
Linha de Desenvolvimento: Políticas Públicas
Período de vigência (mês/ano): 2021-2023
Financiamento: Emenda parlamentar (24 bolsistas)
◎ Prof.ª Dr.ª Elisangela da Silva Bernado
➥ Gestão e Educação em Tempo Integral no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos
Descrição:
Entendemos a importância da política educacional e seus desdobramentos, em especial no que tange a gestão e a necessidade de aprofundamento de estudos em diferentes locais afim de contribuir na melhoria da qualidade da educação em nível local e central. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de gestão educacional e a educação de tempo integral no Brasil e em Portugal via ordenamento legal, bases de dados de avaliações educacionais e literatura especializada. Para tanto, pretende-se: descrever as políticas escolares dos dois países e a articulação com a educação de tempo integral; analisar a gestão democrática do ensino por meio dos ordenamentos legais, caracterizando as formas de participação na comunidade escolar; comparar a gestão educacional de escolas de ensino básico na região de Coimbra e do Rio de Janeiro; e comparar as dinâmicas de Educação Integral de escolas de ensino básico na região de Coimbra e do Rio de Janeiro. A abordagem de investigação adotada será de cunho qualitativo, tendo como parâmetro também a educação comparada entre os dois países. A análise de referenciais teóricos (Ana Maria Cavaliere, António Gomes Ferreira, António Nóvoa, Carlos Pires, Elisangela da Silva Bernado, Janaina S. S. Menezes, João Barroso e Lígia Martha C. C. Coelho, entre outros autores) e normas legais, além de dados referentes às avaliações educacionais e a análise descritiva dos dados coletados farão parte das etapas da pesquisa. Bem como o trabalho de campo em escolas de tempo integral. Neste sentido, espera-se contribuir não só na formação de gestores, tanto no nível local quanto central, mas também na melhoria de suas ações no ambiente onde atuam; e disseminar os resultados encontrados da pesquisa por meio de eventos científicos e publicações em livros e periódicos da área.
➥ Escolas Públicas no Estado do Rio de Janeiro e o Programa Mais Educação: uma análise das ações dos gestores escolares em busca de uma educação de qualidade
*Pesquisa apoiada pelo Edital FAPERJ - Jovem Cientista de Nosso Estado - 2015-2018
Descrição:
Nos anos 60 e 70, vários estudos americanos e europeus sugeriram que as escolas tinham pouca influência na explicação da trajetória escolar discente. Ou seja, a escola não fazia diferença no desempenho escolar dos alunos. Outros estudos apontaram as escolas como simples reprodutoras das desigualdades sociais, favorecendo os favorecidos. O interesse pelo estudo da eficácia escolar se inscreve como um prolongamento direto desses trabalhos que colocaram em dúvida a capacidade das escolas em influenciar o desempenho dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as ações implementadas pelos gestores escolares (diretores, diretores adjuntos e coordenadores), de escolas públicas do Rio de Janeiro com o Programa Mais Educação (PME) que apresentaram melhoria significativa dos resultados do IDEB de 2011 para o de 2013. Além dos gestores escolares, os professores com alunos atendidos pelo PME e os oficineiros participarão da pesquisa. Para atender a este objetivo foram formuladas as seguintes questões de estudo: Que informações têm os gestores escolares, professores e oficineiros sobre os resultados e indicadores educacionais (avaliações externas e IDEB) e como se apropriaram deles?; Como o Programa Mais Educação fez/faz diferença nas escolas?; Quais fatores intra e extraescolares são apontados pelos gestores escolares, professores e oficineiros como eficazes? E como ineficazes?; Quais ações foram implantadas pelos gestores nas escolas investigadas, a partir da implantação do Programa Mais Educação, para as escolas se tornarem eficazes?; O que gestores escolares, professores e oficineiros entendem que faz diferença em suas respectivas escolas?; O que os atores investigados percebem no Programa como indicadores para a transformação da escola em uma escola eficaz?. Palavras-chave: Escola pública; IDEB; Programa Mais Educação; Escola em tempo integral; Escolas eficazes.
◎ Prof.ª Dr.ª Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
➥ Políticas de alimentação para a educação infantil no estado do rio de janeiro: tendências e concepções
Descrição:
Políticas de alimentação para a Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro: tendências e concepções se situa no âmbito do grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP) da UNIRIO. Tem como objetivo geral investigar as concepções e tendências expressas nas políticas municipais de Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro em torno da alimentação. A pesquisa consistirá em um estudo qualitativo em dez municípios do Estado. A seleção da amostra seguiu os critérios adotados em estudos anteriores do grupo de pesquisa sobre políticas públicas em Educação Infantil, pois compreende-se que é relevante conhecer as trajetórias de ações e programas municipais em diferentes tempos e espaços. Propõe- se compreender sentidos expressos na documentação orientadora do trabalho nas creches e pré-escolas, a partir da análise de orientações curriculares, publicações, deliberações, portarias, resoluções, no que tange ao trabalho com a alimentação dos bebês e crianças. Centrado em uma perspectiva de caráter macro e meso, este estudo se ancora nas políticas públicas, considerando a legislação educacional, programas e orientações do Ministério da Educação como órgão indutor na formulação das políticas municipais. Nas instâncias intermediárias, concentra-se nas Secretarias Municipais de Educação. O projeto fundamenta-se em sua base teórica, no diálogo interdisciplinar, resgatando as contribuições dos Estudos da Infância como campo que fornece elementos para pensar a infância e a criança nos contextos educativos no âmbito da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. No resgate da função sociocultural da alimentação, o debate considera o tema na área das políticas públicas, da história do atendimento à infância e da antropologia, em especial, na afirmativa de que a alimentação é inerente aos processos de constituição das identidades sociais. Considerando os textos municipais como discursos, como prática social, arena de disputas ideológicas e políticas, a pesquisa dialogará com as contribuições da obra de Bakhtin. Em relação a análise das políticas públicas, considerará o estudo de Lotta na discussão das fases e atores dentro das camadas da burocracia. Com essa perspectiva teórica do projeto, o tema da alimentação é compreendido em sua complexidade e multidimensionalidade tanto no sentido de nutrir o corpo como em seu sentido social, portanto, educativo que compõe o trabalho nas creches e pré-escolas. Os resultados da pesquisa visam contribuir para adensar a concepção de alimentação como prática cultural e social, além de consolidar o conceito de educação como prática social que envolve as ações de ensinar e cuidar. Visam, ainda, fornecer subsídios para as políticas públicas voltadas à qualidade de vida de adultos e crianças em creches e pré-escolas e para a formação prévia e continuada de profissionais de educação que atuam com bebês e crianças.
Período de vigência (mês/ano): 2024-2028
Financiamento: FAPERJ - Programa Apoio às Cientistas Mães com Vínculos em ICTs do Estado do Rio de Janeiro
◎ Prof. Dr. Henrique Dias Gomes de Nazareth
➥ Escolas charter e contratos de gestão na educação: mapeamento das propostas de privatização da gestão das escolas públicas no Brasil
Descrição:
A pesquisa buscou mapear, analisar e compreender o contexto do avanço de políticas públicas educacionais centradas na privatização da gestão de escolas públicas.
Mais especificamente, fazem parte da pesquisa os movimentos pró-privatização empreendidos por governos locais ou formuladores de políticas, incluindo programas e projetos que propõem que entes privados façam a gestão direta de escolas públicas por meio da contratualização de metas. Incluem-se também leis e projetos de lei que buscam incentivar a criação e a ampliação de políticas de privatização da gestão de escolas públicas.
A pesquisa busca capturar iniciativas de privatização da gestão das escolas públicas empreendidas entre 2014 e 2024. O período compreende a promulgação da Lei nº 13.019 (Brasil, 2014), que institui o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O MROSC criou alguns dos instrumentos que regulam as relações entre entes públicos e privados nos processos de privatização da gestão de escolas públicas, podendo-se citar como exemplos os termos de colaboração e termos de fomento.
Isso não significa que a privatização da gestão ocorra apenas por esses meios. Identificamos que, recentemente, avançam também projetos que envolvem a participação de empresas privadas na gestão de escolas públicas por meio de contratos de prestação de serviços e “Parcerias Público-Privadas”.
Inicialmente analisando o processo de formulação das políticas por meio de análise documental, a pesquisa se debruça sobre reflexões a respeito das consequências da privatização para a efetivação do direito à educação no Brasil e a garantia dos princípios constitucionais do ensino.
Financiamento: FAPERJ (APQ-1), Bolsa IC-FAPERJ e Bolsa IC-UNIRIO
◎ Prof.ª Dr.ª Jaciara de Sá Carvalho
➥ Inovação pedagógica, tecnologias digitais e automação: o caso de uma Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades (Projeto E>Tec)
Descrição:
Focalizada na ideia de melhoria, a inovação pedagógica objetivaria, dentre outros aspectos, a atualização do sistema educacional, tornando-o claramente alinhado às demandas das sociedades cada vez mais digitais. A relação entre inovação e o uso de tecnologias digitais na educação cresce exponencialmente. Softwares educacionais, apps, plataformas, sistemas de reconhecimento facial e outras tecnologias tornam possíveis ações curriculares sem a presença ou orientação direta do professor e, assim, promoveriam a automação de atividades educacionais. Considerando esse contexto, o objetivo geral deste projeto é analisar possíveis relações entre a inovação pedagógica e a automação de processos envolvidos no ensino e na aprendizagem na Educação Básica. A análise é proposta a partir do estudo de caso de uma escola da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, contemplada pelo Projeto Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades (E>TEC). São objetivos específicos desse projeto: (1) Sistematizar informações sobre o projeto E>TEC; (2) Analisar o histórico de implantação de tecnologias digitais na escola, focalizando seus modos de adoção pela comunidade escolar. (3) Analisar como tecnologias digitais adotadas automatizam processos de ensino e aprendizagem; (4) Analisar práticas e concepções de inovação das equipes; (5) Identificar propostas e práticas curriculares envolvendo tecnologias de automação e consideradas inovadoras pela comunidade escolar. Desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, será empregada a análise de conteúdo no material produzido a partir da aplicação de questionários, entrevistas e grupos focais com gestores, docentes e alunos, além de observação. Concepções de inovação pedagógica (JESUS; AZEVEDO, 2021; MORAN, 2019), automação (ANDREJEVIC, 2020) e educação emancipadora (FREIRE; 1987, 1996) constituem a base teórica para a análise e discussão. O projeto seria original e inédito em seu objeto e abordagem, bem como relevante para a pesquisa no país.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa
◎ Prof.ª Dr.ª Janaína Specht da Silva Menezes
➥ Estudo crítico-exploratório sobre os Planos Estaduais de Educação (PEEs) no Brasil: contribuições para formulações e reformulações decorrentes do novo Plano Nacional de Educação (PNE)
Descrição:
A pesquisa busca analisar algumas das dimensões estruturais e organizativas dos Planos Estaduais de Educação (PEEs) aprovados no período de vigência do PNE 2001-2010 e/ou do PNE 2014-2024, de modo a contribuir para a (re)elaboração dos PEEs que decorrerão da aprovação da Lei n° 13.005/2014.
◎ Prof.ª Dr.ª Jane Santos da Silva
➥ Historiografar a Educação Brasileira: perspectivas de um tempo vivo
Descrição:
O projeto de pesquisa aqui descrito tem como centralidade a importância do conhecimento do passado recente da Educação, um tempo “vivo”, para desenvolver a memória, construir a identidade docente e o aprofundamento de várias visões pedagógicas e conceitos produzidos durante o século XX. Entendemos que a História da Educação tem em sua essência a trama entre teoria e prática ao conectar as novas gerações às experiências teóricas-práticas do passado. A base conceitual do projeto está fundamentada no conceito de História do Tempo Presente, campo de pesquisa originário dos impactos da Segunda Guerra Mundial. Percebemos que existe uma lacuna no campo da História da Educação que relaciona o conceito de tempo presente na análise da construção da memória, da identidade docente e das diversas visões pedagógicas. Também nos propomos a pensar a História da Educação a partir de abordagens científicas plurificadas e com um mapa teórico que aceite novos olhares, ou seja este projeto é relacionado com conceitos e categorias de análise que busquem a pluriversidade e a transdisciplinaridade.
◎ Prof. Dr. José Damiro de Moraes
➥ A circulação de ideias anarquistas no Brasil Republicano: a formação teórica de ativistas libertários, suas reflexões e práticas no campo educacional
Descrição:
Essa pesquisa tem como objetivo estudar a circulação transnacionais de discursos presentes nos textos, jornais, folhetos e livros de conteúdo anarquista no Brasil; com isso buscar compreender a ação de ativistas anarquistas na disseminação desses discursos e conteúdos; Além disso, analisar qual/is as concepções do pensamento anarquista presentes no Brasil e suas relações com a educação a partir das publicações em periódicos e folhetos. Com esses direcionamentos, estudar quem eram os ativistas anarquistas e libertários que criaram escolas e quais foram as concepções e teóricos que os influenciaram; procurar esclarecer os vários circuitos percorridos pelas publicações anarquistas no Brasil; perceber a velocidade e a intensidade com que essas ideias e discursos viajaram: Europa-Brasil (Italia/Espanha/Portugal/França, outros); América-Brasil (Argentina/Chile, outros); Rio de Janeiro-São Paulo, e outros estados brasileiros. Finalmente, recuperar, a partir de um estudo analítico, as contribuições teóricas específicas desses ativistas sobre educação, escola, sociedade e projeto social; Mapear a criação de Escolas libertárias procurando perceber suas ligações com as concepções ácratas presentes no período.
◎ Prof.ª Dr.ª Léa Velocina Vargas Tiriba
➥ DEVIR INFANCIAS TUPINAMBÁ
Descrição:
O Projeto de Pesquisa DEVIR INFANCIAS TUPINAMBÁ estuda percepções e valores de vida, concepções de ser humano, infância, humanidade e natureza que atravessam as culturas indígenas do Brasil, identificando os princípios civilizatórios que norteiam a de educação de povos originários brasileiros, em especial, os Tupinambá de Olivença, habitantes do sul da Bahia. Acompanha as creches Katuana e Amotara, com vistas à sistematização de orientações curriculares da educação Tupinambá para a educação infantil e os anos iniciais do EF. Do ponto de vista metodológico, trata-se de pesquisa intervenção que, através de atividades de campo e de encontros online, visa a criação de processos de singularização curricular distanciados do modelo escolar eurocêntrico.
Linha de Desenvolvimento: Políticas, História e Cultura em Educação
Período de vigência (mês/ano): 2022 - 2025
Financiamento: 2 Bolsas de IC (PIBIC e UNIRIO) / Apoios: Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC; Colóquio Internacional - Crianças da Natureza: Desemparedamento e Decolonialidade (Fianciamentos: FAPERJ : (PROCESSO Nº: SEI-260003/013064/2022 Ref.:210.197/2023E_15/2022 – Programa Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tec ).
◎ Prof.ª Dr.ª Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
➥ Interesses e Dilemas na Educação Integral e(m) Tempo Integral
Descrição:
Dedicada aos estudos sobre os dilemas e interesses na Educação Integral em Tempo Integral.
Linha de Desenvolvimento: Políticas, História e Cultura em Educação
Período de vigência (mês/ano): 01/2020
Financiamento: Não há no momento
◎ Prof. Dr. Marco Aurélio Corrêa Martins
➥ Tempos da Educação Católica no Rio de Janeiro 1850-1930
Descrição:
Um primeiro tempo de quatro vislumbrados para a educação e escolarização católica, identifica, entre 1850 e 1872 aproximadamente, os tipos de instituições escolares prevalentes no Rio de Janeiro, as diferenciações entre educação popular e elitista, o ideário educacional, as marcações de gênero e os atores principais da ação dos católicos nos meios educacionais. A marcação temporal tem como evento inicial a Reforma Couto Ferraz de 1854 e, limite, a Questão Religiosa. O primeiro evento marca um período de desenvolvimento do Estado Imperial, unido à Igreja, no qual esboça-se um projeto de educação nacional, embora vigore, com força de lei no Município Neutro. O Império alcança maior estabilidade social e política e a Igreja faz sua “reforma” cujo principal movimento é o controle eclesial e hierárquico dos padres e leigos. No limite, as relações entre Igreja e Estado estão sob suspeição por ambos os lados. A Igreja na defensiva, amalgamada pela reforma ultramontana volta-se mais para o papa que para o Imperador e toma as investidas das ideias liberais, mais comuns nas políticas de Estado e na sociedade, como inimigas. Dos conflitos possíveis na relação entre ambos, a Questão Religiosa vai tomar uma dimensão dramática. A partir de então, a Igreja foi mais ativa no discurso e numa prática de combate ao Estado liberal. Essa renhida será percebida na questão educacional e escolar. Pretende-se uma pesquisa a partir dos periódicos do período, tomados como documentos, disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. O referencial teórico está em Ricoeur (2010), em sua filosofia da história, a nos indicar a existências de temporalidades históricas sobre as quais podemos demarcar as permanências e as mudanças da história em sua relação entre presente, passado e futuro. Além disso, temos em Marshall (1967) a persecução da educação como direito social e, por contraste, apesar de sua inexistência no período, realçamos os elementos dos indícios e vestígios de sua origem.
Palavras-chave: Educação católica; Estado e Igreja; Instituições escolares; Pensamento educacional católico.
◎ Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Rezende Nunes
➥ Avaliação na/da Educação Infantil: mapeamento das políticas municipais no Rio de Janeiro
Descrição:
Identificar as tendências e as estratégias de avaliação adotadas pelos as secretarias municipais de educação interrogando a qualidade da oferta que é feita às crianças da Educação Infantil.
Linha de Desenvolvimento: Educação
Período de vigência (mês/ano): 2021 - 2024
Financiamento: FAPERJ - CNE 2021/2024
◎ Prof.ª Dr.ª Mônica Dias Peregrino Ferreira
➥ Juventude Iberoamericana: aprofundando os tipos de transição escola-trabalho no Brasil
Descrição:
No quadro da potencialidade contida na análise da escola e da educação a partir da perspectiva dos jovens; na necessidade de caracterizarmos as “propriedades” contidas na posição social ocupada pelos jovens a fim de estabelecermos as bases para uma compreensão profunda acerca de seus pontos de vista acerca da escola e do trabalho; tomando a situação de Transição escola-trabalho como situação analítica importante para entendermos as características específicas da atual configuração da sociedade brasileira; finalmente, levando em consideração algumas das tendências encontradas ao final do relatório preliminar da Pesquisa Iberoamericana/Brasil, propomos, como objetivo geral desta pesquisa: possibilitar a ampliação da compreensão das diferenças e das desigualdades que marcam a inserção social dos jovens, no Brasil, a partir da posição que ocupavam, em 2019, na transição escola-trabalho, buscando com isso levantar subsídios para analisar: os tipos de situação de transição estabelecidas e suas variações, assim como os perfis que lhes correspondem; a preparação dos dados do banco a fim de estabelecermos os critérios para a identificação do “caso brasileiro”, com vistas à comparação da nossa situação com a dos demais países envolvidos na pesquisa Juventudes Iberoamericanas
Linha de Desenvolvimento: Desigualdades socioespaciais e processos de socialização juvenis
Período de vigência (mês/ano): 2020 - XXXX
Financiamento: Convênio com o Instituto Santa María, Madrid - Base de dados Brasil
➥ Entre a escola e o trabalho: comportamentos políticos de trabalhadores/as em situação de precariedade
Descrição:
Trata-se de um estudo interdisciplinar que envolve pesquisadores/as de universidades das cinco regiões do Brasil (USP, Unirio, UFPR, UFGD, UFPB, UFAC), um centro de pesquisa em Portugal (Iscte) (e agora também a FLACSO/Argentina). O objetivo principal é compreender a formação dos comportamentos políticos de jovens trabalhadores/as, pertencentes a uma geração que se beneficiou da ampliação do acesso à educação formal no Brasil, mas cujas trajetórias de trabalho são marcadas por diferentes níveis precarização (desemprego, trabalho informal, baixos salários, contratos temporários, condições adversas de trabalho, etc.) Nesse sentido, pretende-se constituir um estudo de caráter nacional, baseado em uma análise que articule casos regionais e o caso de brasileiros/as imigrantes em Portugal (e agora também da Argentina), que visa analisar como a frustação das expectativas em termos de ascensão social fomentadas pela ampliação do acesso à educação escolar (e aos diplomas por ela expedidos) podem (ou não) influir os comportamentos políticos, entendidos aqui como (i) opiniões sobre temas relacionados à política; (ii) comportamentos eleitorais; (iii) adesão aos valores e práticas democráticas. Essa pesquisa, em função do seu problema, abordagem teórica e objetivos, será constituída a partir da coleta e da análise de dados qualitativos e quantitativos. Com abordagem extensiva, a primeira parte prevê a realização de um survey com amostra de tipo não-probabilístico, por cluster de casos selecionados para a aplicação de questionários online, cujos resultados serão analisados por meio da Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Na segunda parte, de natureza intensiva, serão realizadas entrevistas considerando-se a diversidade de tendências de comportamentos políticos apontada pela etapa anterior da pesquisa, que abordarão as características e sentidos das trajetórias individuais e familiares; estratégias e investimentos em escolarização e para inserção no mercado de trabalho e posicionamento sobre temas relacionados à política.
Linha de Desenvolvimento: Desigualdades socioespaciais e processos de socialização juvenis
Período de vigência (mês/ano): 2022 - XXXX
Financiamento: Edital Universal - CNPQ
◎ Prof.ª Dr.ª Nailda Marinho da Costa
➥ Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira. Registro no Diretório do CNPq
◎ Prof.ª Dr.ª Paloma Rezende de Oliveira
➥ O magistério como uma profissão feminina? Identidade docente e percursos profissionais das primeiras professoras do Colégio Pedro II
Descrição:
A presente pesquisa visa compreender como se deu a constituição da identidade do professor secundário, a partir do levantamento e análise dos percursos profissionais das primeiras professoras do Colégio Pedro II, que a partir dos anos de 1926 passaram a compor o quadro docente da instituição. Nesse sentido, busca-se compreender as estratégias utilizadas por estas mulheres para ingressarem na instituição e as mudanças ocorridas na sociedade que influenciaram na nova configuração do magistério secundário, até então ocupado predominantemente por homens. As fontes foram interrogadas no sentido de sinalizar não apenas as trajetórias individuais destas professoras, mas também situá-las coletivamente na sociedade em que estavam inseridas. Como se trata de uma história que inclui homens e mulheres, utiliza-se o gênero como uma categoria de análise situada culturalmente, de modo a dar indícios das relações de poder estabelecidas tanto no interior da instituição de ensino, quanto na sociedade da época.
◎ Prof.ª Dr.ª Rachel Capucho Colacique
➥ INCLUSÃO E DIVERSIDADE - Da Educação Infantil ao Ensino Superior
Descrição:
Os estudantes com deficiência têm ocupado seus espaços de direito e reivindicado uma educação pautada na qualidade, respeito e valorização de práticas que contemplem a diversidade. É urgente buscarmos caminhos cada vez mais assertivos para a efetivação de processos educacionais inclusivos, bem como o aprimoramento das políticas públicas e para a efetivação de uma educação inclusiva compreendida não apenas como um direito individual, mas como uma responsabilidade coletiva. Abarcando a formação de professores, as adaptações institucionais e curriculares, bem como as bases legais que se fazem presentes e necessárias, o projeto de pesquisa visa investigar como os espaços de ensino tem efetivado a inclusão de estudantes com deficiência e os principais desafios enfrentados pelas escolas, docentes, mediadores e demais envolvidos no processo de inclusão, bem como as práticas exitosas relacionadas às demandas da educação inclusiva nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Legenda:
Verificado pelo Professor(a).
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