Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / 📁Artigos

Artigos | Livros

por PPGEdu publicado 05/12/2022 10h50, última modificação 04/08/2023 09h44

Cabeçalho

Documentos Artigos | Livros

  

➠ LINHA DE PESQUISA: PRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

☛ Prof.ª Dr.ª Adriana Hoffmann Fernandes

▪ HOFFMANN, A.; BRUNO, A. R.; PESCE, L. Educação e Tecnologia em tempos de pandemia: RIA 40tena e a descolonização do mundo da vida. Revista COCAR (ONLINE), v. 09, p. 1-21, 2021. (revista A2)

Educação e tecnologia e tempos de pandemia: Programa Ria40tena e a descolonização do mundo da vida : Education and technology in time of pandemic: RIA40tena Program and the decolonization of the life world | Revista Cocar (uepa.br) 

▪ HOFFMANN, A. Infâncias, Cultura Visual e Consumo: reflexões de pesquisas. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 41, p. 56-64, 2021. (revista A1)

SciELO - Brasil - INFÂNCIAS, CULTURA VISUAL E CONSUMO: REFLEXÕES DE PESQUISAS INFÂNCIAS, CULTURA VISUAL E CONSUMO: REFLEXÕES DE PESQUISAS 

▪ CASSINO, H.; HOFFMANN, A. Childhood, visual culture, and education. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 16, p. 1-20, 2020. (revista A4)

childhood, visual culture, and education | fernandes | childhood & philosophy (uerj.br) 

▪ DOURADO, R. J.; HOFFMANN, A. Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da arte. Educação em Foco, v. 23, p. 1-19, 2020. (revista A4)

Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte | Educação em Foco (uemg.br) 

▪ FERNANDES, A. H. As telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões para a educação. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, p. 1-15, 2019. (revista A2)

A telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões para a educação | Fernandes | Revista Educação e Cultura Contemporânea (estacio.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Adriana Rocha Bruno

▪ PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana R. PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-19, 2022. (revista A2)

PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS | Revista de Educação Pública (ufmt.br) 

▪ BRUNO, Adriana R.; HESSEL, Ana Maria D. G. Presenças remotas. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 64, p. 60-75, 2021. (revista A2)

Presenças remotas | Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (uneb.br) 

▪ BRUNO, Adriana R.; PESCE, Lucila M. ; HOFFMANN, Adriana. Educação e tecnologia e tempos de pandemia: Programa Ria40tena e a descolonização do mundo da vida. Revista Cocar (UEPA), v. 9, p. 1-21, 2021. (revista A2)

Educação e tecnologia e tempos de pandemia: Programa Ria40tena e a descolonização do mundo da vida : Education and technology in time of pandemic: RIA40tena Program and the decolonization of the life world | Revista Cocar (uepa.br) 

▪ BRUNO, ADRIANA R.; SILVA, Judilma. A.; ALMEIDA JUNIOR, Sebastião. G. "Black Mirror" e aprendizagens em rede: distopia, retrotopia e utopias em vivências (trans)formadoras na educação. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 1078-1104, 2019. (revista A1)

“Black Mirror” e aprendizagens em rede: distopia, retrotopia e utopias em vivências (trans)formadoras na educação (fcc.org.br) 

▪ BRUNO, ADRIANA R.; SILVA, Judilma A.; ESTEVES, Manuela M. F. Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 56, p. 12-35, 2018.(revista A1)

Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal | Revista Diálogo Educacional (pucpr.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Adrianne Ogêda Guedes

▪ GUEDES, A. O.; MATTOS, M. N. S. S. Percursos entretecidos: a docência entre narrativas, autoria e pertencimento. Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, p. 363-385, 2022. (revista A2)

Percursos entretecidos: a docência entre narrativas, autoria e pertencimento | Salutto | Revista Educação e Cultura Contemporânea (estacio.br) 

▪ GUEDES, A. O.; BEMVENUTO, V. S. Insistir em Frestas na Pandemia: esperançar na presença ante ao afastamento. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, n. 19, p. 1-18, 2022. (revista A4)

Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (uneb.br) 

▪ GUEDES, A. O.; BEMVENUTO, V. S.; ROSA, C. C. D.; BEMVENUTO, V. Quando escrever é mover: por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas. v. 2, n. 44, p. 1-20, 2022. (revista A1)

Quando escrever é mover: por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica – DOAJ 

▪ GUEDES, A. O.; BEMVENUTO, V. S.; ROSA, C. C. D. Convites Sensíveis para Movimentar: O corpo na sala. Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 9, n. 3, p. 84-103, 2022. (revista A4)

CONVITES SENSÍVEIS PARA MOVIMENTAR: O corpo na sala | Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas (ufu.br) 

▪ GUEDES, A. O.; BOCCHETTI, A.; FARIA, P. M. Disparando Enlaces de Corpos e Escritas. Humanidades & Inovação, v. 9, p. 1-14, 2022. (revista A2)

DISPARANDO ENLACES DE CORPOS E ESCRITAS: A PRODUÇÃO DO COMUM EM UMA EDUCAÇÃO ENTRE TELAS | Humanidades & Inovação (unitins.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Andréa Rosana Fetzner

▪ CARVALHO JUNIOR, Arlindo F. P.; FETZNER, Andréa R.; SANTOME, Jurjo T. Por uma Escola Inclusiva e Democrática: entrevista com Jurjo Torres Santomé. Revista E-Curriculum (PUCSP). v. 20, n. 1, p.14-39, 2022. (revista A2)

Por uma escola inclusiva e democrática | Revista e-Curriculum (pucsp.br) 

▪ FETZNER, Andréa R.; SOBREIRA, Silvia; MELO, Felipe R. Ribeiro; VETROMILLA, C. Pandemia, Pandemônio e Desafios Iniciais para a Educação Musical em Nível Superior: estudo de caso no Instituto Villa Lobos. Humanidades & Inovação. v. 8, n. 62, p. 237-250, 2021. (revista B2)

PANDEMIA, PANDEMÔNIO E DESAFIOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL EM NÍVEL SUPERIOR – ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO VILLA-LOBOS | Humanidades & Inovação (unitins.br) 

▪ BACKES, José Licínio; PAVAN, Ruth; FETZNER, Andréa Rosana. Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis. Práxis Educativa (Impresso). v. 16, p.1-16, 2021. (revista A1)

Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis | Práxis Educativa (uepg.br) 

▪ SANTOS, Marilene; FETZNER, Andréa R. PROCAMPO: FIELD EDUCATION POLICY. Revista Tempos e Espaços em Educação (Online). v. 12, n. 30, p.189-206, 2019. (revista A3)

PROCAMPO: FIELD EDUCATION POLICY – DOAJ 

▪ FETZNER, Andréa R. Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid. Educação e Realidade. v. 43, n. 2, p.513-530, 2018. (revista A1)

65337. Interculturalidade nas Escolas.indd (scielo.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Carmen Irene Correia de Oliveira

▪ MIGLIORA, R. P.; OLIVEIRA, C. I. C. Mulheres e meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, p. 396-418, 2019. (revista A2)

Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites | Migliora | Revista Educação e Cultura Contemporânea (estacio.br) 

▪ GOUVÊA, G.; SOUZA, L.H.P.; OLIVEIRA, C. I. C.; MACHADO, M. Auxiliadora Delgado . Modos de ler imagens em contexto de formação inicial de professores. Educação e Cultura Contemporânea (Online), v. 13, p. 135-159, 2016. (revista A2)

Gouvea (estacio.br) 

▪ OLIVEIRA, C. I. C.; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; GOUVÊA, G. Representações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 40, p. 161-181, 2015. (revista A2)

REPRESENTAÇÕES DE ENERGIA QUE CIRCULAM NA MÍDIA E SUA NATUREZA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | Revista Inter Ação (ufg.br) 

▪ OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE. Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo. Cadernos Cedes (Impresso), v. 34, p. 35-50, 2014. (revista A1)

SciELO - Brasil - Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo 

▪ OLIVEIRA, C. I. C.. A Educação Científica como Elemento de Desenvolvimento Humano: uma Perspectiva de Construção Discursiva. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 15, p. 105-122, 2013. (revista A1)

SciELO - Brasil - A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA 

 

☛ Prof. Dr. Celso Sánchez Pereira

▪ Stortti, M.; Sato, M.; Sánchez, C. Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis trinta anos depois, haverá mais trinta? Trabalho Necessário, v. 20, p. 1-6, 2022.

Vista do TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS TRINTA ANOS DEPOIS, HAVERÁ MAIS 30? | Revista Trabalho Necessário (uff.br) 

▪ Sato, M.; Sanchez, C.; M oreira, D. A epistemologia das ruas nas fotopoéticas da pandemia. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 27, p. 1-25, 2022

A epistemologia das ruas nas fotopoéticas da pandemia | Ambiente & Educação (furg.br) 

▪ Accioly, I.; Pelacani, B.; Sánchez, C. Dossiê Educação Ambiental: Insurgências, Re-Existências e Esperanças. Revista Ensino, Saúde e Ambiente. 2020.

EDITORIAL Educação Ambiental: Insurgências, Re-Existências E Esperanças | Ensino, Saude e Ambiente (uff.br) 

▪ Rufino, L.; Renaud, D.; Sánchez, C. Educação Ambiental Desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana De Educação Ambiental, v. 7, p. 1-11, 2020.

Microsoft Word - 14520-Texto do artigo-41692-1-2-20201005.docx (weebly.com) 

▪ Oliveira, C. A.; Salgado, S. C.; França, D. S.; Sánchez, C.; Pelacani, B.; Campos, B. F.; Bevilaqua, P. M. (Org.). Criando desde el Sur: ecofeminismo, soberania alimentar, racismo ambiental. Editora Nupem, 2021.

CRIANDO DESDE EL SUR – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Claudia de Oliveira Fernandes

▪ FERNANDES, Claudia de Oliveira; DE, Miguel Raquel Silva Teixeira. Grande presença dos exames em larga escala na Política Nacional de Educação Especial de 2020. Revista Horizontes, v.40, n. 1, e022061. p.1-27, 2022. (revista A2)

A grande presença dos exames em larga escala na Política Nacional de Educação Especial de 2020 | Horizontes (usf.edu.br) 

▪ FERNANDES, Claudia de Oliveira; FELIX, Cleiton. O futuro da educação é on-line? Discussão sobre tecnologia e educação a partir de uma visão crítica. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, v.35, p.1-14, 2022. (revista A1)

O futuro da educação é on-line? Discussão sobre tecnologia e educação a partir de uma visão crítica | Acervo (an.gov.br) 

▪ TARLIZ, Liao; SOUZA, Motta Marcelo; FERNANDES, Claudia de Oliveira. Avaliando o 'PISA' Matemática. REVEMAT. , v.16, p.1-20, 2021. (revista A3)

Avaliando o "PISA" Matemática | Revista Eletrônica de Educação Matemática (ufsc.br) 

▪ FERNANDES, Claudia de Oliveira; NAZARETH, Henrique Dias Gomes de. Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola. Revista Educação Especial. v.31, n. 63. p.893-906, 2018. (revista A2)

Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola | Revista Educação Especial (ufsm.br) 

▪ SERRINHA, Carlos Eduardo; FERNANDES, Claudia de Oliveira. Governança educacional global e a gênese dos testes das habilidades socioemocionais. Estudos em Avaliação Educacional (Online). v.28, n.67. p.214-235, 2017. (revista A1)

Governança educacional global e a gênese dos testes das habilidades socioemocionais | Estudos em Avaliação Educacional (fcc.org.br) 

 

☛ Prof. Dr. Daniel Fonseca de Andrade

▪ ANDRADE, D. F. de; SORRENTINO, M. O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental. Revista de Educação Pública (UFMT), v. 25, n. 58. p. 139-160, 2016. (revista A2)

O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental | Revista de Educação Pública (ufmt.br) 

▪ Andrade, Daniel Fonseca de; SORRENTINO, M. Dialogue as a Basis for the Design of Environmental Pedagogies. Journal of Education for Sustainable Development, v. 8, n. 2. p. 143-154, 2014. (revista A3)

Dialogue as a Basis for the Design of Environmental Pedagogies - Daniel Fonseca De Andrade, Marcos Sorrentino, 2014 (sagepub.com) 

▪ Luca, A.Q. de; ANDRADE, D. F. de; SORRENTINO, M. O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental. Educação e Realidade, v. 37, n. 2. p. 589-606, 2012. (revista A1)

SciELO - Brasil - O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental 

▪ ANDRADE, D. F. de; Luca, A.Q. de; SORRENTINO, M. O diálogo em processos de políticas públicas de educação ambiental no Brasil. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, n. 119. p. 613-630, 2012. (revista A1)

https://www.scielo.br/j/es/a/v6sVMwcWMQ3Q3L7qwtgXKNf/?format=pdf#:~:text=RESUMO%3A Políticas públicas de educação ambiental no Brasil,a formação de espaços de diálogo para contorná-los. 

▪ ANDRADE, D. F. de. Challenging the Focus of ESD: A Southern Perspective of ESD Guidelines. Journal of Education for Sustainable Development, v. 5, n. 1. p. 141-146, 2011. (revista A3)

Challenging the Focus of ESD: A Southern Perspective of ESD Guidelines - Daniel Fonseca de Andrade, 2011 (sagepub.com) 

 

☛ Prof. Dr. Ivanildo Amaro de Araújo

▪ AMARO, I.; RIBEIRO COUTO JUNIOR, D.; RODRIGUES GANEM, B. “EU REBOLO ATÉ O CHÃO MESMO!”: vidas precárias e corpos de gênero dissidentes no cotidiano escolar. Revista Exitus, v. 11, n. 1, p. e020143, 2021 (revista A4)

“EU REBOLO ATÉ O CHÃO MESMO!”: vidas precárias e corpos de gênero dissidentes no cotidiano escolar | Revista Exitus (ufopa.edu.br) 

▪ Ribeiro Couto Junior, D., Amaro, I., Medeiros Teixeira, M., & Moutinho Ruani, R. DO FACE A FACE ÀS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS EM/ NA REDE: A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Educação Em Foco. v. 25, n. 1. p. 82–98, 2020. (revista A4)

DO FACE A FACE ÀS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS EM/ NA REDE | Educação em Foco (ufjf.br) 

▪ COUTO, Dilton Ribeiro; BRITO, Leandro Teofilo de; POCAHY, Fernando; AMARO, Ivan. Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. Praxis educativa, vol. 14, núm. 3, 2019, Setembro-Dezembro, pp. 1210-1229. (revista A1)

Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas (redalyc.org) 

▪ AMARO, I. A docência no armário: o silenciamento das relações de gênero nos planos de educação. Revista Espaço Pedagógico, v. 24, n. 1, 5 maio 2017. (revista A3)

A docência no armário: o silenciamento das relações de gênero nos planos de educação | Revista Espaço Pedagógico (upf.br) 

▪ STORINO, A. L. B.; AMARO, I. Desenho animado, gênero e sexualidades: “A hora da aventura” e as narrativas dissidentes na escola. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 2, n. 6, p. 596–614, 2017. (revista A4)

Desenho animado, gênero e sexualidades: “A hora da aventura” e as narrativas dissidentes na escola | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (uneb.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Léa Velocina Vargas Tiriba

▪ CAVALIERI, L.; MELLO, T. DE F. O. DE; TIRIBA, L. V. Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a ‘qual’ distância? Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 66, p. 173-190, 28 maio de 2022. (revista A2)

Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante | Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (uneb.br) 

▪ TIRIBA, L.; VOLLGER, A.; PEREIRA, J. Buscando inspiração entre povos indígenas brasileiros para educar as crianças em conexão com a Terra. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 38, n. 3, p. 98–116, 2021. (revista A3)

Buscando inspiração entre povos indígenas brasileiros para educar as crianças em conexão com a Terra. | REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (furg.br) 

▪ TIRIBA, Lea; PROFICE, Christiana C. Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação e Realidade. v. 44, n. 2, p. 1-22, 2019. (revista A1)

SciELO - Brasil - Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento 

▪ TIRIBA, L.; VOLLGER, A; PEREIRA, J; CORTAT, R; SILVA, P. Brincando com a natureza, na aldeia e na cidade: em busca de uma pedagogia nossa. In: MORO, Catarina & SOUZA, Gisele de (Orgs). Educação Infantil: Construção de Sentidos e Formação. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2019. p. 195-218.

Microsoft Word - Livro_ebook.docx(1) (ufrgs.br) 

▪ TIRIBA, Léa; PROFICE, Christiana C. Crianças Tupinambá: rios, colinas, bancos de areia e matas como lugares do brincar cotidiano. Teias. v. 19, n. 52, p. 28-47, 2018. (revista A2)

CRIANÇAS TUPINAMBÁ: RIOS, COLINAS, BANCOS DE AREIA E MATAS COMO LUGARES DO BRINCAR COTIDIANO | Tiriba | Revista Teias (uerj.br)

▪ TIRIBA, Lea; PROFICE, Christiana Cabicieri. Desemparedar infâncias: contracolonialidades para reencontrar a vida. O Social em Questão. Rio de Janeiro, v.1, n. 56,  Ano XXVI -  Mai a Ago, p. 89-112, 2023. DOI: 10.17771/PUCRio.OSQ.62303/ ISSN: 2238-9091.

PDF Visualizar/Abrir

 

☛ Prof.ª Dr.ª Lúcia Helena Pralon de Souza

▪ REGO, Sheila Cristina Ribeiro; PRALON, Lucia Helena Pralon. A imagem fixa em artigos publicados nas áreas de educação e ensino no período de 2008 a 2017. Revista Vitruvian Cogitationes. v. 3, n. 1, p. 1-17, 2022. (revista B4)

Vista do A IMAGEM FIXA EM ARTIGOS PUBLICADOS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO NO PERÍODO DE 2008 A 2017 (uem.br) 

▪ BORBA, R. C. do N., TEIXEIRA, P. P., FERNANDES, K. de O. B., BERTAGNA, M., VALENÇA, C. R., SOUZA, L. H. P. de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, v. 13, n. 1, p. 153–171, 2020. (revista A1)

Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio | Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (renbio.org.br) 

▪ PRALON DE SOUZA, L. H. As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam. Horizontes. v. 37, e019042, 2019. (revista A2)

As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam | Horizontes (usf.edu.br) 

▪ SOUZA, L. H. P. de; REGO, S. C. R. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do Programa Nacional do Livro Didático. Ensaios Pedagógicos. v. 2, n. 3, p.5-15, 2018. (revista B1)

IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E AS ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO | Ensaios Pedagógicos (ufscar.br) 

▪ GOUVEA, G.; PRALON, L.H.; OLIVEIRA, C. I. C.; MACHADO, M. A. D. Modos de ler imagens em contextos de formação inicial de professores. Educação e Cultura Contemporânea. v.13, p.135-159, 2016. (revista A2)

Modos de ler imagens em contextos de formação inicial de professores | Gouvea | Revista Educação e Cultura Contemporânea (estacio.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Delgado Machado

▪ PYNOCK, P. ; MACHADO, M. A. D. . Fotografando a Ciência: A Escola e a relação Ciência e Arte. Revista de Educação Pública, v. 1, p. 01-16, 2022. (revista A2)

Vista do Fotografando a Ciência: A Escola e a Relação Ciência e Arte (cecierj.edu.br)

▪ PONTUAL, Pedro de Carvalho ; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado. A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular. Práxis Educativa (Impresso), v. 16, p. 1-20, 2021. (revista A1)

Vista do A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular (uepg.br)

▪ MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; OLIVEIRA, Carmen Irene; DE SOUSA, Guaracira Gouvêa. Para Além da Fixação dos Conteúdos: uma proposta de historicidade como estratégia de transposição didática no estudo da física e na formação docente na licenciatura em ciências biológicas. Inter-ação (UFG. Online), v. 41, p. 671, 2016. (revista A2)

Vista do PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ufg.br)

▪ OLIVEIRA, C. I. ; MACHADO, M. A. D. ; GOUVEIA, G. . Representações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 40, p. 161-181, 2015. (revista A2)

0101-7136-interacao-40-1-00161.pdf (fcc.org.br)

▪ MACHADO, M. A. D.; QUEIROZ, G. . A cultura de projetos, construída via parceria escola-universidade, contribuindo para a qualidade da formação inicial e continuada de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 93, 2012. (revista A1)

Vista do A Cultura de Projetos, Construída Via Parceria Escola-Universidade, Contribuindo para a Qualidade da Formação Inicial e Continuada de Professores (ufmg.br)

 

☛ Prof.ª Dr.ª Soler Gonzalez

▪ GONZALEZ, S.; RAMOS, A. T. ; BARCHI, R. Ecologias e democracias: redes educativas e alternativas políticas cotidianas dos Narradores da Maré. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 30, n. 3. p. 69-91, 2022. (revista A3)

Ecologias e democracias | Barbarói (unisc.br)  

▪ GONZALEZ, S.; SANTOS, E. M. Práticas Antirracistas nos Processos Curriculares com as  Redes Educativas Cotidianas das Mulheres na Bacia do Rio Formate. Revista Espaço do Currículo. v. 15, n. 1. p. 1-18-18, 2022. (revista A3)

PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NOS PROCESSOS CURRICULARES COM AS REDES EDUCATIVAS COTIDIANAS DAS MULHERES NA BACIA DO RIO FORMATE | Revista Espaço do Currículo (ufpb.br) 

▪ GONZALEZ, S.; BARCHI, R. Experiências em Educações Ambientais nos Encontros de Dois Geógrafos Ecologistas. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: Revista de Educação Ambiental, v. 27, n. 1. p. 1-26, 2022. (revista A3)

Experiências em educações ambientais nos encontros de dois geógrafos ecologistas | Ambiente & Educação (furg.br) 

▪ GONZALEZ, S.; SANTOS, E. M. Práticas pedagógicas e redes educativas com educações ambientais e os usos do cinema, fotografias, sons e vídeos nos cotidianos escolares. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 24, p. 18-18, 2022. (revista A3)

Práticas pedagógicas e redes educativas com educações ambientais e os usos do cinema, fotografias, sons e vídeos nos cotidianos escolares | Quaestio - Revista de Estudos em Educação (uniso.br) 

▪ GONZALEZ, S.; FARIA, F. S. Educación ambiental en la escuela diaria con el uso de drones y artefactos tecnológicos en la reserva de desarrollo sostenible de los manglares de Cariacica-ES. Tekoporá - Revista Latino-Americana de Humanidades Ambientais e Estudos Territoriais. v. 4, n. 2. p. 163-180, 2022 (revista A2)

Educación ambiental en la escuela diaria con el uso de drones y artefactos tecnológicos en la reserva de desarrollo sostenible de los manglares de Cariacica-ES | Tekoporá. Revista Latinoamericana de Humanidades Ambientales y Estudios Territoriales. ISSN 2697-2719 (cure.edu.uy) 

 

LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS, HISTÓRIA E CULTURA EM EDUCAÇÃO

☛ Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Prado de Oliveira

▪ OLIVEIRA, B. R., OLIVEIRA, A. C. P., COELHO, J. I. F. Evaluation of the implementation of the Remote Education Program in Minas Gerais during the pandemic: What do users say?. Education Policy Analysis Archives, v. 30, n.86, p. 1-25. 2022. (revista A1)

Evaluation of the implementation of the Remote Education Program in Minas Gerais during the pandemic: What do users say? | Education Policy Analysis Archives (asu.edu) 

▪ OLIVEIRA, A. C. P. de; SEQUEIRA, D. de A. F.; GOMES, L. F. X. A implementação do Turno Único no Rio de Janeiro: Interação e discricionariedade dos agentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2343–2364, 2022. (revista A1)

A implementação do Turno Único no Rio de Janeiro: Interação e discricionariedade dos agentes | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (unesp.br) 

▪ OLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de; JORGE, G. M. dos S.; COELHO, J. I. F. Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do Estado de Minas Gerais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 84–106, 2021. (revista A1)

Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do Estado de Minas Gerais | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (unesp.br) 

▪ OLIVEIRA, A.C.P. CARVALHO, C.P. CARRASQUEIRA, K. Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil. Educar em Revista. v. 36. p. 1-22, 2020. (revista A1)

SciELO - Brasil - Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil 

▪ OLIVEIRA, A. C. P. de, CARVALHO, C. P., BRITO, M. M. A. de. Gestão escolar: Um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 36(2), 473–496, 2020. (revista A1)

Gestão escolar: Um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (ufrgs.br) 

 

☛ Prof. Dr. Bruno Adriano Rodrigues da Silva

▪ SILVA, Bruno Adriano Rodrigues; CARNEIRO, K. T. Práticas de organização científica na Escola Superior de Agricultura de Lavras, Minas Gerais (1969-1975). ETD: Educação Temática Digital, v. 24, p. 564-583, 2022. (revista A1)

Artigo (semanticscholar.org) 

▪ SILVA, Bruno Adriano Rodrigues; BRUZI, A. T.; CARNEIRO, K. T.; REIS, F. P. G.; SILVA, A. C. A proficiência motora de crianças e a abordagem de ensino na educação física escolar: suscitando um debate. Revista Conexões, v. 19, p. 1-20, 2021. (revista  A2)

A proficiência motora de crianças e a abordagem de ensino na educação física escolar | Conexões (unicamp.br) 

▪ SILVA, B. A. R.; REIS, F. P. G.; AZEVEDO, K. T. C.; GUILARDUCCI, R. H. M. Análise do Macrocampo Esporte e Lazer em um Programa de Educação Integral e(m) Tempo Integral. Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, n. 47, p. 79-97, 2020. (revista A2)

Análise do macrocampo Esporte e Lazer em um programa de Educação Integral e(m) Tempo Integral | Carneiro | Revista Educação e Cultura Contemporânea (estacio.br) 

▪ SILVA, B. A. R.; MANSUR, M. C. A. Entre a cultura e a política: a dramatização do futebol nas composições musicais de Chico Buarque. Recorde-Revista de História do Esporte, v. 12, n. 1, p. 1-22, 2019. (revista B2)

ENTRE A CULTURA E A POLÍTICA: A DRAMATIZAÇÃO DO FUTEBOL NAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE CHICO BUARQUE | Silva | Recorde: Revista de História do Esporte (ufrj.br) 

▪ SILVA, B. A. R. A predominância da vertente -alunos em tempo integral- nas discussões sobre o tema da educação integral em tempo integral. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, p. 1-26, 2017.

SciELO - Brasil - A predominância da vertente “alunos em tempo integral” nas discussões sobre o tema da educação integral em tempo integral A predominância da vertente “alunos em tempo integral” nas discussões sobre o tema da educação integral em tempo integral 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Eliane Ribeiro Andrade

▪ DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES ENTRE JOVENS HOMENS E JOVENS MULHERES QUE NÃO ESTUDAM NEM ESTÃO OCUPADOS(AS) NO BRASIL Eliane Ribeiro Andrade e Luiz carlos de Souza

PDF Visualizar/Abrir

▪ Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafíos. Eliane Ribeiro e Severine Macedo

PDF Visualizar/Abrir

▪ AGENDA JUVENTUDE BRASIL leituras sobre uma década de mudanças. Org. Eliane Ribeiro; Regina Novaes, Gustavo venturi e Diógenes Pinheiro.

PDF Visualizar/Abrir

▪ POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE? ANOTAÇÕES SOBRE PROCESSOS, APRENDIZADOS E DESAFIOS. Eliane Ribeiro, Regina Novaes e Severine Macedo.

PDF Visualizar/Abrir

▪ Direito à educação de jovens privados de liberdade: conquistas e desafios. Luiz Carlos Gil Esteves; Diógenes Pinheiro e Eliane Ribeiro Andrade.

PDF Visualizar/Abrir

 

☛ Prof.ª Dr.ª Elisangela da Silva Bernado

▪ GUIMARÃES, Tereza Cristina de Almeida. BERNADO, Elisangela da Silva. BORDE, Amanda Moreira. A burocracia de nível de rua na discricionariedade docente. Educação e Realidade. v. 47, p. 1-16, 2022. (revista A1)

SciELO - Brasil - A Burocracia de Nível de Rua na Discricionariedade Docente A Burocracia de Nível de Rua na Discricionariedade Docente 

▪ BERNADO, Elisangela da Silva. VASCONCELLOS, Kátia. Ser Professor, uma Construção em Três Atos: Formação, Indução e Desenvolvimento na Carreira. Educação em Revista. v. 37, p. 1-15, 2021. (revista A1)

SciELO - Brasil - SER PROFESSOR, UMA CONSTRUÇÃO EM TRÊS ATOS: FORMAÇÃO, INDUÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA SER PROFESSOR, UMA CONSTRUÇÃO EM TRÊS ATOS: FORMAÇÃO, INDUÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA 

▪ GUIMARÃES, Tereza Cristina de Almeida. BERNADO, Elisangela da Silva. Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense. Educar em Revista. v. 37, p.1-20, 2021. (revista A1)

SciELO - Brasil - Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense 

▪ BERNADO, E. da S. Educação em tempo integral: alguns desafios para a gestão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 79–94, 2020. (revista A1)

Educação em tempo integral: alguns desafios para a gestão escolar | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (unesp.br) 

▪ GUIMARÃES, Tereza Cristina de Almeida. BERNADO, Elisangela da Silva. O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral. Revista Educação em Questão. v. 58, n. 58. p. 1-22, 2020. (revista A1)

O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral (fcc.org.br) 

 

☛ Prof. Dr. Eric Plaisance

▪ SOUSA, F. J. P. de;  PLAISANCE, E.; PIRES, I.M.M. (Orgs.). Inclusion sociale et diversité dans l’éducation. Défis du monde actuel (Edition E-BOOK). Cajazeiras-PB (Brésil): Éditions AINPGE, 2023. https://doi.org/10.57242/AeBook00001

INCLUSION-SOCIALE-ET-DIVERSITE-DANS-LEDUCATION-1.pdf (ainpgp.org) 

▪ PLAISANCE, E. The Reconfiguration of the Teaching Profession Within the Dynamics of Accessibility. In: EBERSOLD, S. (ed). Accessibility or Reinventing Education,.London: ISTE, 2021, chap 7, p.117-132.

Accessibility or Reinventing Education | Wiley 

▪ PLAISANCE, E. Um curriculo inclusivo é possivel? Revista Espaço do Currículo. v. 14, n. 1, p. 1-16, 2021. (revista A3)

UM CURRÍCULO INCLUSIVO É POSSIVEL? | Revista Espaço do Currículo (ufpb.br) 

▪ PLAISANCE, E. Alteridade, Modernidade e Democracia: qual a relação com o outro? Currículo sem Fronteiras, jan./abr. 2021 v. 21, n. 1, p. 11-36. DOI:

http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n1.2>;

▪ PLAISANCE, E. PINHEIRO, D. PRADO, L.G. L’éducation inclusive en danger au Brésil. La Nouvelle Revue Education et Société Inclusives- NRESI (Institut INSHEA,France), 2022, n° 94, p.229-246. (sem qualis)

L’éducation inclusive en danger au Brésil [1] | Cairn.info 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho

▪ COELHO, L. M. C. da C.; HORA, D. M. ; GUILARDUCCI, R. H. M. Tempo Integral e Valorização Docente em Planos de Educação e de Carreira no Estado do Rio de Janeiro. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 16, p. 9056, 2021. (revista A3)

TEMPO INTEGRAL E VALORIZAÇÃO DOCENTE EM PLANOS DE EDUCAÇÃO E DE CARREIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | Atos de Pesquisa em Educação (furb.br) 

▪ MACIEL, C. L. A.; COELHO, L. M. C. C. Educação integral e trabalho. Revista HISTEDBR On-line, v. 21, p.e021040, 2021. (revista A3)

Educação integral e trabalho | Revista HISTEDBR On-line (unicamp.br) 

▪ MOEHLECKE, S.; SILVA, B. A. R. da; COELHO, L. M. DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: normativas, princípios orientadores e indicadores para monitoramento. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 165, 2021. (revista A3)

DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL:normativas, princípios orientadores e indicadores para monitoramento | Cadernos de Pesquisa (ufma.br) 

▪ SAMPAIO, C. T. G.; COELHO, L. M. Educação integral no ensino médio: um ensaio em torno de “compromissos com o mundo do trabalho”. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, n. 3, p. 175-189, 202, 2020. (revista A3)

Educação Integral no Ensino Médio: Um ensaio em torno de "compromissos com o mundo do trabalho" | Reflexão e Ação (unisc.br) 

▪ COELHO, L. M. C. C.; Rosa, A. V. N.; SILVA, L. F. A. e. Plano Nacional de Educação, Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação: entre perspectivas e desafios. Revista Cocar (UEPA). v. 12, n. 23, p. 510-533, 2018.

Plano Nacional de Educação, Programa Mais Educação e novo Programa Mais Educação: entre perspectivas e desafios | Revista Cocar (uepa.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Rezende Nunes

▪ NUNES, M. F. R.; HEIDERIQUE, D. S. A escola pediu a documentação e eu tive que explicar que só tem o protocolo da polícia federal: criança refugiada e educação. Inter-Ação (UFG. Online), v. 46, p. 662-678, 2021. (revista A2)

"A ESCOLA PEDIU A DOCUMENTAÇÃO E EU TIVE QUE EXPLICAR QUE SÓ TEM O PROTOCOLO DA POLÍCIA FEDERAL”: CRIANÇA REFUGIADA E EDUCAÇÃO | Revista Inter Ação (ufg.br) 

▪ SOUZA, M. C. E.; NUNES, M. F. R. “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil. Educar em Revista. v. 36, p. e71182-22, 2020. (revista A1)

SciELO - Brasil - “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil “Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil 

▪ NUNES, M. F. R.; KRAMER, S. Gestão municipal e formação: a educação infantil no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 88, n. 218, p. 48-72, 2019. (revista A1)

Gestão municipal e formação: a educação infantil no Estado do Rio de Janeiro | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (inep.gov.br) 

▪ FALCIANO, B. T.; NUNES, M. F. R.; DOS SANTOS, E. C. Dez anos do Pró-infância: efeitos de uma política pública de indução. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 30, n. 73, p. 254-278, 2019. (revista A1)

Dez anos do Proinfância: efeitos de uma política pública de indução | Estudos em Avaliação Educacional (fcc.org.br) 

▪ NUNES, M. F. R.; CORSINO, P. Leitura e Escrita na Educação Infantil: contextos e práticas em diálogo. Cadernos de Pesquisa (FCC. Online), v. 49, n. 174, p. 100-126, 2019.

pt_1980-5314-cp-49-174-100.pdf (fcc.org.br) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Mônica Dias Peregrino Ferreira

▪ PEREGRINO, Mônica; PRATA, Juliana de Moraes. Juventude como mirante dos fenômenos sociais e a reforma do ensino médio—o que se vê quando se olha de um outro lugar?. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280052, 2023.

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/m7RWL4Mj8RxFGkv3fwZ35tx/?lang=pt

▪ MAYA, Ana Lucia Medina; FERREIRA, Mônica Dias Peregrino. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COLÔMBIA E NO BRASIL: ENTRE 1990-2016. e-Mosaicos, v. 10, n. 24, p. 339-355, 2021. (revista B2)

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COLÔMBIA E NO BRASIL: ENTRE 1990-2016 | Maya | e-Mosaicos (uerj.br) 

▪ FERREIRA, Mônica Dias Peregrino. Efeitos das Políticas de Correção de Fluxo sobre as gerações escolares que frequentam o Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 46, p. 372-403, 2019. (revista A2)

Ferreira (estacio.br) 

▪ JULIÃO, Elionaldo Fernandes; FERREIRA, Mônica Dias Peregrino. As políticas de auxílio de oportunidades educacionais no Brasil e as trajetórias escolares na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES  , v. 26, p. 156-156, 2018. (revista A1)

The policies for expanding educational opportunities in Brazil and the school trajectories in the education of young people and adults in high school in Rio de Janeiro | Education Policy Analysis Archives (asu.edu) 

▪ PEREGRINO, Mônica; PINHEIRO, Diógenes; SOUZA, Luiz Carlos de. Engajamento, educação e trabalho: demandas da juventude no Brasil. Revista de Ciencias Sociales, v. 31, n. 42, p.127-150, 2018. (revista A3)

Engajamento, educaçao e trabalho: demandas da juventude no Brasil (redalyc.org) 

 

☛ Prof.ª Dr.ª Nailda Marinho da Costa

▪ COSTA, Nailda Marinho; DIEGUEZ, Priscila. Feminismo em revista: a União Universitária Feminina nas páginas do periódico 'Jornal das Moças' (década de 1950). Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 79, p. 69-86, 2021. (revista A2)

https://www.scielo.br/j/rieb/a/B6sFmZb8FPDXxRjhpKgRwTb/?format=pdf#:~:text=No Brasil dos anos dourados%2C final da década,de trabalho%2C formação intelectual%2C mudança no Código Civil. 

▪ OLIVEIRA, Paloma R; COSTA, Nailda Marinho. Maria de Lourdes Nogueira: o percurso de uma professora e escritora libertária. Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. 1-25, 2021. (revista A1)

Maria de Lourdes Nogueira: o percurso de uma professora e escritora libertária (fcc.org.br) 

▪ OLIVEIRA, Paloma Rezende de; COSTA, Nailda Marinho. O percurso da professora Maria da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. e019022-1, 2019. (revista A3)

O percurso da professora Maria da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II | Revista HISTEDBR On-line (unicamp.br) 

▪ COSTA, Nailda Marinho da; IGNÁCIO, Sâmela Cristinne Furtado de Carvalho. O acervo da Escola Técnica Estadual Henrique Lage como fonte de pesquisa para a história da educação fluminense. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, p. 187-206, 2019. (revista A4)

O acervo da Escola Técnica Estadual Henrique Lage como fonte de pesquisa para a história da educação fluminense | Costa | Revista Contemporânea de Educação (ufrj.br) 

▪ COSTA, Nailda Marinho; MARTINS, Angela Maria Souza; MARINHO, Nailda . Movimento feminista e educação: cartas de Maria Lacerda de Moura para Bertha Lutz (1920-1922). Revista Contemporânea de Educação, v. 11, p. 211-229, 2016.

MOVIMENTO FEMINISTA E EDUCAÇÃO: CARTAS DE MARIA LACERDA DE MOURA PARA BERTHA LUTZ (1920-1922) | Costa | Revista Contemporânea de Educação (ufrj.br) 

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    Escola de Educação Unirio    PPGEdu 

PPGEdu | Programa de Pós-Graduação em Educação Unirio

2023 © PPGEdu Desenvolvido com Plone por Renato Mauro

Encontrou algum erro no site? Nos ajude a corrigir. Clique aqui.