Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por PPGEdu publicado 05/12/2022 10h15, última modificação 13/12/2023 10h03

Cabeçalho

Conexão Grupos de Pesquisa

 

◉ LINHA DE PESQUISA: PRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

01_CACE - Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação     CACE - Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação

Ementa:

Grupo que pesquisa a imagem na educação com enfase nas relações de crianças, jovens e professores com as mesmas no cotidiano. Trabalhamos com a metodologia viva de Fernando Hernandez e com a metodologia da conversa enfocando principalmente a metodologia da conversa com imagens com os sujeitos da pesquisa. Modos de ver, produzir e aprender com a imagem em contextos educativos. 

Linhas de pesquisa:

1. Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Adriana Hoffmann Fernandes

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

17_Aprendizagem em rede - GRUPAR     Aprendizagem em rede - GRUPAR

Ementa:

O GRUPAR foi criado em 2009, pela Profa. Adriana Rocha Bruno, docente, na época, da UFJF e, em 2019, com a sua redistribuição para a UNIRIO, ampliou seu escopo, se assumindo desta instituição. Investiga as Docências nos múltiplos espaços e segmentos, bem como os movimentos e implicações do contemporâneo para a educação. Compreende que a Cultura Digital é construídas pelos sujeitos sociais e que os processos de aprendizagem, na vertente da Educação Aberta e híbrida, devem ser integrados aos estudos e pesquisas realizados. O GRUPAR utiliza contribuições de diversos campos do conhecimento (pedagogia, filosofia, neurociência, psicologia, arte, comunicação, etc.). Seus membros, pesquisadores, docentes, estudantes da Educação Básica e Superior, envolvidos/as e atuantes em redes nacionais (ANPED, ABCiber, etc) e internacionais de pesquisa, como o REGIET e o COLEARN. Pesquisam e cocriam ambientes de aprendizagem abertos, como o POMAR.

Linhas de pesquisa:

1. Docências contemporâneas

2. Educação online

3. Tecnologias da informação e comunicação em educação

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Adriana Rocha Bruno

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

18_FRESTAS - Formação e Ressignificação do Educador, Saberes, Trocas, Arte e Sentidos     FRESTAS: Formação e ressignificação do educador, saberes, trocas, arte e sentidos

Ementa:

O grupo FRESTAS iniciou suas atividades no ano de 2014. Constituído originalmente por um grupo de professores da escola básica da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro que integraram o curso de extensão voltado para as questões do Corpo e das Artes, do convênio MEC/UNIRIO. Nessa perspectiva consolidou-se o grupo como tempo/espaço de investigação sobre o diálogo entre a arte e a educação e as questões do corpo e do movimento no cotidiano escolar e na formação docente. O grupo trabalha na perspectiva da pesquisa-formação, em que pesquisa e extensão se entrelaçam e retroalimentam permanentemente. Entre suas metas estão: Investigar a formação docente considerando o espaço da arte e da corporeidade presentes tanto nos espaços formativos, quanto no cotidiano das escolas e suas práticas. O grupo trabalha também com as perspectivas biográficas/autobiográficas que levam em conta as trajetórias e narrativas dos sujeitos na construção de suas subjetividades.

Linhas de pesquisa:

1. Corpo e Movimento na formação docente

2. Diálogos entre arte e educação

3. Educação Estética na formação de professores e crianças

4. Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Adrianne Ogêda Guedes

Prof.ª Dr.ª Priscilla Menezes

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato:

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

20_LAPEAr      Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental - LAPEAr

Ementa:

O grupo se dedica à investigar políticas e práticas de educação ambiental em âmbito formal e não formal. Incluem-se aí contextos escolares relativos ao currículo, à execução de práticas, à formação inicial e continuada de professores e professoras, e às políticas que incidem sobre esse contexto. Fora dos contextos escolares,o laboratório se dedica também a investigar políticas e práticas de educação ambiental realizadas em outros territórios de interesse ambiental, como unidades de conservação. Nos dois casos, a preferência é colaborar com processos educadores ministrados em ambientes públicos. Subjacente à esses "lugares" de investigação está um forte enfoque nos aspectos epistemológicos que incidem sobre eles, e sobre seus desdobramentos.

Linhas de pesquisa:

1. Práticas educativas, linguagens e tecnologia.

Líder(es) do grupo:

Prof. Dr. Daniel Fonseca de Andrade

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

19_GITAKA: "Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental"     GiTaKa - Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental

Ementa:

O Grupo Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental, GiTaKa, realiza pesquisas-intervenção em escolas urbanas e de territórios Indígenas e tradicionais, voltadas para a produção de cotidianos comprometidos com a integridade das crianças e dos territórios, na contramão da lógica devastadora do capitalismo colonialista. O Grupo atua em rede com forças vivas da sociedade, em especial, educadoras/es e professoras/es de redes públicas, comunitárias e de educação escolar indígena, investindo na ´produção de praticas de desemparedamento e decolonialidade. Os interesses de estudo estão voltados para os campos das filosofias não hegemônicas e das epistemologias nativas, além de autores dos campos de estudos da infância e da ecologia. Como integrante do Núcleo Infâncias Natureza e Arte - NiNA, o Gitaka desenvolve ações de ensino/extensão que articulam conexão com a natureza, vivências corporais, artísticas e de empoderamento político grupal, configurando metodologias de formação decoloniais-teórico-brincantes que tem a perspectiva de desmonte do modelo escolar eurocêntrico. Com base em princípios de conexão com a natureza, liberdade, autonomia e pertencimento coletivo, investe na criação de um campo de conhecimentos que se produz na interface entre os estudos da Educação Infantil e da Educação Ambiental.

Linhas de pesquisa:

1. Educação Infantil Ambiental

2. Práticas de educação e de formação decoloniais teórico-brincantes

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Léa Velocina Vargas Tiriba 

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: -

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

03_GEPAC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo      Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo (GEPAC)

Ementa:

O Grupo, sediado na Unirio, é coordenado pelas profas Claudia de Oliveira Fernandes e Andréa Rosana Fetzner da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM). Desde 2010, formou mais de quarenta mestres e doutores, desenvolvendo pesquisas voltadas à melhoria da educação básica, com o estudo de políticas e práticas em currículo, avaliação das aprendizagens, avaliação externa e organização do trabalho pedagógico, abordados desde perspectivas sociais e culturais comprometidas com a democratização da educação. As parcerias com a Universidade dos Açores (Açores, Portugal), Universidade de Pádova (Padova, Itália), Universidade A Coruña (Galícia, Espanha) e Programas de Pós-Graduação em Educação da UFF, UERJ, PUC-RIO e UFRJ, resultaram em projetos de pesquisa financiados pela FAPERJ, CNPq e CAPES e vasta produção de artigos e livros na área.

Linhas de pesquisa:

1. Ensino e Aprendizagem em Música

2. Políticas e Práticas em Educação

3. Práticas educativas, linguagens e tecnologia

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Andréa Rosana Fetzner

Prof.ª Dr.ª Claudia de Oliveira Fernandes

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

04_Educação, Discurso e Mídia     Educação, Discurso e Mídia

Constituído por pesquisadores de formações diferenciadas, as pesquisas desenvolvidas no grupo trabalham na construção do conhecimento em pontos de intersecção entre linguagem, mídias, artes, ciências e tecnologias, considerando, aspectos educacionais e informacionais e as possibilidades de transformação nas práticas educativas. Nesse sentido, objetiva desenvolver novas práticas no âmbito da educação e comunicação em ciências, especificamente, e problematizar a relação da informação com a educação em ciências, bem como das artes com a educação.

Linhas de pesquisa:

1. Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Guaracira Gouvêa de Sousa (in memorian)

Prof.ª Dr.ª Carmen Irene Correia de Oliveira

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

05_Práticas Educativas e Formação de Professores     Práticas Educativas e Formação de Professores

O grupo é formado por docentes e estudantes que vêm, há alguns anos, compartilhando trabalhos e projetos de pesquisa nas áreas da formação inicial e continuada de professores, estudos dos cotidianos e currículos. O grupo socializa a produção em artigos, livros e eventos (nacionais e internacionais) e atividades de pesquisa e extensão com as escolas e Secretarias Estaduais e Municipais, pensando criticamente as políticas públicas em educação em todos os níveis, orientando TCC¿s, dissertações, teses, IC e aperfeiçoamento (UniRio/Cnpq/Faperj/Capes). Desenvolve projeto de extensão em conjunto com CAP/UFRJ, CPedroII. Na Pós-graduação está vinculado à Linha de pesquisa: Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias orientando mestrandos, desde 2004 e, doutorandos. Vincula-se, internacionalmente à FORMAD-Rede de Formação Docente e ao AAACS e IAACS e AERA. Trabalha em parceria com grupos da UERJ, UFES, UFF, UBA/Argentina, Canada e EUA.

Linhas de pesquisa:

1. Currículos, formação e justiça cognitiva

2. Escola, Cotidiano e Formação de Professores

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli

Prof.ª Dr.ª Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

06_Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur     Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur

O Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) se concentra em estudar práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos contextos formal e não-formal, emergentes em lutas populares, movimentos sociais, populações tradicionais, povos indígenas e grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental no cenário latino-americano. Neste sentido, o GEASur reafirma e se inspira em Paulo Freire, seus ideais e princípios procurando construir suas pesquisas investigando as pedagogias dos conflitos ambientais e estudando as interfaces entre as ecologias de saberes produzidas nos diálogos com mestres da sabedoria popular, assumindo as perspectivas da interculturalidade, decolonialidade a partir das seguintes áreas temáticas: Educação Ambiental Crítica; Educação Ambiental de Base Comunitária; Educação Popular; Justiça Ambiental; Racismo Ambiental; Ecologia Política; Geopolítica e meio ambiente na América Latina.

Linhas de pesquisa:

1. Educação Ambiental

2. Educação Artística

3. Educação Inclusiva

Líder(es) do grupo:

Prof. Dr. Celso Sánchez Pereira

Prof. Dr. Leonardo Villela de Castro

Site   Facebook   Instagram   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

07_Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD     Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD

As dimensões com as quais nos defrontamos estão relacionadas com uma agenda teórico-política de recomposição de argumentos com os quais vimos trabalhando na perspectiva crítica e pós crítica de educação. Ampliamos, por isso, as análises sobre outras fronteiras epistêmicas que nos colocam para além dos muros da instituição social projetada para certificar os/as sujeitos/as sociais. Vislumbra-se acompanhar processos de constituição de outras ambiências de aprendizagens e produzir estudos com as pesquisadoras que atuam na educação básica bem como os licenciandos. O grupo se constitui como um lócus de colaboração e ampliação do sentido da educação para incorporarmos saberes das práticas docentes e assim reconhecer outras pedagogias e outras percepções acerca do conhecimento a ser ensinado na escola e na universidade.

Linhas de pesquisa:

1. Estudos culturais, movimentos sociais, juventudes e contranarrativas na Educação

2. Perspectivas pós-coloniais/decoloniais, propostas curriculares e aprendizagens outras

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Claudia Miranda

Prof. Dr. Dilson Miklos Pereira

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

08_Técnicas, Ciências e Artes     Técnicas, Ciências e Artes

O grupo é vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa busca discutir as relações entre as Técnicas, Ciências e Artes para a promoção da curiosidade epistemológica em diversos níveis educacionais a partir da da articulação com a epistemologia de Gaston Bachelard tanto nas perspectivas do perfil epistemológico e da imagem poética que vem sendo utilizadas para a criação de categorias de análise de produções literárias, fílmicas e vídeos produzidos pelos estudantes. Pretende-se contribuir para a formação de pesquisadores e docentes comprometidos com a busca e defesa da autonomia docente a partir de ações criativas e emancipatórias. No bojo dessa pesquisa, desde 2019 já foram elaboradas três monografias (defendidas), uma dissertação de mestrado (defendida) e seguem em fase de finalização uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado já qualificadas.

Linhas de pesquisa:

1. Ambiente, Sociedade e suas Tecnologias

2. Formação de Professores

3. Relação Ciência e Arte

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Delgado Machado

Prof.ª Dr.ª Lucia Helena Pralon de Souza

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

◉ LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS, HISTÓRIA E CULTURA EM EDUCAÇÃO

09_Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (POGEFE)     Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (POGEFE)

Este grupo de pesquisa congrega pesquisadores, colaboradores e estudantes que atuam na Escola de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em diferentes frentes de pesquisa no campo das políticas e da gestão da educação. Reúne pesquisadores (mestres e doutores), assistentes de pesquisa (graduados e especialistas) e auxiliares de pesquisa (estudantes de graduação), de instituições de educação superior e de educação básica, públicas e privadas, do Rio de Janeiro e de Coimbra. Os trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento pelo grupo recaem sobre as questões particularmente referentes à: programas e práticas de gestão escolar e de educação em tempo integral; gestão democrática; políticas de avaliação da educação básica; entre outras.

Linhas de pesquisa:

1. Políticas e práticas em educação (Doutorado)

2. Políticas, história e cultura em educação (Mestrado)

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Prado de Oliveira

Prof.ª Dr.ª Elisangela da Silva Bernado

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

16_Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI)     Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI)

Ementa:

O Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão – GIEI congrega pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. No Brasil: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Chile: Projeto de Estimulação Sonora (PES); Colômbia: Universidade Distrital Francisco José de Caldas (UDFJC); Espanha: Universidade de La Rioja; Itália: Universidade Degli Studi di Roma Foro Italico (UNIROMA); e Moçambique: Universidade Pedagógica.
Os objetivos do GIEI são: Promover o intercâmbio de conhecimentos, abordagens, experiências, resultados de pesquisas e práticas em relação à educação e inclusão em nível global; Promover espaços de diálogo, reflexão e análise do impacto das políticas públicas na educação e inclusão; Consolidar vínculos interinstitucionais para intercâmbio e disseminação de ações e estratégias que possibilitem a construção de uma cultura de inclusão, com a convicção de contribuir para a construção de um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Por inlusão entende-se tanto reflexões e práticas voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência quanto sujeitos em situações de vulnerabilidade (econômica, social, política).

Linhas de pesquisa:

1. Inclusão e Formação de Professores

Líder(es) do grupo:

Prof. Dr. Diógenes Pinheiro

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

10_Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação     Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação

Ementa:

O Grupo de Pesquisa atua desde 2010, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, envolvendo pesquisadores e estudantes de distintas formações e experiências, na produção de pesquisas e intervenções de caráter interdisciplinar, conjugando pesquisa, extensão e ensino. Seu eixo condutor está centrado no debate sobre a construção de políticas públicas no campo que aproxima educação e juventude, as relações sociais que as sustentam, seus sujeitos, necessidades, demandas, territórios, com destaque para intersecções com a educação de jovens e adultos, o ensino superior, a educação rural e a educação nos movimentos sociais. As avaliações e pesquisas produzidas têm como perspectiva incidir na construção, vigência, monitoramento e ampliação de políticas públicas de juventude com maior qualidade social. A atuação do Grupo de Pesquisa reforça a formação dos estudantes de pós-graduação.

Linhas de pesquisa:

1. Políticas Públicas e sociologia da educação e juventude

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Eliane Ribeiro Andrade

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

11_NEEPHI - Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral     NEEPHI - Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral

Ementa:

Grupo de pesquisa dedicado às questões do tempo, espaço e educação integral nas escolas. 

Linhas de pesquisa:

1. Políticas e Práticas em Educação

2. Políticas, história e cultura em Educação

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho

Prof.ª Dr.ª Janaina Specht da Silva Menezes

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

12_Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - NEPHEB/HISTEDBR     Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - NEPHEB/HISTEDBR

Ementa:

 

Linhas de pesquisa:

1. Gênero e Educação

2. História das instituições escolares, práticas e pensamento educacional

3. Tempos, espaços e concepções de educação integral

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Nailda Marinho da Costa

Prof.ª Dr.ª Priscila Ribeiro Gomes

Prof.ª Dr.ª Paloma Rezende de Oliveira

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

13_Ecoturismo e Desenvolvimento     Ecoturismo e Desenvolvimento

O grupo desenvolve pesquisas voltadas para o fortalecimento das políticas de conservação da natureza e do ecoturismo, com o objetivo de refletir e discutir a proteção de áreas naturais protegidas e de populações tradicionais em um contexto nacional de estímulo a grandes empreendimentos causadores de significativos impactos socioambientais. Especificamente, procura contribuir no plano teórico-metodológico, pedagógico, institucional e jurídico das atividades de ecoturismo em áreas naturais.

Linhas de pesquisa:

1. Ecoturismo e pós-extrativismo

2. Política brasileira de conservação da natureza

3. Unidades de conservação e grandes projetos de investimento

Líder(es) do grupo:

Prof. Dr. Rodrigo Machado Vilani

Prof. Dr. Daniel Fonseca de Andrade

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

14_Educação Infantil e Políticas Públicas - EIPP      Educação Infantil e Políticas Públicas - EIPP 

Ementa:

O Grupo EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS/ EIPP é uma vertente do Núcleo Jipse - Juventude. Infâncias , que atua, desde 2009, na PÓS-GRADUAÇÃO em Educação da UNIRIO. Abarcando projetos específicos que estudam sobre ações educativas voltadas para a infância - com o apoio do CNPq (2008/2010; 2018/2020) e da FAPERJ (JCNE-2012/2014 e 2015/2017; CNE 2021/2024) - foi imperioso criar um grupo que incluísse a infância e as políticas públicas voltadas para esta etapa geracional com demandas específicas. Além das pesquisas, o EIPP atua em cursos no PPGEdu, projetos de formação cultural e ação educacional, assessoria a redes públicas, MEC e movimentos sociais tendo a temática dos direitos da infância e da educação brasileira como foco. Contamos com a parceria de secretarias municipais nas discussões com professores e gestores, além da parceria interinstitucional com o INFOC (PUC-Rio). Trabalhos com o NEPEI (UFMG) e LEDUC (UFRJ) no âmbito da leitura e da escrita na EI vem se desenvolvendo desde 2013.

Linhas de pesquisa:

1. Políticas em educação

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Rezende Nunes

Prof.ª Dr.ª Marina Pereira de Castro e Souza

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

 

15_Grupo de Estudos e pesquisas sobre Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT)    Grupo de Estudos e pesquisas sobre Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT)

Ementa:

A partir de bases de dados acerca de conjuntos delimitados da população de jovens do país, buscamos investigar as mudanças trazidas por processos que, em seus limites e contradições, vêm permitindo o ingresso destes em instituições e processos antes restritos a porção mínima da juventude brasileira. Investigamos também as rupturas impostas a este processo nos últimos anos. Os estudos aqui presentes buscam compreender o papel relativo desenvolvido pela escola (em sua parceria com outras instituições de socialização juvenil) nos processos de transição para a vida adulta. Para isso, operamos: com a construção e implantação de bases de dados que fornecem subsídios para as pesquisas do grupo; com a construção de mapas analíticos de políticas públicas, em especial aquelas que tocam à juventude e suas condições de estudo e trabalho; com a construção de bancos de entrevistas que permitam às juventudes expressar os problemas de seu tempo.

Linhas de pesquisa:

1. Desigualdades socioespaciais e Processos de socialização juvenil

2. Transições escolares

3. Relação escola-trabalho

Líder(es) do grupo:

Prof.ª Dr.ª Mônica Dias Peregrino Ferreira

Prof. Dr. Elionaldo Fernandes Julião

Site   Facebook   Instagram   YouTube

✉ E-mail para contato: 

☛ Acesse o Diretório Lattes

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    Escola de Educação Unirio    PPGEdu 

PPGEdu | Programa de Pós-Graduação em Educação Unirio

2023 © PPGEdu Desenvolvido com Plone por Renato Mauro

Encontrou algum erro no site? Nos ajude a corrigir. Clique aqui.