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Projetos de Pesquisa

por NEEPHI publicado 29/08/2024 10h10, última modificação 14/11/2024 10h40

Cabeçalho

Sala Projetos de Pesquisa

 

✎ PROJETO INTERINSTITUCIONAL

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) PRÁTICA(S) NO TEMPO INTEGRAL: POLÍTICAS EM INSTÂNCIAS FEDERATIVAS NO BRASIL - FASE 01


*RESUMO

A presente pesquisa – submetida ao Departamento de Pesquisa da UNIRIO e aprovada para ter início em agosto de 2023 – objetiva estabelecer e precisar, teórica e metodologicamente, parâmetros temporais; espaciais; abordagens epistemológicas; critérios e categorias que possibilitem, ao longo de suas fases, identificar e avaliar política(s) de educação integral e(m) tempo integral em instâncias nacionais e subnacionais da realidade educacional brasileira. Identificando-se como uma proposta de caráter longitudinal, se realizará em rede regional abarcando, em 3 fases, questões atinentes à temática base do grupo de pesquisa em que se insere - educação integral e(m) tempo integral. O estudo, na Fase 1, se desenvolverá em 2 anos de investigação (de 2023 a 2025) e propõe-se a elencar e sistematizar estudos e produções acadêmicas em torno dessa temática e de aspectos que intervirão na análise da implementação e avaliação de políticas dessa natureza. Objetiva também analisar a realidade educacional fluminense e de instâncias subnacionais, em relação ao objeto de estudo, organizando e sistematizando um conjunto de dados oficiais que ilumine as políticas a serem analisadas. Teórica e metodologicamente, traz como base conceitos de campo e capital (Bourdieu,2004;2014) e o ciclo de políticas de Ball (2012), bem como o enfoque sobre pesquisas em Políticas Educacionais (Mainardes,2017;2018a;2018b;2022; Tello e Mainardes, 2015).

 

*OBJETIVOS ESPECÍFICOS (FASE 01)

  1. Sistematizar estudos relativos à temática da educação integral e(m) tempo integral, precisando inicialmente seu sentido no campo de disputas acadêmicas e políticas em que se insere e, na sequência, explorar teoricamente outras temáticas que dizem respeito às vertentes que serão privilegiadas na pesquisa, a saber, (i) as políticas públicas e (ii) as práticas pedagógicas, dentro de recorte temporal que compreende o período 1990-2023.
  2. Elencar, conhecer, e sintetizar produções acadêmicas que – no período de 1990 a 2023 – refletem sobre aspectos metodológicos que podem contribuir para com as fases posteriores desta pesquisa, a saber: (i) implementação de políticas e suas etapas; (ii) monitoramento de políticas públicas e (iii) avaliação de políticas públicas.
  3. Analisar a realidade educacional brasileira – especificamente o estado do Rio de Janeiro – no que diz respeito à elaboração e implantação de políticas de educação integral e(m) tempo integral, entre os anos 1990 e 2023, contextualizando-a em relação a aspectos sócio históricos, econômicos e político ideológicos que a constituem, procurando avançar no sentido de precisar instâncias subnacionais passíveis de estudo mais aprofundado em relação ao nosso objeto.
  4. Conhecer, sistematizar e analisar um conjunto de dados oficiais, em âmbito nacional e estadual, que possam subsidiar estudos no que tange às políticas de educação integral e(m) tempo integral, no estado do Rio de Janeiro, levando em consideração, inicialmente, uma abordagem baseada em estudos do campo crítico; um enfoque epistemológico pluralista [1] (MAINARDES, 2018) e um posicionamento de cunho democrático.

 [1]. Neste projeto, a questão do enfoque epistemológico pluralista será evidenciada na seção dedicada à Metodologia.

 

*EQUIPE ENVOLVIDA (FASE 01)

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Lígia Martha Coibra da Costa Coelho

PESQUISADORES:

Bruno Adriano Rodrigues da Silva – Prof. pesquisador/UNIRIO

Carlos Antonio Diniz Júnior – Prof. pesquisador/UNIRIO

Dayse Martins Hora – Prof. pesquisador/UNIRIO e UCP

Sabrina Moehlecke – Prof. pesquisador/UFRJ

COLABORADORES:

Bruno Bernardo Maciel – graduação/UNIRIO

Carlos Thiago Sampaio – doutorando/UNIRIO

Flávia Silva Martins – doutoranda/UNIRIO

Camila Stamm – mestranda/UNIRIO

Diego Salgado – mestrando/UNIRIO

Palas Athena Brazão – mestranda/UNIRIO

Laryssa Rabelo – mestranda/UNIRIO

Luisa Figueiredo do Amaral e Silva – (egressa)

Mateus Henrique Guimarães – (egresso)

EQUIPE INTERINSTITUCIONAL:

Flávia Russo Silva Paiva - UFV/MG

André Augusto Deodato – UFOP/MG

Valdeney Lima da Costa – UESPI/PI

 

✎ PROJETOS INSTITUCIONAIS

2013 - Atual

◼︎ INTERESSES E DILEMAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL.

Descrição: O presente projeto de pesquisa está circunscrito ao campo da Educação, mais especificamente à temática da Educação Integral e(m) em tempo integral que se caracteriza por associar à diversificação das oportunidades educacionais a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, com o intuito de melhorar a qualidade da oferta do direito à Educação. Nossos objetivos são: identificar os grupos sociais que formulam os programas educacionais que integram a política educacional brasileira, analisar quais os seus interesses, como e por que o Estado brasileiro é permeável a eles e quais os impactos desses programas em escolas públicas. O fato deste ser um problema de Estado justifica a realização deste projeto em uma universidade pública. Metodologicamente, para a execução do projeto de pesquisa que possui uma natureza predominantemente qualitativa utilizaremos os seguintes instrumentos metodológicos: revisão sistemática, trabalhos de campo de natureza exploratória, entrevistas, grupos focais e trabalho em arquivos e acervos.

Coordenador: Prof. Bruno Adriano Rodrigues da Silva.

 

2019 - Atual

◼︎ POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORARIA DAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS?

Descrição: A defesa de uma escola de tempo integral tem sido justificada como uma estratégia tanto para aumentar a qualidade na educação, percebida no sentido de melhoria da aprendizagem, quanto para a equidade, pela possibilidade de diminuição dos efeitos das desigualdades sociais sobre as desigualdades educacionais, ao suprir um capital econômico, social e cultural, nem sempre acessível a todos. Contudo, é necessário analisar esse processo com mais cuidado. Se, por um lado, os dados estatísticos de matrícula na educação de tempo integral são muito positivos, por outro se faz necessário compreender melhor qual o efetivo potencial da educação integral na redução das desigualdades educacionais. Desse modo, a presente pesquisa traz como objetivo analisar quais as influências da educação integral, entendida nos seus múltiplos sentidos e formatos, sobre as oportunidades educacionais no ensino médio brasileiro. Para tanto, serão analisadas a literatura nacional e internacional sobre o tema, os programas de educação integral para o ensino médio no Brasil e no Rio de Janeiro, os dados estatísticos disponíveis sobre o tema e as percepções de gestores de escolas que atuam dentro desse modelo.

Integrantes: Sabrina Moehlecke - Coordenador. Alunos envolvidos: Graduação (2).

 

2023 - Atual

◼︎ EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFV NO PERÍODO DE 2007 - 2023

Descrição: A pesquisa objetiva investigar os Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa sobre a temática da educação integral e(m) tempo integral escolar, apresentados entre os anos de 2007 a 2023.

Integrantes: Flávia Russo Silva Paiva - Coordenador / Marcela Rocha de Sa – Integrante.

 

2023 - Atual

◼︎ POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ

Descrição: Essa pesquisa de iniciação científica se insere em uma investigação mais ampla denominada Educação Integral e (m) prática (s) no tempo integral: Políticas em municípios e/ou Estados no Brasil (FASE 01), em etapa de elaboração (2023/2025) no âmbito do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI), vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem por objetivo identificar projetos ou programas de iniciativa municipal para a educação integral em tempo integral. Em termos metodológicos, será realizada pesquisa bibliográfica, documental e utilização de questionários endereçados às secretarias municipais de ensino situadas no território Chapada das Mangabeiras.

Integrantes: Valdeney Lima da Costa - Coordenador / Isabella Barros Botelho - Integrante.

 

2024 - Atual

◼︎ PROGRAMA ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Descrição: O referido projeto objetiva analisar as estratégias de financiamento e gestão no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). O referido programa criado por meio da Lei n 14.640, de 31 de julho de 2023, objetiva fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral (BRASIL, 2023a). O ETI, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) se constitui como estratégia para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

Integrantes: Carlos Antonio Diniz Junior - Coordenador / Janaína Specht da Silva Menezes – Integrante.

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