Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Participação no evento "Dia da Ouvidoria"

Participação no evento "Dia da Ouvidoria"

A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, nesta terça-feira, dia 19 de março, o evento "Dia da Ouvidoria", em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, comemorado em 16 de março e instituído pela Lei 12.632, de 14 de maio de 2012 . A cerimônia foi realizada no Instituto Federal de Brasília (IFB) e contou com a participação das ouvidorias da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo federal integradas no Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv). A servidora Mariana Araujo esteve presente na homenagem, representando a Ouvidoria da Unirio.

O evento  foi aberto pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho, que assinou a nova portaria de procedimentos do Sisouv, em substituição à portaria nº 581, de 2021, apresentada pela Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances.

Dia da Ouvidoria

Na ocasião também foram apresentadas duas palestras: “Estamos bem? Uma Reflexão sobre as Relações de Trabalho, Saúde Mental, Escolhas Éticas e Felicidade na Atualidade” e “Desafio da Inclusão e o papel das Ouvidorias", ministradas por Maria Homem e Anna Paula Feminella, respectivamente.

O objetivo  principal do evento foi celebrar o trabalho dos agentes das Ouvidorias Públicas, que exercem um papel primordial de interlocução entre as instituições públicas e a população, proporcionando informações importantes para a garantia de direitos e o aprimoramento dos serviços públicos, servindo como espaço de comunicação, possibilitando que os cidadãos apresentem reclamações, elogios, sugestões e denúncias em relação aos serviços públicos.

Lei de Acesso à Informação - LAI

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD