Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/09/2013 13h30, última modificação 08/06/2016 11h14

Antes de entrar em contato com algum setor da UNIRIO, verifique nesta seção se há resposta para sua dúvida. Caso não encontre a informação, utilize o formulário Fale Conosco.


Sobre a UNIRIO

O que significa a sigla UNIRIO? A Universidade é privada, estadual ou federal?

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é uma autarquia integrante do Sistema Federal de Ensino Superior, vinculada ao Ministério da Educação. A UNIRIO originou-se da Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG), criada pelo Decreto-Lei nº 773 de 20 de agosto de 1969. Em 5 de junho de 1979, pela Lei nº 6.555, a FEFIERJ foi institucionalizada com o nome de Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). E, em 24 de outubro de 2003, a Lei nº 10.750 alterou o nome da Universidade para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mas a sigla foi mantida.

Onde a UNIRIO está localizada?

As unidades da UNIRIO estão distribuídas pelos seguintes endereços:

- Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Escola de Medicina e Cirurgia
Rua Silva Ramos, 32, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20270-330

- Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20270-330

- Instituto Biomédico

Rua Frei Caneca, 94, Centro, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20211-040

- Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP)
Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22270-000

- Centro de Letras e Artes (CLA)
Av. Pasteur, 436, fundos, Urca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22290-240

- Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e Instituto de Biociências (IBIO)
Endereço: Avenida Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20290-240

- Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias, Administração Central e Escola de Nutrição
Avenida Pasteur, 296, Urca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20290-240
 
- Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
Endereço: Rua Dr. Xavier Sigaud, 290, Urca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22290-180


Formas de ingresso

Quais são as formas de ingresso na graduação presencial da UNIRIO?

  • Sistema de Seleção Unificada: O processo seletivo para ingresso em cursos de Graduação da UNIRIO é realizado em fase única por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção é feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior. Por exemplo, um concorrente a uma vaga para estudar em 2013 participará do processo seletivo com a nota obtida por ele no Enem 2012. Para mais informações sobre o Sistema de Seleção Unificada, acesse: http://sisu.mec.gov.br/.
  • Enem + THE: Os cursos de Artes (Música e Teatro, com exceção de Teoria do Teatro e Licenciatura em Teatro) exigem a realização de Teste de Habilidade Específica (THE) como critério de seleção. Na nota do candidato, também é considerado o desempenho no Enem. Outras informações constarão no Edital do THE, divulgado na página da Coordenação de Seleção e Acesso (COSEA): http://cosea.unirio.br/.
  • Transferência: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejarem dar prosseguimento ao curso de graduação na UNIRIO poderão participar de processo seletivo de transferência. A quantidade de vagas existentes, os prazos, os critérios para classificação e outras informações constarão no Edital de Transferência e Reingresso, divulgado na página da Coordenação de Seleção e Acesso (COSEA): http://cosea.unirio.br/.
  • Reingresso: Portadores de diploma de curso de graduação emitido por qualquer instituição de ensino superior podem realizar novo curso na UNIRIO, por meio de processo seletivo. A quantidade de vagas existentes, os prazos, os critérios para classificação e outras informações constarão no Edital de Transferência e Reingresso, divulgado na página da COSEA:  http://cosea.unirio.br/.
  • Revinculação: De acordo com a Resolução UNIRIO Nº 3.211, de 29 de outubro de 2009, portadores de diploma de curso de graduação da UNIRIO podem solicitar novo vínculo com a Universidade, desde que haja vaga no curso desejado. Para realizar esta solicitação, é necessário que o egresso tenha sido diplomado pela UNIRIO há até 4 (quatro) anos e apresente coeficiente geral de rendimento igual ou superior a 5 (cinco).

A UNIRIO isenta candidatos que não tenham condições de pagar a inscrição?

No caso do acesso à graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada, a isenção deve ser solicitada de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A UNIRIO concede isenção nas demais formas de acesso, de acordo com as regras estabelecidas nos editais de THE, Reingresso e Transferência.

A UNIRIO realiza alguma ação afirmativa para ingresso na graduação?

A UNIRIO tem política de ação afirmativa voltada para professores em atividade da rede pública, com reserva de 20% das vagas dos cursos de Licenciatura. Além disso, a Universidade reserva um percentual das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme a determinação da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e de seu decreto de regulamentação (nº 7.824, de 11 de outubro de 2012).


Graduação

Estou iniciando meu curso superior na UNIRIO. Quais as informações mais importantes sobre minha vida acadêmica?

As normas mais importantes para quem está chegando à UNIRIO estão disponíveis no seguinte endereço: http://www2.unirio.br/unirio/prograd/procedimentos-academicos. Nessa página você vai achar informações sobre sistema de créditos, disciplinas obrigatórias e optativas, registro acadêmico, inscrição em disciplinas, trancamento de matrícula, critérios de aprovação, entre outras.

Como faço para obter fluxograma e ementas das disciplinas do meu curso?

Procure a secretaria do curso no qual você está matriculado ou a que pretende concorrer. Acesse a lista de telefones no seguinte endereço:http://www.unirio.br/Documentos/telefonesUnirio_12.04.2.pdf.

Sou ex-aluno de graduação da UNIRIO e gostaria de obter a 2ª via do diploma e/ou do histórico escolar. Como devo proceder?

Solicite os documentos diretamente na secretaria do curso que você frequentou na UNIRIO.


Pós-graduação

Como faço para ingressar em algum curso de pós-graduação na UNIRIO?

Periodicamente, são publicados editais de seleção discente que estabelecem o número de vagas abertas e os critérios de seleção. Os editais de seleção discente são publicados na página principal da UNIRIO, na página da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPG) e, no caso de cursos de pós-graduação stricto sensu, na página de cada Programa.

Onde posso obter informações sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pela UNIRIO?

Na página do Departamento de Pós-graduação da PROPG e, no caso de cursos de pós-graduação stricto sensu, na página de cada Programa.

Onde posso consultar os editais de seleção para pós-graduação?

Na guia Editais da página da PROPG e, no caso de cursos de pós-graduação stricto sensu, também na página de cada Programa.

É possível revalidar meu diploma estrangeiro na UNIRIO?

Sim. Consulte a Resolução n°1.946, de 17.08.98, que pode ser encontrada na pasta Regulamentação da Pós-graduação na UNIRIO da guia Documentos da página da PROPG.

Como faço para conhecer as linhas de pesquisa e ementas das disciplinas dos cursos de pós-graduação?

Nas páginas de cada curso de pós-graduação, que podem ser acessadas na página do Departamento de Pós-graduação da PROPG.

Sou ex-aluno de pós-graduação da UNIRIO e gostaria de obter a 2ª via do diploma e/ou do histórico escolar. Como devo proceder?

Solicite os documentos diretamente na Coordenação do Programa de Pós-Graduação que você frequentou na UNIRIO.


Extensão e Cultura

A UNIRIO oferece cursos de extensão? Em que áreas?

Sim, a Universidade oferece cursos de extensão em diversas áreas, tais como artes, cultura, saúde, ciências humanas, entre outras. As ações de extensão podem ser encontradas na página do Departamento de Extensão: http://www2.unirio.br/unirio/proexc/dep.-de-extensao/acoes-de-extensao-cadastradas.

Quero cadastrar meu projeto/ evento como atividade de extensão. Qual é o procedimento?

Para cadastrar projeto ou evento como atividade de extensão é necessário ser docente efetivo vinculado à UNIRIO, com Especialização, Mestrado ou Doutorado, ou técnico-administrativo também vinculado à UNIRIO. Os interessados devem apresentar ao Departamento de Extensão os seguintes documentos:

- Formulário “Plano de Ação” devidamente preenchido e assinado por um único coordenador e pela chefia imediata. A carga horária prevista para Programas e Projetos deve respeitar o limite máximo e mínimo de horas trabalhadas. Sendo assim: Programas - 600 horas mínimas e 1.500 horas máximas. Projetos - 240 horas mínimas e 800 horas máximas.

- Cópia da Ata do Departamento ao qual está vinculado o proponente, em que conste a aprovação da ação de extensão (Projeto/Programa/Curso/Evento/Prestação de Serviços) para o ano em curso. As unidades administrativas que não possuem Departamento estão dispensadas de juntar este documento. Caso não seja possível a aprovação em ata em tempo hábil, deve ser apresentada uma ata ad referendum assinada pelo chefe do Departamento (ou por seu substituto) aprovando a ação e comprometendo-se a submetê-la à aprovação do Departamento na primeira reunião possível.

- Novos Projetos e Programas deverão vir com seus respectivos projetos detalhados, nos quais constem, entre outras informações, linha de extensão, área temática principal e secundárias (somente uma principal e as demais secundárias), o objetivo da ação, justificativas para sua metodologia e cronograma. As propostas de renovação de Projetos e Programas cujos projetos detalhados não foram modificados estão dispensadas de juntar tal documento. As propostas de Cursos, Eventos e Prestações de Serviços devem vir com o cronograma da ação e documentos de divulgação, além do respectivo projeto detalhado.

- Os Projetos e Programas que solicitarem bolsas de extensão devem juntar às suas propostas um Plano de Atividade dos Bolsistas (forma livre), em que constem as atividades que serão exercidas pelos bolsistas e cronogramas.

- O formulário “Plano de Ação” pode ser obtido no link: http://www2.unirio.br/unirio/proexc/formularios/departamento-de-extensao.


Assuntos Comunitários e Estudantis

A Universidade oferece auxílio a alunos com dificuldades financeiras para continuar no curso?

A UNIRIO oferece três modalidades de auxílio a estudantes de Graduação em situação de vulnerabilidade social: Bolsa Permanência, Auxílio-Alimentação e Auxílio-Moradia. Todos são oferecidos por meio de edital divulgado pela Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE), com prazo contínuo para solicitação dos alunos. A seleção dos estudantes obedece a critérios socioeconômicos e será realizada pelo Serviço Social da DACE.

Sou de outra cidade e gostaria de estudar na UNIRIO. Existe algum tipo de apoio para moradia ou alojamento?

Sim. Estudantes de outros estados ou de municípios no estado do Rio de Janeiro localizados a partir de 100 km de distância da UNIRIO podem concorrer ao Auxílio-Moradia. A seleção é feita por meio de edital divulgado pela Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE). O Auxílio-Moradia não poderá ser cumulativo com a Bolsa Permanência.

A UNIRIO oferece algum serviço de apoio psicológico?

Sim. O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) da Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE) oferece atendimento psicológico para estudantes da UNIRIO, mediante agendamento. A marcação deve ser feita pelos telefones (21) 2542-7589 e 2542-7577.

Gostaria de ter uma orientação nutricional. A UNIRIO possui algum serviço na área?

Sim. O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) da Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE) oferece atendimento nutricional para estudantes e servidores da UNIRIO, mediante agendamento. A marcação deve ser feita pelos telefones (21) 2542-7589 e (21) 2542-7577.


Bibliotecas da UNIRIO

Quantas bibliotecas a UNIRIO possui?

O Sistema de Bibliotecas da UNIRIO (UNIBIBLI) é composto pela Biblioteca Central (órgão suplementar), uma Biblioteca Infanto-Juvenil (BIJU) e por seis bibliotecas setoriais de livre acesso a toda a comunidade.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever:

  • Alunos regularmente matriculados;
  • Servidores técnico-administrativos em atividade, aposentados e contratados;
  • Professores em atividade, aposentados, pesquisadores, substitutos, visitantes;
  • Residentes do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
 

Quais os documentos necessários para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas?

Itens necessários para realizar a inscrição:

  • 1 foto 3x4 recente (não aceitamos cópia);
  • Documento oficial de identidade com foto;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Alunos: apresentação da identificação da Universidade, com validade vigente;
  • Servidores: comprovante de vínculo empregatício atualizado.
 

Quais os contatos da Biblioteca Central?

Endereço: Av. Pasteur, 436, Urca, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22290-240
Telefone: (21) 2542-1397.

Mesmo não sendo da UNIRIO, posso ter acesso a livros nas bibliotecas da Universidade?

O empréstimo domiciliar do acervo acadêmico é exclusivo para alunos, docentes e técnicos-administrativos da UNIRIO com vínculo ativo. Já o serviço de consulta no local é aberto ao público em geral. Na Biblioteca Infanto-Juvenil (BIJU) todo o acervo (livros de ficção para os públicos infantil, juvenil e adulto) pode ser emprestado ao público em geral. 


Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG)

Onde se localiza o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG)?

O endereço do HUGG é Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca, Rio de Janeiro-RJ.

O HUGG oferece atendimento de emergência?

Não. O atendimento é realizado nos ambulatórios, por meio de marcação de consultas, ou nas enfermarias, para pacientes internados.

Como faço para marcar consulta, exame ou cirurgia no HUGG?

O HUGG é uma unidade de saúde integrante da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), como prestador de serviços para a gestão municipal e a estadual. A forma de acesso a esses serviços se dá por meio do Sistema de Regulação do SUS- SISREG III. Inicialmente, os pacientes são atendidos nas unidades básicas de saúde ou clínicas da família – é o atendimento primário. Quando se faz necessário o atendimento de maior complexidade, a unidade básica solicita a consulta através do SISREG III. Após regulada, a consulta é agendada com dia/hora, médico especialista e unidade que atenda as necessidades do paciente e que seja de melhor acesso para ele.

Quais são as especialidades médicas do HUGG?

  • Alergia e Imunologia
  • Cardiologia
  • Clínica Médica
  • Dermatologia Adulto e Infantil - Clínica, Cirúrgica e Cosmetologia
  • Endocrinologia Adulto e Infantil
  • Gastroenterologia
  • Genética
  • Ginecologia e Mastologia
  • Hematologia
  • Nefrologia
  • Neurocirurgia
  • Neurologia - Esclerose Múltipla
  • Nutrição - Adulto, Infantil e Obesidade
  • Obstetrícia
  • Obstetrícia de Alto Risco
  • Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
  • Oncologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Otorrinolaringologia
  • Pediatria
  • Pneumopediatria
  • Pneumologia
  • Polo de Diabetes
  • Psicologia
  • Psiquiatria
  • Proctologia
  • Urologia
  • Cirurgia Gástrica e Bariátrica
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Pediátrica
  • Cirurgia Torácica
  • CTA – testagem e aconselhamento DST
  • Diagnóstico por imagem (Radiologia Geral, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia de Alta Resolução, Tomografia Computadorizada)
  • Exames Complementares (Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, CPRE, Ultrassonografia Transesofágica, Manometria Anorretal, Bio Feedback Anorretal, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Broncoscopia, Prova  de Função Respiratória, MAPA)
  • Exames Laboratoriais

Acesso a Informação Capes CNPQ