Você está aqui: Página Inicial / Setor de Apoio Pedagógico

Setor de Apoio Pedagógico

por Priscila Maia última modificação 17/10/2018 12h30

O Setor de Apoio Pedagógico, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) oferece apoio pedagógico aos estudantes da UNIRIO, prioritariamente, aos que recebem Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) e auxílios de assistência estudantil.

Esse trabalho vem ao encontro do que está estabelecido no Decreto nº 7.234, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, que determina que as ações de assistência estudantil devem ser desenvolvidas, entre diversas áreas, sendo uma delas a área do apoio pedagógico, principalmente no exposto no Parágrafo Único, do Art. 4º, quando ressalta que as ações de assistência estudantil devam viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão.

Aliados a essa deliberação legal, o Setor de Apoio Pedagógico tem como missão apoiar o estudante para melhorar a sua condição de vida universitária, estimular o desenvolvimento acadêmico e contribuir para a sua permanência e conclusão do curso.

Nesse sentido, o Setor de Apoio Pedagógico tem como objetivo apoiar pedagogicamente a permanência do estudante no curso em que está matriculado, tendo como objetivos específicos: planejar e realizar dinâmicas abertas para realização de apoio psicopedagógico; aconselhar e orientar pedagogicamente de modo individual; construir conjuntamente com o estudante estratégias para o seu desenvolvimento acadêmico.

- Competências do Setor de Apoio Pedagógico [Clique aqui]

- Protocolo de Atendimento do Setor de Apoio Pedagógico [Clique aqui]

- Clipping do Setor de Apoio Pedagógico [Clique aqui]

- Rodas Pedagógicas:

- Questionário dos Setores de Apoio Psicológico e Pedagógico [Clique aqui]

- Técnica em Assuntos Educacionais: Samilly Diniz.

- Contato: apoiopedagogico.prae@unirio.br

Quantitativo de Bolsas

> Quantidade de bolsas/auxílios:

BIA: 410

Auxílio Alimentação: 690

Auxílio Moradia: 90

> Vagas ocupadas na folha de pagamento referente a AGO/2018:

BIA: 402

Auxílio Alimentação: 671

Auxílio Moradia: 87

*As vagas disponíveis serão preenchidas na convocação de Setembro/2018.