Portal UnirioGuia Telefônico Contatos

PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2023

LOGO PPGD

 O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, oferecido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da UNIRIO informa e abertura do edital de ingresso no Curso de Mestrado.  

Acompanhe aqui as etapas:

Abertura do processo seletivo

Edital de Seleção Mestrado em Direito 2023 - PPGD/UNIRIO 

Inscrição no processo seletivo

Inscrição (26/08 à 25/09/2022)

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "As linhas de pesquisa de escolha na ficha de inscrição correspondem aquelas existentes no regulamento atual. No site os docentes estão distribuídos nela. Assim, o candidato deve propor a linha 1 ou 2 conforme a disposição dos docentes no site. O anexo com os temas de investigação não faz nenhuma referência a linha, mas os temas de pesquisa do docente, ao qual igualmente o projeto do candidato deve se adequar. Conforme disposto no edital, a proposição de linha ou orientador não vincula o programa na seleção ou mesmo depois dela em caso de aprovação, estando sujeita a alterações conforme mudanças no regulamento e no processo de recredenciamento ou não de docentes".

Modelo do pré-projeto de pesquisa

Link com drive da bibliografia da prova escrita (apenas para leitura dos candidatos para a prova proibido o arquivamento ou a divulgação/distribuição sob pena de responsabilização civil, administrativa ou penal)

Primeira etapa: Homologação das inscrições

Resultado da homologação das inscrições 

Segunda etapa: Prova de compreensão de língua estrangeira

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A prova de compreensão em língua estrangeira ocorrerá conforme edital no dia 03/10/2022 às 9hs. A sala designada foi a de número 102 na sede do CCJP (Rua voluntários da Patria nº 107). Solicitamos a todos candidatos que enviem e-mail a ppgd@unirio.br indicando com pelo menos 72 horas de antecedência o idioma escolhido (inglês, francês, italiano ou alemão). Em deliberação da Comissão para atender a isonomia no certame não se admitiu isenção da avaliação pela apresentação de exame de proficiência".

Prova de compreensão de língua estrangeira (Inglês e Francês)

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A abertura do envelope com a lista de presença para identificação do resultado da prova de compreensão em língua estrangeira ocorrerá dia 10/12/2022 às 11hs na sala da secretaria do primeiro andar. O candidato que quiser participar basta comparecer, porém, não é obrigatório. O resultado estará disponível no site durante aquele dia."

Resultado da prova de compreensão de língua estrangeira 

Terceira etapa: Prova escrita

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "Foram disponibilizado no Drive acima todos os textos da próxima etapa de seleção exceto os textos do Felipe de Melo Fonte e José Francisco Salm que como não estão disponíveis na xerox ou biblioteca física da UNIRIO e nem no drive acima não serão sorteados para o ponto de prova escrita".

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A prova oral como todas as etapas do certame ocorrerá no CCJP que é a sede do programa. A definição da sala ocorrerá amanhã conforme disponibilidade. O candidato deverá às 9hs se dirigir a secretaria."

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "O resultado da prova escrita será divulgado amanhã na internet (26.10.2022) após a sessão pública de identificação que ocorrerá na secretaria do PPGD às 14hs."

Resultado da prova escrita

Nota da Comissão de recursos: "Os pedidos de vista de prova devem ser realizadas por email ppgd@unirio.br que encaminhará a cópia digitalizada da prova física. O recurso deve ser interposto igualmente por email nas condições e prazos do edital."

Nota da Comissão de recursos: "O prazo de recurso da prova escrita foi devolvido até o dia 30.10.2022 em razão do acesso dos candidatos à vista de prova. Deve ser observado o edital e o disposto anteriormente."

Resultado da prova escrita após os recursos

Heteroidentificação

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A entrevista dos candidatos que se autodeclararam negros foi remarcada pela Comissão de Heteroidentificação para o dia 27 de outubro de 2022".

Resultado da heteroidentificação

Quarta etapa: Pré-projeto

Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A análise dos pré-projetos de pesquisa é atividade interna da Comissão de seleção e matrícula e, portanto, não é realizada com a presença dos candidatos, em especial, porque eles estão desidentificados."

Resultado da análise dos pré-projetos

Resultado da análise dos pré-projetos após os recursos

Quinta etapa: Prova oral

Cronograma da Prova Oral

Resultado da Prova Oral

Resultado da Prova Oral após os recursos

Aprovação e Classificação Final  

Resultado final

Resultado final após os recursos 

Orientações sobre a matrícula: As matrículas serão realizadas de forma presencial no dia 27.01.2023 (sexta-feira) às 14h sendo seguida por uma Conferência de Recepção para os novos mestrandos com explicação do funcionamento do curso até as 17h. Favor comparecer munido com os documentos previstos no edital.

Distribuição dos candidatos por orientador (Apenas em março/2023)

AVISO IMPORTANTE

A matrícula foi remarcada para o dia 03/02/2023 (sexta-feira) às 14h sendo seguida por uma Conferência de Recepção para os novos mestrandos com explicação do funcionamento do curso até as 17h. Favor comparecer munido com os documentos previstos no edital. Trazer original e cópia dos documentos para conferência com o original.