Você está aqui: Página Inicial

Histórico

A área de Ciência Política na UNIRIO começou a ser formada efetivamente com a abertura do seu curso de graduação e a constituição da Escola de Ciência Política no ano de 2009. No ano de 2010, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDPP), fruto da parceria entre as Escolas de Direito e de Ciência Política no âmbito do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP). Vários professores do departamento de Ciência Política passaram a atuar na linha de pesquisa “Estado, Constituição e Políticas Públicas” do PPGDPP, adquirindo experiência em atividades relacionadas à pós-graduação. Simultaneamente, o departamento de Ciência Política foi se expandindo com a contratação de novos docentes, alguns deles com vasta experiência em pós-graduação.

A atual coordenadora do PPGCP, Luciana Fernandes Veiga, participou da elaboração da APCN, em 2008, referente ao programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, tendo sido vice-coordenadora (2009 e 2010) e, posteriormente, coordenadora (2011 e 2012) desse programa. E teve ainda a oportunidade de participar da Avaliação Trienal da Capes de 2013, no Comitê de Ciência Política e Relações Internacionais. A atual coordenadora substituta do PPGCP, professora Marcia Ribeiro Dias, participou da elaboração da proposta de mestrado acadêmico em Ciências Sociais (2005) do PGCSPUCRS, que na época contava apenas com mestrado profissional, que foi desativado. Posteriormente, assumiu a coordenação do Programa entre 2006 a 2010, quando conduziu a proposta de APCN para a criação do Doutorado em Ciências Sociais (2009). A professora ainda coordenou a comissão de reestruturação do IUPERJ-UCAM, que elaborou o APCN de mestrado em Sociologia Política (2014). Além dessas professoras, já se encontrava na ECP o professor Fernando Daniel Quintana que foi um dos responsáveis pela elaboração do APCN, em 2008, referente ao Programa de Pós-graduação em Direito da UNIRIO, e responde pela coordenação do mestrado desde 2013.

A presente proposta nasceu do interesse do colegiado da Escola de Ciência Política na criação de um Programa de Pós-Graduação próprio. A partir de tal motivação foi formada uma comissão, instituída em reunião do colegiado do departamento em 22 de junho de 2015, com o intuito de elaborar um projeto de curso de mestrado condizente com as linhas de investigação já desenvolvidas pelos professores do curso. A comissão foi formada pelos professores Guilherme Simões Reis, Fabrício Pereira da Silva, Fernando Daniel Quintana, Luciana Fernandes Veiga e Marcia Ribeiro Dias. No decorrer do processo da proposta foram realizadas reuniões da comissão responsável pela tarefa para a definição da área de concentração, das linhas de pesquisa, das disciplinas e da estrutura do curso de mestrado. Todos os professores do departamento foram mobilizados para a apresentação de disciplinas com suas ementas, programas e bibliografias. O trabalho em todas as suas etapas envolveu forte diálogo com o colegiado do departamento, com o programa de PPGDPP, e com a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO.

PPGCP

Institucional
    Histórico
    Objetivos
    Regulamento

Linhas de Pesquisa
    Ementas
    Professores vinculados
    Grupos de pesquisa 

Docentes

Ensino

Grade 2017 - 2

Processo Seletivo

Parcerias 
Fale Conosco

Telefone: 2286-1014

E-mail: ppgcp@unirio.br

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 107 - Botafogo - RJ - CEP 22.270-000