Você está aqui: Página Inicial / Pesquisadores

Pesquisadores

Coordenadores:

Profa. Dra. Martha Tupinambá de Ulhôa
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C
www.unirio.br/mpb/ulhoatextos
(mulhoa@unirio.br)
Diploma em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro, 1972), Mestrado em Belas Artes (University of Florida, 1978) e Ph.D. em Musicologia (Cornell University, 1991). Pos-doutorado no Instituto de Música Popular da Universidade de Liverpool (1997-98). Professora titular em musicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) lecionando no Instituto Villa Lobos e no Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes. Pesquisadora do CNPq; representante da área de Artes/Música junto à CAPES/MEC (2005-2007). Editora (1996-1999) e secretária (1999-2003) da ANPPOM. Tesoureira e vice-presidente da IASPM Latino-americana entre 2000 e 2004. Atualmente Member-at-Large do Comitê Executivo da IASPM Internacional (2005-2007). Publicações incluem: Métrica Derramada: prosódia musical na Canção Brasileira Popular (Brasiliana); Nova história, velhos sons: Notas para ouvir e pensar a música brasileira popular (Debates); Música romântica in Montes Claros: inter- gender relations in Brazilian popular song (British Journal for Ethnomusicology); Música Sertaneja em Uberlândia na década de 1990 (ArtCultura); Let me sing my BRock: Learning to listen to Brazilian Rock (Rockin' las Américas: the global politics of rock in Latin/o America); Música Popular na América Latina Pontos de escuta (Org. com Ana Maria Ochoa).



Prof. Dr. Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga
(luizorcb@centroin.com.br)
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) , mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História , com ênfase em Cultura Popular. Atuando principalmente nos seguintes temas: Música Popular- História, Cultura Popular-História, Música-Indústria Cultural, História-Indústria Cultural. 



Pesquisadores Associados/Atuais: 

Dra. Cláudia Souza Nunes de Azevedo
(clazev@bighost.com.br;clazev2005@hotmail.com)
Projeto:
Inventário crítico da produção acerca da análise de música popular urbana realizada nos programas de pós-graduação em Música no Brasil. 
A pesquisadora desenvolve projeto de compilação e exame de teses e dissertações dedicadas a questões referentes à análise de música popular urbana. O objetivo é realizar um inventário crítico do estado da arte da pesquisa na área, realizada por docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação em Música brasileiros, de modo a detectar e compreender as dinâmicas que regem os seguintes aspectos: adoção de referenciais teóricos (autores e publicações), escolha de repertório a ser analisado, impacto sobre o estado da arte, além de possíveis características locais e cronológicas. Em sua primeira etapa (2010), o projeto terá, como foco, teses de doutorado defendidas. 
Outros interesses são Semiótica da música, cognição musical, etnografia de práticas musicais e gêneros de música popular urbana, com destaque para subgêneros de metal extremo. Na tese “É para ser escuro!” – Codificações do Black metal como gênero audiovisual*, a pesquisadora realizou pesquisa de campo no Rio de Janeiro e em Oslo, tendo, como referenciais teóricos, a teoria do gêneros musicais, de Franco Fabbri – com destaque para normas técnico-musicais e semióticas - e da teoria da competência musical, de Gino Stefani. Como metodologia, foram utilizados alguns dos procedimentos sistematizados por Philip Tagg para análise semiótica da música popular, a saber, a aplicação de testes de recepção a partir da audição de peças selecionadas. 
Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2009. A tese foi orientada pela Professa Doutora Martha Ulhôa, no PPGM/UNIRIO e teve, como coorientador o Professor Doutor Stan Hawkins, no Departamento de Musicologia da Universidade de Oslo, Noruega. A pesquisadora foi bolsista PDEE (Programa de Doutorado com Estágio no Exterior) da Capes entre fevereiro e julho de 2008.


Dr. Márcio Pereira
(marciopereira111@gmail.com)
Projeto:
Proposta de metodologia para análise comparativa das divisões rítmicas e dos andamentos de gravações de musica popular instrumental: Carinhoso, um estudo de caso.
RESUMO: Análise sonológica das oito primeiras gravações da música Carinhoso, de Pixinguinha, feitas por músicos brasileiros em versão instrumental, realizadas na primeira metade do século XX. O estudo se insere num campo musicológico relativamente novo, a Musicologia Experimental, centrado no estudo de gravações fonográficas e não em partituras. A análise detalhada focalizou a divisão rítmica do primeiro motivo da composição, e o quanto esta divisão se afasta de sua expressão quantizada. Notou-se uma grande diversidade de andamentos nas oito versões sendo que, com o passar do tempo, o andamento da música apresenta, desde a primeira gravação estudada, de 1928, até a última, de 1948, uma diminuição, possivelmente pelo fato de que seu autor e intérpretes tenham notado o potencial de canção de amor que apresentava a musica, não só pelo titulo, Carinhoso, como também pela letra que lhe foi adicionada em 1937.



Pesquisadores Egressos:

Kazadi Wa Mukuna
http://www.mellenpress.com/mellenpress.cfm?aid=5127&pc=10
 
Estudo interdisciplinar sobre o processo musical criativo comunitário e as mudanças do Bumba-meu-Boi, drama folclórico cuja estrutura tanto retrata os níveis de interação entre classes do Brasil colonial quanto revela a rede de relações semelhantes nas comunidades onde é apresentado atualmente.


Haroldo Mauro Jr
Graduação (1985) e Mestrado em Composição Musical (1987) pela Manhattan School Of Music. Entre sua produção relevante o Concerto gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói "Milton Banana Trio - Quarenta Anos De Bossa Nova", 1999 (Última apresentação do baterista Milton Banana antes de seu falecimento no mesmo ano.); Faces of a Revolution, 1985 (Poema sinfônico de 12 minutos de duração); Teoria da Música, 1994 de B. Méd (editoração musical e layout de páginas).

Luis Ricardo da Cunha Ventura (Rio de Janeiro, 1948-2008) 
Instrumentista, arranjador, compositor. Graduação em Licenciatura em Música (1973) e especialização em Educação Musical (1983) pela UNIRIO. Foi Professor Adjunto IV da UNIRIO e participou do GPMU em função do trabalho de arranjo que desenvolvia junto aos grupos de prática de conjunto do Bacharelado de Música Popular Brasileira do Instituto Villa-Lobos da mesma instituição. Mais informações no link http://musicosdobrasil.com.br/rick-ventura.

Roberto Múrcia Moura (Rio de Janeiro, 1947-2005) 
Licenciado em Música pelo Instituto Villa-Lobos (1972), Mestre em Comunicação e Cultura pela Eco-UFRJ (1997) com a dissertação Praça Onze - No meio do caminho tinha as meninas do Mangue e Doutor em Música (2003) pela UNIRIO com a tese No princípio era a roda - roda de samba, partido-alto e outros pagodes. Livro publicado pela Editora Rocco em 2004 (ISBN:85-325-1790-0). Resumo da tese e livro: No princípio, era a roda refaz a trajetória histórica do samba a partir de duas convicções principais: a primeira, de que uma coisa é o samba, um gênero musical; outra, a escola de samba, sua institucionalização; e, uma outra ainda é a roda de samba, que é a ambiência que permitiu o desenvolvimento do samba como gênero e, portanto, antecede o gênero e a escola; a segunda convicção é de que a roda é o lugar onde o sambista se sente verdadeiramente em casa - e é isso que explica o seu ressurgimento desde que, com o crescimento e a profissionalização das escolas, estas se tornaram progressivamente mais "rua" para aqueles que a fundaram. Indo da Tia Ciata, nos fins do Séc. XIX, à realidade de hoje, do Candongueiro, em Pendotiba, Niterói, o autor recorre principalmente ao material disponível na etnomusicologia, antropologia (notadamente a Roberto DaMatta) e estudos de música popular, cruzando-o com a discografia do gênero, entrevistas com compositores e observação empírica de rodas de samba no Rio de Janeiro, ressaltando a importância nesse processo do Cacique de Ramos e, antes do bloco, das rodas semi-profissionais do Zicartola, da Noitada de Samba do Teatro Opinião e do Rosa de Ouro. 

Rosana de Saldanha da Gama Lanzelotte
http://www.lanzelotte.com/
(rosana@uniriotec.br)
Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio (1974) e Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), especialização em cravo pelo Real Conservatório de Haia (Holanda), mestrado (1977) e doutorado (1990) em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-doutorado no Institut National de Recherches en Informatique et Automatique - França (1992). Atualmente é professora colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em Música e Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde coordena o projeto de Sistemas de Informações Musicais. Tem experiência nas áreas de Bancos de Dados e Artes, com ênfase Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações musicais, documentação e história da música e cravo.

Menu de Navegação