Estudantes
Doutorado
Resumo: O estudo da relação entre música e dança na gafieira, com seus múltiplos discursos e significados ao longo do tempo no Rio de Janeiro, é um dos temas centrais desta pesquisa. Na gafieira subentende-se a interação entre duas práticas: a dos músicos e bailarinos, que geralmente ocorre em um salão para danças com uma banda tocando ao vivo um repertorio de ritmos variados e, em muitos casos, com ênfase no samba. A palavra “gafieira” começou a aparecer no início do sec. XX no Rio de Janeiro e, até hoje, é usada de diversas maneiras: para caracterizar uma localidade, uma maneira de tocar que se refere à dança e música, e também pode designar um subgênero do samba, o “samba de gafieira”, classificado nas categorizações das danças de salão. Gafieira, ao longo do tempo, passou a incorporar distintos significados, e é através de seu discurso sonoro, da discussão dos conceitos em torno dela e dos discursos sobre ela que se dará a construção textual sobre os diferentes olhares, categorizações e valorizações do que é entendido por gafieira e de sua transformação ao longo do século XX. O processo de espetacularização ocorre nas duas práticas e será discutido de que maneira as praticas são organizadas com esta questão contemporânea dentro do universo pesquisado. A pesquisa conta com entrevistas feitas a músicos, bailarinos e vivencias em campo em academias de dança no Rio de Janeiro e em alguns locais onde ocorrem os bailes de gafieira. Temas como cultura popular, identidade, narrativas, nacionalismo, alteridade, discursos sonoros, são assuntos que serão discutidos ao longo desta pesquisa. Palavras chave: Gafieira; Dança de salão; Rio de Janeiro; Espetacularização; Etnografia.
Palavras-chave: Festival Psicodália; contracultura; indústria cultural; mainstream; psicodelia.
Resumo:
Identificar e mapear as fontes sobre música popular urbana recolhidas pelo radialista, cantor e pesquisador Almirante. Seu trabalho foi marcado pelo pioneirismo na sistematização de dados, na tentativa de dimensionar a identidade da nossa cultura musical. Dentre os programas de rádio por ele produzidos nas décadas de 1940 e 1950, o programa semanal O Pessoal da Velha Guarda, sob a direção musical de Pixinguinha, voltado para preservação da memória musical brasileira e a valorização de músicos herdeiros dessa tradição, parece sintetizar a justificativa de Almirante para a busca de fontes primárias. Por essa razão, pretendemos analisar especialmente esse programa, levando em conta aspectos históricos, sociais e musicais, esperando elaborar um pensamento crítico sobre o panorama da música popular urbana no Brasil desde as suas origens até a década de 50.
Daniel Meneses Lovisi
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise audiovisual do filme ‘Grande Sertão: Veredas’, revelando as interações significativas existentes entre a narrativa visual e a trilha musical. O filme de 1965, dirigido e roteirizado pelos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, é uma adaptação do romance homônimo do escritor mineiro Guimarães Rosa. A trilha musical foi composta por Radamés Gnattali, que trabalhou, em pelo menos, mais de 50 filmes, entre as décadas de 1930 e 1980. Nesta pesquisa, partimos da premissa de que as trilhas musicais compostas por Gnattali receberam influência estética da música presente nos filmes do chamado ‘cinema clássico’ – sistematizado nos Estados Unidos no final da década de 30. A partir de 40, surgem companhias cinematográficas nacionais que se organizam de maneira semelhante às empresas norte-americanas. O filme é compreendido como um produto cultural e como tal, deve seguir regras de mercado que, de maneira mais ou menos intensa, interferem em sua linguagem artística. Autores como Claudia Gorbman entendem o potencial semântico da música de cinema e acreditam que a trilha contribui para a eficácia do filme como peça de comunicação. Nossa pesquisa já revela que algumas das trilhas musicais compostas por Radamés Gnattali apresentam traços de semelhança com as trilhas de filmes estrangeiros. A análise audiovisual de ‘Grande Sertão veredas’, que será feita sob o ‘método das máscaras’ de Michel Chion, buscará revelar as estratégias de uso da música num importante filme da década de 60, e o modo como a trilha musical se relaciona com produções cinematográficas do mesmo período.
Graduação
Luiza Sales Rangel
Projeto:
MÚSICA POPULAR NO JORNAL DO COMÉRCIO – 1827-1881
Resumo:
O sub-projeto Música no Jornal do Commercio consiste na pesquisa em exemplares deste periódico publicados no século XIX. Estando integrado ao projeto Matrizes Culturais e Musicais da Música Brasileira Popular, coordenado pela prof. Martha Ulhôa, este sub-projeto coleta dados sobre música e os disponibiliza no banco de dados na internet: www.unirio.br.mpb/bib. A pesquisa em periódicos é uma fonte rica de informações que, além de nos ambientar na situação política, econômica e social no período pesquisado, ainda nos fornece diversas descrições de atividades musicais da época. Como desdobramento deste sub-projeto, a aluna bolsista apresentou trabalho na Jornada Científica da Unirio em 2009, recebendo Menção Honrosa do Prêmio Unirio de Iniciação Científica - Edição Augusto Boal. Atualmente, o banco de dados on-line conta com mais de 1.000 ocorrências, entre anúncios, crônicas, críticas, etc.
BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SCHWARCZ, Lilia M. Retrato em branco e preto – Jornais, escravos e cidadãos em SãoPaulo no final do século XIX. São Paulo: Cia. das Letras: 1987.
Jorge Roberto Pinto
Projeto: A modinha – discografia e transcrição de gravações – 1902-1915
Resumo:
Os objetivos do subprojeto são: 1. Estabelecer discografia de modinhas das primeiras décadas do século XX; 2. Fazer levantamento de gravações disponíveis deste repertório; 3. Transcrever as gravações; 4. Selecionar modinhas para análise e apresentação de trabalho na Jornada Científica da UNIRIO.
Marcelo Leal Cebukin
Projeto: O lundu: discografia e transcrição de gravações – 1902-1915
Resumo:
Os objetivos do subprojeto são: 1. Estabelecer discografia de lundus das primeiras décadas do século XX; 2. Fazer levantamento de gravações disponíveis deste repertório; 3. Transcrever as gravações; 4. Selecionar lundus para análise e apresentação de trabalho na Jornada Científica da UNIRIO.
Raphael do Nascimento Freitas
Resumo:
Estudantes Egressos
Doutorado:
Bartholomeu Wiese
Projeto::
Os Concertos para Violão e Orquestra de Radamés Gnatalli: brasilidade, versatilidade e diversidade de referências.
Resumo:
A pesquisa aborda os concertos para violão e orquestra do compositor gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988), escritos entre 1951 e 1981. São eles o Concertino n. 1 (1951); Concertino n. 2 (1951); Concertino n. 3 (1957), Concerto n. 4 (1967); Concerto para 2 violões oboé e orquestra de cordas (1970) e o Concerto para 2 violões e orquestra de cordas, flauta e tímpanos (1981). Gnattali foi autor de mais de quinhentas obras entre concertos, sinfonias, cantatas, música de câmara e peças solo; destas, cerca de trezentas obras de concerto. Um dos mais prolíficos compositores de toda a história da música brasileira exerceu múltiplas atividades musicais e é dignitário de elogios de nomes como Eleazar de Carvalho, Edino Krieger e Tom Jobim, dentre tantos outros.
Radamés Gnattali escreveu suas obras para violão e orquestra dedicando-as a violonistas de sua admiração, alguns, inclusive, conviviam muito proximamente a ele. O compositor recorria a uma estética composicional própria, que procurava valorizar a característica do músico homenageado, utilizando elementos típicos da música brasileira, notadamente da música urbana carioca. Pode-se comprovar a perfeita junção da sua sólida formação musical com a compreensão e absorção das diversas vertentes do violão brasileiro, especialmente do choro e do samba, agregando ainda, muito rigorosamente, elementos da música nordestina. Procurar-se-á investigar em que medida os violonistas homenageados foram referência para o compositor. Diz-se, por exemplo, que o Concertino n. 2, dedicado a Garoto, emprega o dedo mínimo da mão direita, não aplicado na técnica tradicional, mas usado pelo violonista. Tem sido realizada uma revisão musicográfica das obras escritas para o violão, uma vez que referências a elas foram encontradas também nas obras de concerto do referido compositor.
Estudos prévios realizadas no decorrer desta pesquisa têm apontado a necessidade de revisão das edições publicadas. Há diferença entre manuscritos e impressões que dificultam o entendimento e a avaliação estética.
Dra. Adriana Olinto Ballesté
(adri@interkit.com.br)
David Pereira de Souza
Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música.
Glaura Lucas
Doutoranda em Música (2001) pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) com a tese: Concepção de Tempo e Experiência Musical nos Rituais do Congado Mineiro; Mestre em Musicologia (1999) pela Universidade de São Paulo (USP) com a dissertação Os Sons do Rosário: um estudo etnomusicológico do Congado mineiro - Arturos e Jatobá. Na sua produção incluim-se Some considerations on the use of graphic representation as an aid for musical transcription (Ethnomusicology. Mikropolyphonie, 2001); Chor'ingoma! Os instrumentos sagrados no congado dos Arturos e do Jatobá (Música Hoje, 2000); Análise das características dodecafônicas de 'Allegretto con Motto' para flauta e piano de Guerra Peixe (Cadernos de Estudo: Análise Musical, 1992); Música Religiosa dos Negros do Rosário na América Portuguesa (IV Encontro de Musicologia Histórica, 2000); Considerações sobre o uso de representação gráfica como auxílio no processo de transcrição em Etnomusicologia (XIII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001).
Mônica Neves Leme
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), possui mestrado em Música Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e graduação em Licenciatura em Educação Artíst/Habilidade: Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora substituta do ensino fundamental e médio - Colégio Pedro II/Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: música, história da música no brasil, indústria cultural no brasil, música popular brasileira, semiologia da música, história cultural no Brasil e matrizes culturais e históricas da música brasileira.
Mestrado:
Afonso Celso de Miranda Neto
Tem experiência na área de Artes.
Jupter Martins de Abreu Junior
Iniciou-se na Música estudando Violão. Em 1994 começou seus estudos no Baixo Elétrico, tendo ingressado no ano seguinte na Escola de Música Villa-Lobos, onde permaneceu por 3 anos. Em 1999 ingressou na Unirio, onde hoje cursa o Bacharelado em MPB, com especialização em Arranjo Musical. Já atuou em diversas bandas e grupos de música popular, principalmente de Samba, fazendo shows e gravações. Desde agosto de 2001 integra o grupo que sob a orientação da Profª Martha Tupinambá de Ulhôa, pesquisa as Matrizes Culturais e Matrizes Musicais do Brasil no século XIX. Selecionado para o Mestrado em Música (UNIRIO).
Luciano Cintra Silveira
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005).
Graduação:
André Santos Ferreira de Oliveira
Tem experiência na área de Artes.
Andréa de Freitas Helman
Iniciou seus estudos de música aos 9 anos com aulas particulares de violão por 2 anos, mais tarde aos 13 anos entrou no centro Musical Antonio Adolfo para aulas de canto em grupo, e depois passou a ter aulas particulares com o professor Felipe Abreu. Paralelo a isso teve aulas particulares de violão com o professor Paulo Steinberg em 1998; Em1999 participou do Summer Performance Program da Berklee College of Music; Em 2000 fez aulas particulares de piano com a prof. Patricia Vergara, e com a prof. Délia Fisher em 2001 e 2002; Em 2000 também fez aulas particulares de percepção com a prof. Bia Paes Leme durante 1 ano. Em 2001 ingressou na Faculdade de Música da Unirio em bacharelado em MPB, tendo como principal instrumento a voz. Profissionalmente já trabalhou como atriz-cantora no musical de Karem Accioly " Quem inventou o Brasil"; fez diversas apresentações como cantora e intérprete em casas de show como Ballroom, Vinicio' s Bar, Teatro de arena entre outros. Atualmente trabalha também como professora de canto, e de piano para iniciantes.
Antônio Elia Ziviani
Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música.
Eduardo Prestes Massena
Tem experiência na área de Artes.
Francisco Gouvea de Souza
Começou a estudar Violão Erudito com o professor Batholomeu Wiese em 1997. Após algum tempo, realizou alguns recitais solo, inicialmente dividindo o palco com alguns outros estudantes de Violão. Em 2001 ingressou na Uni-Rio, onde passou a estudar com a professora Maria Haro. Faz parte, também, de alguns conjuntos de Música Popular com quem se apresenta eventualmente. No mês dezembro de 2002, ingressou no grupo de pesquisa orientado pela Prof. Dr. Martha Tupinambá de Ulhôa como bolsista Pibic. Pesquisa que tem como objeto de estudo as Matrizes Musicais e Culturais da Música Brasileira Popular.
Karina Barra Gomes
Começou seus estudos de piano aos sete anos de idade na cidade de Campos dos Goytacazes, onde completou o curso técnico de música. Participou de três Festivais de Música de Inverno de Campos, tendo aulas de piano com a pianista Maria Teresa Madeira. Em 1998 ingressou no curso de bacharelado em piano no Conservatório Brasileiro de Música onde permaneceu por seis meses. Foi professora de piano do Centro de Cultura Musical de Campos em 1999. Ingressou na Universidade do Rio de Janeiro no mesmo ano. Teve como professoras as pianistas: Linda Bustani, Estela Caldi e Ingrid Barancoski. Hoje cursa educação artística habilitação em música, e é integrante do grupo de pesquisa Música Brasileira, tendo bolsa de Iniciação Científica pelo CNPQ. Tem se apresentado como pianista e acompanhadora na cadeira música de câmara, da classe do professor Elione Medeiros.
Márcio da Costa Ferreira Pinto
Bolsista (PIBIC/CNPq)
Marco Aurelio de Carvalho Soares
Possui graduação em Música Popular Brasileira - Arranjo Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004) , graduação em Bacharelado em Música - Composição (incompleto) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2001) , graduação em Bacharelado em Matemática/Informática (incompleto) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Instituto Metodista Bennett (1988) , ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escolinha "A Chave do Tamanho" (1984) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio São Marcelo (1985) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria (1991). Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música.
Mauricio Moreira de Capistrano
Formado em Engenharia Elétrica na PUC-RJ e graduando em Licenciatura em Música pela UNIRIO. Atua como instrumentista realizando trabalhos com o violão e a viola caipira. Integra o grupo de pesquisa de Matrizes Musicais da Música Brasileira realizando o trabalho de Apoio Técnico.
Maurício Sá Barreto Teixeira
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq
Atualmente estudantede de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisador de iniciação científica do projeto, "Matrizes Musicais e Culturais da Música Brasileira Popular" orientado pela profesora Martha Tupinambá de Ulhôa.
Rafael Linhares Bitencourt
Rodrigo Russano
Graduado da Licenciatura em Música pela Unirio. Desenvolve pesquisa sobre música popular e atua como instrumentista em trabalhos de Jazz, como guitarrista e violonista. Integra o grupo de pesquisa de Matrizes Musicais da Música Brasileira realizando o trabalho de Apoio Técnico. Selecionado para o Mestrado em Música (UNIRIO).
Thomas Fontes Saboga Cardoso
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Artística Habilitação Mús pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) . Atuando principalmente nos seguintes temas: Guinga, Violão, violonista-compositor, música instrumental brasileira, música popular.
Vanessa Weber de Castro
Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música.
Vinícius de Oliveira Preu
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e produção musical, ensino livre de música, performance instrumental e musicologia. Experiência acumulada também em design gráfico, webdesign e informática (geral).