Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CACAUEIRA , AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, POTENCIAL ANTIOXIDANTE E TOXICOLÓGICO DE CHÁS PRODUZIDOS A PARTIR DA CASCA DA AMÊNDOA DO CACAU (Theobroma cacao).

Descrição: EDITAL PROGRAMA INOVA UNIRIO ? PROPGPI/DIT 2018 (IN-UNIRIO) Edital IN-UNIRIO número 01/2018 Durante o processamento do grão de cacau para a fabricação do chocolate gera-se como subproduto a casca desse grão que é conhecida como farelo do cacau. Atualmente, esse farelo é utilizado de forma limitada, por exemplo, como combustível para caldeiras, na aromatização de cervejas artesanais, em preparações de fertilizantes e em produções de ração animal. Nesse último caso, o uso deve ser muito cauteloso, pois o alcalóide teobromina presente na casca pode ser tóxico para algumas espécies animais. Recentemente, surgiu uma nova proposta de utilização dessa casca: o chá de cacau. Nesse caso, a infusão é feita com as cascas da semente, ou seja, com o farelo que é considerado resíduo industrial. Entretanto, atualmente, praticamente não há informações na literatura científica sobre a composição química, potencial toxicológico e propriedades fitoterápicas dessa nova bebida. Esse tipo de conhecimento poderia alavancar o uso dessa bebida, tornando a indústria cacaueira mais sustentável, agregando valor econômico a esse resíduo industrial e permitindo um uso mais consciente e eficiente desse produto como um potencial agente nutracêutico. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é determinar a composição química das frações volátil e não-volátil dos chás produzidos a partir das cascas das amêndoas do cacau, com ênfase na identificação e quantificação dos seguintes compostos bioativos: terpenos/terpenóides, flavonoides, ácidos clorogênicos e alcaloides.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Felipe Alves Moreira - Coordenador / Cristiane Barbosa Rocha - Integrante / Daiene Alves de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CACAUEIRA , AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, POTENCIAL ANTIOXIDANTE E TOXICOLÓGICO DE CHÁS PRODUZIDOS A PARTIR DA CASCA DA AMÊNDOA DO CACAU (Theobroma cacao). - Leia mais…

CARACTERIZAÇÃO DA FRAÇÃO TERPÊNICA DE ERVAS MEDICINAIS BRASILEIRAS E AVALIAÇÃO DE SUA INFLUÊNCIA SOBRE O METABOLISMO DE RATOS DIABÉTICOS.

Descrição: O presente estudo tem como principais objetivos isolar e caracterizar a fração terpênica de duas ervas medicinais amplamente utilizadas pela população brasileira para o tratamento da diabetes mellitus (tipo II): pata-de-vaca (Bauhinia forficata) e carqueja (Baccharis trimera), avaliando a influência desses compostos sobre o metabolismo e a fisiologia de ratos diabéticos. Além disso, também temos a intenção de determinar o teor total de compostos fenólicos e a capacidade antioxidante dessa fração. Inicialmente esse estudo será realizado com duas ervas em função da complexidade do trabalho e do grande número de análises que deverão ser realizadas. Entretanto, a intenção é que essa linha de pesquisa possa ser estabelecida e mantida (renovada) por vários anos até que todas as ervas ?indicadas? como eficientes pela população brasileira para o tratamento da diabetes mellitus tenham sido estudadas. Para que os objetivos gerais apresentados acima sejam atingidos, os seguintes objetivos específicos serão almejados: (1) otimizar e aplicar técnica apropriada para o isolamento dos óleos essenciais dessas ervas (ricos em compostos terpênicos); (2) identificar e quantificar os compostos terpênicos por cromatografia gasosa com detector de ionização em chamas (CG/DIC) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM); (3) obter ratos e induzí-los ao diabetes mellitus tipo II experimental com dieta de cafeteria e pequena dose de estreptozotocina; (4) monitorar a influência do consumo dos óleos essenciais ou dos principais constituintes terpênicos isolados presentes nesses óleos sobre a glicemia de jejum, hemoglobina glicada (HbA1c), perfil lipídico (triglicerídeos, colesterol total, HDL e LDL colesterol), uréia, creatinina, cálcio, insulina e coagulação sanguínea; (5) determinar o teor total de compostos fenólicos com o auxílio de método espectrofotométrico e a capacidade antioxidante dos óleos essenciais dessas ervas utilizando o ensaio com DPPH.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo Felipe Alves Moreira - Coordenador / Cristiane Barbosa Rocha - Integrante / Claudia Cardoso Netto - Integrante / Luiz Fernando Rodrigues Junior - Integrante / Ana Paula da Rocha Machado - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

CARACTERIZAÇÃO DA FRAÇÃO TERPÊNICA DE ERVAS MEDICINAIS BRASILEIRAS E AVALIAÇÃO DE SUA INFLUÊNCIA SOBRE O METABOLISMO DE RATOS DIABÉTICOS. - Leia mais…

Caracterização de ervas brasileiras com base em seu perfil de monossacarídeos e dissacarídeos (código do projeto na UNIRIO - 4031/0602).

Descrição: O objetivo do presente projeto é determinar os teores de monossacarídeos (glicose, frutose, etc) e dissacarídeos (sacarose, maltose, etc) em vinte diferentes espécies de ervas brasileiras. Os dados obtidos nesse projeto poderão ser utilizados para a identificação inequívoca dessas ervas e detecção de fraudes e, por último, fornecerão dados para um uso mais consciente dessas ervas como medicamentos por parte dos consumidores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Felipe Alves Moreira - Integrante / Juarez Augusto de Oliveira - Coordenador.

Caracterização de ervas brasileiras com base em seu perfil de monossacarídeos e dissacarídeos (código do projeto na UNIRIO - 4031/0602). - Leia mais…

Estudo de frutos brasileiros. Parte I. Abricó-de-macaco (Couroupita guianensis). Determinação da composição centesimal e caracterização da fração volátil da polpa desse fruto em diferentes estágios de maturação (código do projeto na UNIRIO - 4031/050).

Descrição: O objetivo do presente trabalho é determinar a composição centesimal da polpa do abricó-de-macaco e caracterizar sua fração volátil, identificando os principais compostos voláteis responsáveis pelo aroma desse fruto. Esse estudo pode contribuir para um melhor entendimento do potencial nutricional e econômico dessa espécie oleaginosa da Amazônia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ricardo Felipe Alves Moreira - Coordenador / Caros Alberto Bastos De Maria - Integrante / Maithe Cardoso de Araújo - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

Estudo de frutos brasileiros. Parte I. Abricó-de-macaco (Couroupita guianensis). Determinação da composição centesimal e caracterização da fração volátil da polpa desse fruto em diferentes estágios de maturação (código do projeto na UNIRIO - 4031/050). - Leia mais…

Estudo de ervas brasileiras. Parte I. Caracterização de ervas brasileiras usadas em infusões com base nos teores de ácidos clorogênicos e alcalóides. Parte II. Caracterização da fração volátil de ervas brasileiras (Código do projeto na UNIRIO - 4031/0503)

Descrição: O primeiro objetivo desse projeto é determinar os teores de ácidos clorogênicos e alcalóides em vinte das espécies de ervas brasileiras mais comercializadas para a preparação de infusões. As ervas analisadas serão: alecrim, boldo, camomila, carqueja, cavalinha, chá preto, erva mate, chapéu-de-couro, cidreira, erva doce, espinheira santa, ginkgobiloba, ginseng, guaco, hortelã, pata-de-vaca, porangaba, quebra-pedra, sálvia e sena. O segundo objetivo desse projeto é determinar a composição da fração volátil de duas dessas ervas e estabelecer quais são os principais compostos voláteis responsáveis pelo aroma das mesmas. O segundo objetivo está relacionado a apenas duas dessas ervas em função da complexidade do trabalho envolvido no estudo do aroma. No entanto, a intenção é que essa linha de pesquisa possa ser mantida por vários anos até que a fração volátil de todas essas ervas tenha sido estudada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Felipe Alves Moreira - Coordenador / Caros Alberto Bastos De Maria - Integrante / Maria Clara de Oliveira Pinheiro - Integrante / Iara Elizabeth Abi-Zaid Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 6

Estudo de ervas brasileiras. Parte I. Caracterização de ervas brasileiras usadas em infusões com base nos teores de ácidos clorogênicos e alcalóides. Parte II. Caracterização da fração volátil de ervas brasileiras (Código do projeto na UNIRIO - 4031/0503) - Leia mais…