Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Pesquisa / CARACTERIZAÇÃO DA FRAÇÃO TERPÊNICA DE ERVAS MEDICINAIS BRASILEIRAS E AVALIAÇÃO DE SUA INFLUÊNCIA SOBRE O METABOLISMO DE RATOS DIABÉTICOS.

CARACTERIZAÇÃO DA FRAÇÃO TERPÊNICA DE ERVAS MEDICINAIS BRASILEIRAS E AVALIAÇÃO DE SUA INFLUÊNCIA SOBRE O METABOLISMO DE RATOS DIABÉTICOS.

Descrição: O presente estudo tem como principais objetivos isolar e caracterizar a fração terpênica de duas ervas medicinais amplamente utilizadas pela população brasileira para o tratamento da diabetes mellitus (tipo II): pata-de-vaca (Bauhinia forficata) e carqueja (Baccharis trimera), avaliando a influência desses compostos sobre o metabolismo e a fisiologia de ratos diabéticos. Além disso, também temos a intenção de determinar o teor total de compostos fenólicos e a capacidade antioxidante dessa fração. Inicialmente esse estudo será realizado com duas ervas em função da complexidade do trabalho e do grande número de análises que deverão ser realizadas. Entretanto, a intenção é que essa linha de pesquisa possa ser estabelecida e mantida (renovada) por vários anos até que todas as ervas ?indicadas? como eficientes pela população brasileira para o tratamento da diabetes mellitus tenham sido estudadas. Para que os objetivos gerais apresentados acima sejam atingidos, os seguintes objetivos específicos serão almejados: (1) otimizar e aplicar técnica apropriada para o isolamento dos óleos essenciais dessas ervas (ricos em compostos terpênicos); (2) identificar e quantificar os compostos terpênicos por cromatografia gasosa com detector de ionização em chamas (CG/DIC) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM); (3) obter ratos e induzí-los ao diabetes mellitus tipo II experimental com dieta de cafeteria e pequena dose de estreptozotocina; (4) monitorar a influência do consumo dos óleos essenciais ou dos principais constituintes terpênicos isolados presentes nesses óleos sobre a glicemia de jejum, hemoglobina glicada (HbA1c), perfil lipídico (triglicerídeos, colesterol total, HDL e LDL colesterol), uréia, creatinina, cálcio, insulina e coagulação sanguínea; (5) determinar o teor total de compostos fenólicos com o auxílio de método espectrofotométrico e a capacidade antioxidante dos óleos essenciais dessas ervas utilizando o ensaio com DPPH.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo Felipe Alves Moreira - Coordenador / Cristiane Barbosa Rocha - Integrante / Claudia Cardoso Netto - Integrante / Luiz Fernando Rodrigues Junior - Integrante / Ana Paula da Rocha Machado - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Atualmente não existem itens nessa pasta.