Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Pesquisa / APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CACAUEIRA , AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, POTENCIAL ANTIOXIDANTE E TOXICOLÓGICO DE CHÁS PRODUZIDOS A PARTIR DA CASCA DA AMÊNDOA DO CACAU (Theobroma cacao).

Descrição: EDITAL PROGRAMA INOVA UNIRIO ? PROPGPI/DIT 2018 (IN-UNIRIO) Edital IN-UNIRIO número 01/2018 Durante o processamento do grão de cacau para a fabricação do chocolate gera-se como subproduto a casca desse grão que é conhecida como farelo do cacau. Atualmente, esse farelo é utilizado de forma limitada, por exemplo, como combustível para caldeiras, na aromatização de cervejas artesanais, em preparações de fertilizantes e em produções de ração animal. Nesse último caso, o uso deve ser muito cauteloso, pois o alcalóide teobromina presente na casca pode ser tóxico para algumas espécies animais. Recentemente, surgiu uma nova proposta de utilização dessa casca: o chá de cacau. Nesse caso, a infusão é feita com as cascas da semente, ou seja, com o farelo que é considerado resíduo industrial. Entretanto, atualmente, praticamente não há informações na literatura científica sobre a composição química, potencial toxicológico e propriedades fitoterápicas dessa nova bebida. Esse tipo de conhecimento poderia alavancar o uso dessa bebida, tornando a indústria cacaueira mais sustentável, agregando valor econômico a esse resíduo industrial e permitindo um uso mais consciente e eficiente desse produto como um potencial agente nutracêutico. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é determinar a composição química das frações volátil e não-volátil dos chás produzidos a partir das cascas das amêndoas do cacau, com ênfase na identificação e quantificação dos seguintes compostos bioativos: terpenos/terpenóides, flavonoides, ácidos clorogênicos e alcaloides.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Felipe Alves Moreira - Coordenador / Cristiane Barbosa Rocha - Integrante / Daiene Alves de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Atualmente não existem itens nessa pasta.