Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Profa. Dra. Janicy Aparecida Pereira Rocha

Profa. Dra. Janicy Aparecida Pereira Rocha

Professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - área: Informação e Tecnologia, onde integra o Núcleo de Acessibilidade da UNIRIO e coordena o Projeto de Tutoria Especial intitulado Centro de Tutoria Pedagógica - Deficiência Visual. Substituta da Titular da Coordenação do Curso de Bacharelado Noturno em Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Bacharela em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Colaboradora dos grupos de pesquisa: "OpenAIDoc - UNIRIO" (2019-presente); "Estudos sobre práticas inovadoras de ensino-aprendizagem em Biblioteconomia - UNIRIO" (2020-presente); "Informação na Sociedade Contemporânea" - UFRN (2020-presente); "Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário" (GEDII) - UFMG (2017-presente); "Estudos de Práticas Informacionais e Cultura - EPIC (2013-presente)". Tem como interesse de pesquisa os aspectos sociais do uso da tecnologia, atuando nas seguintes temáticas: "planejamento, projeto e avaliação de serviços de informação inclusivos e adaptáveis"; "acessibilidade digital"; "Interação Humano-Computador"; "usuários da informação"; "práticas informacionais" e "produção, gestão e difusão de dados, informação e conhecimento em conformidade com o movimento pelo acesso aberto".

janicy.rocha@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6000538568017243

Projeto de Pesquisa no Programa: GESTÃO PARA ACESSO E DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICO DIGITAL.

De caráter teórico-prático, a pesquisa tem como contexto as mudanças trazidas pelo advento das tecnologias digitais associadas à noção de reconceitualização dos arquivos, quando se objetiva proporcionar maior acessibilidade, diante dos novos usos e usuários dos arquivos. Soma-se a isso o aumento exponencial do volume dos documentos arquivísticos, sejam eles representantes digitais de documentos tradicionais ou documentos natos digitais; a função social dos arquivos; o papel destes na construção da cidadania e o direito de acesso à informação pelos cidadãos. Tem como pressuposto que as potencialidades das tecnologias digitais para trazer os usuários aos arquivos e levar os arquivos aos usuários só se concretizam se as plataformas digitais de acesso e difusão dos documentos arquivísticos considerarem as diferentes facetas que compõem a Experiência do Usuário (User Experience - UX). Assim, objetiva-se elaborar um panorama de como as diferentes facetas da UX estão sendo (ou podem vir a ser) contempladas nas plataformas de software utilizadas para acesso, difusão, descrição e representação dos documentos arquivísticos. O percurso metodológico é embasado no Método Quadripolar, estruturado a partir dos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico. Tal método prima pela dinamicidade e retroalimentação constantes, de forma que qualquer um dos polos possa ser revisitado, possibilitando a vigilância reflexiva ao longo da investigação. Espera-se contribuir para que tais plataformas propiciem boas experiências aos usuários de arquivos sem impor barreiras de interação que restrinjam seus direitos.