Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Profa. Dra. Anna Carla Almeida Mariz

Profa. Dra. Anna Carla Almeida Mariz

Professora Titular do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1991). Leciona na graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivo, ambos na UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), com Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ/IBICT (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/IBICT (2005) Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e Universidade do Porto (2018-2020). Foi Diretora da Escola de Arquivologia de 2006 a 2017, Diretora do Arquivo Central de 2020 a 2023 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos que teve sua primeira turma em 2012. Líder do Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acervos fotográficos, Internet, Correio Eletrônico, Instituições Arquivísticas Públicas, Memória, Arquivos Empresariais.

annacarla@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3542831487060438

Projeto de Pesquisa no ProgramaA evolução do tratamento e as especificidades das fotografias em arquivos pessoais.

Resumo:

A popularização do uso da fotografia, introduzida no âmbito familiar, levou à formação de acervos fotográficos pessoais. Com a continuidade do avanço tecnológico, os acervos continuam a ser gerados, porém em outros suportes. A pesquisa tem como objetivo geral criar uma metodologia para tratamento de acervo fotográfico pessoal particular em suporte papel e em meio digital. São objetivos específicos: identificar as diferenças entre acervos pessoais de pessoas públicas e de anônimos; adaptar para acervos pessoais “não-institucionais”, os procedimentos utilizados em instituições que mantém acervos pessoais, por meio da análise de exemplos; verificar formas de organização para este tipo de acervo que permita a recuperação da informação e a preservação da memória; definir maneiras que possibilitem a preservação dos suportes e das imagens; determinar métodos compatíveis de organização e de preservação para estes acervos pessoais em diferentes suportes; criar modelos de armazenamento, recuperação e preservação dos acervos em suporte digital. Será revista a literatura especializada com vistas à ampliação do marco teórico. O marco empírico incluirá a análise do tratamento dado a arquivos fotográficos pessoais por instituições que mantém estes acervos. A discussão acerca da adaptação dos procedimentos utilizados em acervos pessoais institucionais para acervos pessoais não-institucionais busca não somente o preenchimento de uma lacuna na bibliografia arquivística, mas dar um passo na direção de uma Arquivologia mais humanística entrosando o indivíduo com o universo documental que o cerca.

Projeto de Pesquisa no Pós-DoutoradoFotografias nos arquivos pessoais: a importância do contexto para a organização da informação e sua divulgação. Pesquisa em desenvolvimento em pós-doutorado no programa de Ciência da Informação da UFF, cadastrada também no Departamento de Pesquisa da Unirio sob o número: P0020/2019.