Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Profa. Dra. Ana Celeste Indolfo

Profa. Dra. Ana Celeste Indolfo

Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977 e 1978). É especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983). É Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Universidade Federal Fluminense com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2008). É Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente exerce os cargos de Especialista de Nível Superior no Arquivo Nacional e de Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ministra disciplinas nos cursos de graduação de Arquivologia e de Biblioteconomia da UNIRIO e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO.

indolfo@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8294828055636714

Projeto de Pesquisa no ProgramaA produção do conhecimento sobre avaliação de documentos arquivísticos no Brasil entre 1972-2012. 

Resumo: Avaliação de documentos arquivísticos é o processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. A avaliação de documentos é um procedimento da Gestão de Documentos e um dos pilares do fazer e pensar os arquivos. Neste projeto de pesquisa, parte-se do pressuposto de que a literatura da área sobre avaliação é uma das principais referências para diminuir os riscos inerentes à função arquivística de avaliar (da teoria para a prática). E que os relatos sobre as experiências vivenciadas na implementação de procedimentos de avaliação (da prática para a teoria) podem possibilitar a identificação de regularidades que servirão de parâmetros teórico-metodológicos para novos procedimentos.Desconhece-se o que já foi produzido e publicado em português, no Brasil, sobre avaliação de documentos arquivísticos. Isto é, não se conhece a quantidade e a qualidade de artigos, comunicações e livros produzidos e publicados. Acredita-se que esse material, fundamental para o ensino teórico e prático, bem como para a própria implementação de processos de avaliação nos arquivos, encontra-se disperso no tempo e em periódicos da Arquivologia e de área afins. Quantos artigos, comunicações e livros foram publicados no tema? Quando começou a se publicar sobre avaliação? Como a avaliação de documentos arquivísticos se apresenta, ao longo do tempo, nas publicações identificadas? O presente projeto de pesquisa visa a contribuir para uma melhor compreensão dos processos teóricos e práticos da avaliação de documentos ao tratar de identificar a quantidade e a qualidade da produção de conhecimento arquivístico sobre o tema, no Brasil, nos últimos 40 anos. Espera-se, assim, poder reunir o conhecimento teórico e a experiência prática registrados nos textos publicados. O objetivo geral é (re)conhecer o estado da arte do conhecimento arquivístico produzido e publicado sobre avaliação de documentos, no Brasil, em português, entre 1972 e 2012.