Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Prof. Dr. Danilo André Cinacchi Bueno

Prof. Dr. Danilo André Cinacchi Bueno

Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF (Bolsa CAPES), Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (Bolsa FAPESP). Tem experiência profissional em desenvolvimento e implementação de políticas arquivísticas de gestão de documentos e arquivos como Coordenador de Gestão de Documentos - Arquivista da UNIMED de Baurú 2010; como Arquivista da Diretoria Jurídica e de Relações Internacionais da VRG Linhas Aéreas S.A. (Grupo GOL) 2011-2012; como Assessor Técnico do Programa de Gestão de Documentos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (PGD/RJ) 2013; como 1º Tenente (Reserva) Arquivista da Força Aérea Brasileira (FAB) 2013-2017, desenvolvendo projetos de implementação de programa de gestão de documentos e arquivos e implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Atualmente é Professor Assistente e Coordenador do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Representante titular do Curso de Arquivologia da UNIRIO no Conselho Estadual de Arquivos do Rio de Janeiro (CONEARQ/APERJ). Vice-líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística (UFF/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Fundamentos e perspectivas Arquivísticas (UNIRIO/CNPq). Tem experiência de pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diplomática, Tipologia documental, Identificação Arquivística, Classificação Documental, Avaliação Documental, Políticas Públicas Arquivísticas, Gestão de Documentos e Arquivos Municipais e Estaduais.

danilo.bueno@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0090255315552284

Projeto de Pesquisa no Programa: ARQUIVOS, GESTÃO DE DOCUMENTOS E ACESSO À INFORMAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA A TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA MUNICIPAL NO BRASIL

Descrição: Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um estudo interdisciplinar no campo teórico da Arquivologia e da Administração, cujo objetivo é investigar a articulação, estruturação, formulação e implementação de arquivos, da gestão de documentos e acesso à informação como mecanismos de apoio à tomada de decisão, transparência administrativa e responsabilidade de prestação de contas (accountability), princípios norteadores da governança pública. Trata-se de um estudo teórico e aplicado, de natureza qualitativa, descritiva-exploratória. Como resultados esperados, pretende-se apresentar subsídios para a Administração Pública no âmbito dos municípios capitais dos estados no Brasil, auxiliando estes entes federativos no cumprimento de suas responsabilidades legais, bem como verificar como esses conceitos estão registrados e articulados nos documentos normativos de governança pública nesse universo de pesquisa delimitado.