Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Profa. Dra. Brenda Couto de Brito Rocco

Profa. Dra. Brenda Couto de Brito Rocco

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2004), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes (2007), mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ (2013), doutorado em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ); Tem experiência profissional em instituições arquivísticas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão e preservação de documentos arquivísticos e documentos arquivísticos digitais. Foi servidora do Arquivo Nacional (2006-2015), onde desenvolveu trabalhos a respeito de documentos arquivísticos digitais. Ex membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e, também, ex membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do CONARQ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Arquivologia (DEPA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Diretora Substituta da Escola de Arquivologia da UNIRIO. Coordenadora do Laboratório Multidimensional de Preservação de documentos arquivísticos da UNIRIO. Presidenta da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

brenda.rocco@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0882043234210681

Projeto de Pesquisa no Programa: O ambiente digital e a memória: o papel dos arquivos

Resumo: De uma forma geral, pode-se afirmar que a sociedade foi invadida, em meados do século XX, pelas chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). É inegável que esse advento trouxe mudanças significativas para diversos aspectos da vida humana, tanto na área pessoal quanto profissional e acadêmica: no processo de comunicação, no processo de ensino-aprendizagem, na propagação do conhecimento, na forma de interação entre as pessoas ou entre pessoas e organizações públicas/ privadas ou vice- versa, etc. No caso específico da Arquivologia não foi diferente, já que, com as TIC’s, também se alterou a forma de produção e tramitação da informação, o modo de acessar e recuperar a informação, bem como a maneira de registrar a informação. Os registros que eram feitos, principalmente, de forma analógica, em suporte papel, passaram a ser feitos em meio digital, o que impactou, por completo, a Arquivologia: muitas informações produzidas no ambiente digital estão registradas em documentos digitais, criando uma relação próxima entre a Arquivologia e as TIC’s. Considerando a possibilidade de interação humana existente nesse domínio tecnológico e em decorrência dele, é possível refletir sobre o papel dos arquivos na sua relação com a memória nesse ambiente digital.