Disciplinas
Ementas das disciplinas obrigatórias e optativas
Disciplinas Obrigatórias
-
Perspectivas da Arquivologia Contemporânea
A Arquivologia como campo científico. História da Arquivologia, dos arquivos e da profissão do arquivista. Principais abordagens da Arquivologia contemporânea. Intérpretes e interpretações dos processos arquivísticos em diferentes contextos nacionais de configuração da Arquivologia. Gestão de documentos, gestão da informação, gestão do conhecimento e Arquivologia. Interfaces da Arquivologia com a História, o Direito, a Administração e a Diplomática. Diálogos com saberes do campo informacional (Biblioteconomia, Ciência da Informação, Diplomática, Museologia, etc). A construção de Interlocuções com a Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Políticas Públicas, Informática, Educação, Estudos da Memória e do Patrimônio, etc. A organização das instituições arquivísticas no Brasil. Organizações internacionais na área arquivística. O estado da arte da pesquisa em Arquivologia. Agentes e mecanismos de produção e difusão do conhecimento arquivístico no cenário internacional e no Brasil.
-
Arquivologia e Gestão
Arquivologia e Gestão. Os arquivos como objeto de gerenciamento e os agentes envolvidos nesse processo. Arquivos, conhecimento e inovação em diversos ambientes organizacionais. Arquivos enquanto serviços e instituições. Funções arquivísticas como atividades-meio nas organizações. Modelos de serviços arquivísticos. Interfaces com outros serviços da organização. Serviços arquivísticos e gestão do conhecimento. A missão das instituições arquivísticas: histórico e configurações contemporâneas. Modelos nacionais e internacionais de instituições arquivísticas. Interfaces com outras instituições das áreas de informação e memória. Planejamento, implantação e avaliação de serviços e instituições arquivísticas. Métodos, processos e agentes de avaliação de serviços e instituições arquivísticas. Estudos de caso.
-
Metodologia da Pesquisa
A natureza do conhecimento científico. A ciência como processo e produto histórico. Epistemologia, ciência, ideologia. As ciências sociais e suas especificidades. A pesquisa científica em ciências sociais. A pesquisa em Arquivologia. Características e etapas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa. A revisão de literatura. A questão de pesquisa. Métodos quantitativos, qualitativos, estudos de caso e estudos comprados. A escrita científica. A normalização do trabalho científico conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Disciplinas da Linha de Pesquisa Arquivos, Arquivologia e Sociedade
-
Arquivos, Estado e Sociedade
Mediações informacionais entre Estado e Sociedade: perspectiva histórica e configurações contemporâneas. A inserção dos arquivos no conjunto de relações que envolvem o Estado, o governo, a administração pública e a sociedade. Democracia, cidadania e arquivos: configurações históricas e aspectos teóricos. Usos sociais da informação arquivística. Arquivos, governo eletrônico, “open government” e redes sociais. Arquivos, direitos humanos e movimentos sociais. A incorporação de procedimentos e teorias arquivísticas aos estudos sociais, assim como sua utilização para o desenvolvimento de intervenções sociais.
-
Arquivos, Legislação e Ética
A dimensão legal da gestão de documentos e arquivos. Impactos da legislação na gestão de documentos e arquivos. Direito à informação, direito à memória e direito à privacidade e intimidade. Direito do autor. Legislação arquivística brasileira. A construção cultural de valores éticos. A natureza e os fundamentos da ética profissional. Questões éticas na gestão de documentos e arquivos. Disposições que regulamentam a profissão de arquivista. A responsabilidade social do arquivista.
-
Políticas Arquivísticas
Informação, informação arquivística e política. A dimensão política dos arquivos. Políticas arquivísticas em diversos contextos organizacionais. Agentes, agências e processos das políticas arquivísticas. Formulação, implementação e avaliação de políticas arquivísticas. Interface das políticas arquivísticas com políticas informacionais e políticas organizacionais. Interfaces das políticas arquivísticas com políticas informacionais, organizacionais, culturais, etc. Políticas arquivísticas públicas nos cenários nacional e internacional. Políticas, sistemas e redes de arquivos. Infra-estruturais legal, humana, tecnológica.
-
Arquivos, Memória e Patrimônio
Memória, acervos e bens culturais. Patrimônio, cultura material e imaterial. Arquivos, memória e identidades. Arquivos como lugares de memória, lugares de informação e territórios de poder. A memória social e o esquecimento como construções político-sociais. As noções de patrimônio e patrimônio arquivístico. Políticas de memória, políticas patrimoniais e políticas arquivísticas. Processos e agentes do Estado e da sociedade na construção, utilização e desconstrução da memória arquivística.
-
Arquivos, Educação e Práticas Culturais
As dimensões educacional e cultural dos arquivos. As funções culturais dos arquivos como objeto de gestão. Ações e práticas culturais nos arquivos e seus atores. O uso dos arquivos nos processos de produção cultural. Arquivos e educação patrimonial: conceitos, processos e sujeitos. Relações entre políticas arquivísticas, políticas educacionais e políticas culturais.
-
Arquivos e Cultura Documental
Estruturas e processos sociais mediados pela informação registrada. Categorias, classificações e conceitos como forma peculiar do pensamento ocidental. Fundamentos e sentidos da construção intelectual sobre a realidade que permitem “falar” sobre o mundo. A linguagem como elemento fundamental para a expressão e elaboração conceitual sobre a realidade, assim como para o saber e o fazer arquivísticos. Formulações e utilizações de sistemas de classificação: interrelações com as dinâmicas documentais nos processos sociais. Sociedade da Informação: novas relações culturais, linguagens e comunicabilidades.
Tópicos Especiais em Arquivos, Arquivologia e Sociedade I e II
Disciplinas de conteúdo variável, que visa à discussão de temas diversificados sobre as relações entre Arquivos, Arquivologia e Sociedade.
Disciplinas da Linha de Pesquisa Gestão da Informação Arquivística
-
Produção Documental
Os contextos de produção de documentos arquivísticos. A natureza do documento arquivístico. Processos e produtores de documentos arquivísticos. Suportes, formatos e tipologias documentais. A Diplomática contemporânea e a análise documental. Estudo de funções e atividades dos órgãos produtores de documentos. A intervenção arquivística no processo de produção administrativa de documentos. Metodologias de levantamento da produção documental. Estudos de caso.
-
Avaliação e Seleção de Documentos
Princípios teóricos da avaliação de documentos. Identificação e atribuição de valores aos documentos arquivísticos. A avaliação de documentos no âmbito de uma política arquivística. Metodologias de avaliação e seleção de documentos. Principais atores do processo de avaliação. Instrumentos legais e técnico-científicos da avaliação. Modelos de Tabelas de Temporalidade. Aplicação e revisão da Tabela de Temporalidade. Estudos de caso.
-
Análise e Processamento da Informação Arquivística
Princípios teóricos e metodológicos para a elaboração de linguagens de representação e recuperação da informação. Fundamentos teóricos e metodológicos de organização e classificação. Princípios e métodos notacionais. Linguagens documentárias como ferramentas na indexação e recuperação de informação. Desenho de estruturas de classificação aplicáveis aos arquivos. Normas e padrões de descrição de documentos no processamento e recuperação da informação arquivística. Análise de conteúdo de documentos arquivísticos. Metadados e terminologia. Elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Estudos de caso.
-
Usos e Usuários da Informação Arquivística
Características dos usos e usuários das informações arquivísticas em diversos contextos. Processos, produtos e serviços de informação arquivística. Uso das tecnologias da informação e comunicação na difusão da informação arquivística. “Marketing” e arquivos. Orientação ao usuário, serviços e produtos de referência e informação arquivísticos. Estudo de usos, usuários e necessidade da informação e sua aplicabilidade na gestão de documentos e arquivos. Avaliação dos serviços de referência arquivísticos. Impactos dos estudos de usos e usuários na análise e processamento da informação arquivística. Estudos de caso.
-
Arquivo, Documentos Digitais e Tecnologia da Informação
Informação, arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital. Características dos documentos digitais. Gestão arquivística de documentos digitais. Validade legal de documentos digitais. O papel das tecnologias da informação e comunicação na produção, classificação, avaliação, preservação e acesso a documentos digitais. Formatos contemporâneos de mídia digital e tecnologias da informação em mudança. Avaliação, uso e desenvolvimento de sistemas de acesso. Identificação e aplicação de soluções tecnológicas apropriadas. Elementos de modelagem de web design básico e banco de dados. Estudos de caso.
-
Preservação da Informação Arquivística
Princípios teóricos, conceituais e metodológicos da preservação da informação. A preservação da informação arquivística no contexto brasileiro e internacional. Preservação como recurso de gestão, acesso e difusão da informação. Políticas de preservação. Planejamento de preservação e a gestão de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para preservação. Programas e Projetos para a preservação. Reformatação: microfilmagem e digitalização. Preservação de documentos digitais: estratégias, diretrizes, metadados e custódia. Estudos de caso.
-
Tópicos Especiais em Gestão da Informação Arquivística 1 e 2
Disciplinas de conteúdo variável, que visa à discussão de temas diversificados em Gestão da informação Arquivística