UNIRIO inicia pesquisa qualitativa com participação da comunidade acadêmica sobre possível fusão do HUGG com o HFSE
A Reitoria da UNIRIO enviou por e-mail hoje (25), por meio de sua Comunicação Social, um formulário de pesquisa qualitativa para os três segmentos da comunidade acadêmica – docentes, servidores técnico-administrativos e discentes – para que apresentem suas ideias e percepções sobre a possível fusão entre o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e o Hospital Gaffrée e Guinle (HUGG) como hospital universitário da Universidade. Cada participante só pode responder uma vez, mas é possível reformular as respostas: a última versão é a que será considerada. O prazo para responder se encerra em 9 de maio.
Essa pesquisa se soma a outras instâncias participativas que vêm sendo buscadas para adensar o debate, como audiências públicas, reuniões setoriais e as próprias sessões dos conselhos superiores. Como a maior parte da comunidade não é representante nos conselhos superiores, nem ocupa cargos de direção, e as próprias audiências públicas não viabilizam que cada um exponha detalhadamente sua percepção sobre todos os tópicos, a equipe de gestão da UNIRIO recorreu a esta nova modalidade participativa, aberta a todos os que têm e-mail institucional da Universidade.
Os estudos sobre a possível fusão avançam desde a visita da então ministra da Saúde, Nísia Trindade, à UNIRIO em dezembro de 2023. A proposta de fusão faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, uma iniciativa estratégica do Ministério da Saúde.
No questionário enviado para docentes, técnicos administrativos e discentes, estes são mobilizados a se posicionar tanto sobre benefícios que esperam dessa possível fusão, como sobre dificuldades ou problemas que receiam em relação a ela. Além disso, também são perguntadas questões sobre o potencial para o ensino, para a pesquisa, a extensão e a inovação, e para a assistência à saúde e o sistema único de saúde (SUS).
Uma última pergunta se refere à área ocupada pelo Gaffrée e Guinle, pois uma fusão com o HFSE certamente implicaria uma racionalização com transferência de muitas das atividades hoje realizadas no hospital na Tijuca para o último, localizado na Gamboa. São solicitadas, então, sugestões de melhor aproveitamento daquele espaço.
Todas essas respostas serão sistematizadas, com divulgação pela Comunicação Social da UNIRIO, e darão subsídios relevantes para a Universidade se posicionar e tomar as precauções necessárias para que a eventual fusão, se ocorrer, tenha os melhores resultados para a educação, a saúde e a ciência.