código do Google analytics UNIRIO apresenta contribuições para campanha da Andifes de “Combate à Fome, com Sustentabilidade Ambiental” — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO apresenta contribuições para campanha da Andifes de “Combate à Fome, com Sustentabilidade Ambiental”

por Comunicação — publicado 02/04/2024 17h37, última modificação 08/04/2024 20h11
Segurança alimentar e nutricional, alimentação escolar e educação ambiental estão entre as atuações destacadas

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) tem como projeto estratégico para 2024 o “Combate à Fome, com Sustentabilidade Ambiental”, com o intuito de integrar e divulgar as contribuições das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) no combate à fome e defesa do meio ambiente. A UNIRIO conta com diversas iniciativas nesse sentido já consolidadas.

Entre seus projetos de extensão, é da Universidade o primeiro Centro Colaborador de Alimentação Escolar (Cecane) do estado do Rio de Janeiro. Os Cecanes, ligados ao Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, desenvolvem ações de pesquisa, ensino e extensão em parceria com as Ifes, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O Cecane - UNIRIO atua para fortalecer a implementação do Pnae nos municípios tanto do estado do Rio de Janeiro como do Espírito Santo, inclusive formando atores sociais que contribuam para essa missão, tais como gestores, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares e merendeiros. A equipe do Cecane - UNIRIO é composta por docentes e estudantes de graduação e Pós-graduação da Escola de Nutrição da Universidade, bem como por agentes Pnae nutricionistas.

O Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN) tem um curso stricto sensu de mestrado profissional, produzindo conhecimentos técnico-científicos para solucionar problemas concretos da sociedade e garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. Isso inclui o fortalecimento da agricultura familiar, de base agroecológica e sistemas alimentares saudáveis e democráticos. O fortalecimento das ações de alimentação e nutrição nos níveis de atenção à saúde inclui o controle e prevenção dos danos à saúde decorrentes de má alimentação e as estratégias de vigilância e educação alimentar e nutricional. Além de promover a alimentação adequada e saudável, o PPGSAN se debruça sobre os processos de produção, processamento, abastecimento, comercialização, distribuição, consumo e descarte dos alimentos de forma justa e sustentável. Nessa perspectiva, analisa e propõe ainda medidas de controle e regulação de alimentos e da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica de processos produtivos.

A Escola de Nutrição da UNIRIO tem ainda duas conselheiras, as professoras Flávia Milagres e Giane Moliari, no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro (Consea-Rio), que tem papel fundamental no combate à fome e na promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável na capital do estado. Representantes da Escola de Nutrição da UNIRIO foram eleitos para compor as últimas três gestões do Consea-Rio, desde 2018.

O Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (Geasur), por sua vez, está voltado para o estudo de práticas pedagógicas de educação ambiental em contextos formais e não formais na América Latina. A educação ambiental de base comunitária se articula com a ecologia política e as lutas populares, bem como com os atravessamentos das muitas formas de pensar e construir experiências, com destaque para aquelas de movimentos sociais, populações tradicionais, povos indígenas e grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental. O Geasur é coordenado pelos professores Celso Sánchez e Leonardo Castro e tem se dedicado ao projeto do Observatório de Educação Ambiental de Base Comunitária no Estado do Rio de Janeiro.

Geasur recebe a visita do reitor e da vice-reitora

Reitor Da Costa e vice-reitora Bruna Nascimento visitam reunião do Geasur

A UNIRIO tem promovido também projeto de extensão de assistência técnica para os coletivos de agricultura familiar, coordenado pelo professor Vicente Nepomuceno, da Engenharia de Produção. Seus trabalhos de parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e com o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) têm a perspectiva de uma outra tecnologia, baseada, também, nos conhecimentos e culturas dos trabalhadores, que sirva à melhoria das condições de vida e trabalho dos pequenos agricultores.

Além disso, a Universidade mantém o Projeto de Extensão “Oficina de Direitos nas Cozinhas Solidárias do MTST”, coordenado por Bruno Oliveira, professor da Escola de Serviço Social, com a colaboração do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Por sua vez, o projeto de extensão "Encontro de saberes na Saúde: Fomentando a Interculturalidade Crítica, Epistemologias Descolonizadoras e o cuidado recíproco ambiental e comunitário", coordenado pela professora Carla Albuquerque, do Instituto de Saúde Coletiva da UNIRIO, desenvolve suas atividades com quilombolas.

O projeto estratégico da Andifes, de “Combate à Fome, com Sustentabilidade Ambiental”, foi aprovado na reunião do seu Conselho Pleno realizada em 14 de dezembro de 2023 e, por isso, a associação vem levantando informações das Ifes sobre suas iniciativas institucionais, em andamento ou planejadas para este ano, que vão ao encontro desse objetivo. Os dados também serão utilizados para a articulação de parcerias, tanto nacionais como internacionais, segundo comunica a Andifes.