Temporada do espetáculo ‘O Alienista’ se encerra no domingo, dia 30
“De poeta, médico e louco, todo mundo tem um pouco”. Esse é o mote do espetáculo O Alienista – O Musical, cuja temporada se encerra neste domingo, dia 30. O texto, inédito, é uma adaptação contemporânea da obra O Alienista, de Machado de Assis. A montagem é fruto do projeto UNIRIO Teatro Musicado, criado em 1995 pelo diretor-geral da peça e professor do Centro de Letras e Artes (CLA), Rubens Lima Junior.
Interdepartamental e interinstitucional, o Teatro Musicado envolve alunos e professores do Instituto Villa-Lobos (IVL) e da Escola de Teatro da UNIRIO. Também participam estudantes dos cursos de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Formação diferenciada
Para Rubens Lima Junior – ou “Rubinho”, como é conhecido na Universidade –, o projeto proporciona treinamento e formação de alta qualidade aos estudantes de teatro. “As pessoas aprendem a trabalhar na prática, em todas as áreas possíveis: caracterização, cenografia, figurino, atuação, sonorização, iluminação”, enumera. “É um diferencial para o mercado, que irá absorver esses profissionais”, completa, revelando que grande parte dos espetáculos musicais apresentados no Rio de Janeiro e em São Paulo envolve egressos do projeto.
A receita do sucesso? “Pegamos pessoas ‘do zero’ e fazemos ensaios exaustivos, trabalhando da mesma maneira como se produziria um musical da Broadway”, aponta o diretor. Cada espetáculo exige até um ano e meio de preparação. Durante esse período, os participantes aprendem conceitos de canto e dança, em ensaios que, por vezes, enveredam madrugada adentro.
Apuro técnico
Toda essa dedicação resulta no apuro técnico característico das peças do Teatro Musicado. Desde os anos 1990, o projeto já realizou uma dezena de espetáculos, entre eles, o musical The Book of Mormon, sucesso de público e crítica, apresentado em diversos espaços teatrais da cidade ao longo de um ano e meio de temporadas, entre 2014 e 2015.
E, a julgar pela disposição do idealizador, o público ainda se deleitará por muitos anos com os espetáculos do projeto. “O musical trabalha com magia, é quase uma coisa de circo, vem do Vaudeville, da opereta, dos espetáculos em que as pessoas se colocavam à frente – e esse tipo de trabalho, poucos diretores sabem fazer”, salienta Rubens Lima Junior. Apaixonado por teatro musicado, o docente dedicou ao tema seus cursos de especialização, mestrado e doutorado.
As apresentações de O Alienista – O Musical acontecem na quinta e na sexta-feira, às 20h30, no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h30, na Sala Paschoal Carlos Magno, o Palcão da UNIRIO (Avenida Pasteur, 436, fundos – Urca).
A classificação indicativa é de 14 anos. A entrada é franca. Os ingressos são distribuídos uma hora antes das sessões, por ordem de chegada.
Serviço
O Alienista - O Musical
Direção: Rubens Lima Junior
Produção e Realização: Projeto Teatro Musicado/UNIRIO
Datas: até 30 de abril
Local: Palcão da UNIRIO - Sala Paschoal Carlos Magno, Av. Pasteur, 436 - Urca.
Horários: Quinta e sexta-feira, às 20h30; sábado, às 20h; domingo, às 19h30
Entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes das sessões, por ordem de chegada.
Classificação indicativa de 14 anos