código do Google analytics Espetáculo ‘O Alienista – O Musical’ estreia dia 7 na UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Espetáculo ‘O Alienista – O Musical’ estreia dia 7 na UNIRIO

Espetáculo ‘O Alienista – O Musical’ estreia dia 7 na UNIRIO

por Comunicação publicado 03/04/2023 15h11, última modificação 04/04/2023 18h31
Realização é do Projeto Teatro Musicado, dirigido pelo professor Rubens Lima Junior, responsável por sucessos como 'The Book of Mormon'

Machado de Assis e seu doutor Simão Bacamarte ganharão vida na UNIRIO, a partir da próxima semana, no espetáculo O Alienista – O Musical, que estreia no dia 7 de abril. A direção-geral é do professor do Centro de Letras e Artes (CLA) Rubens Lima Junior – que também esteve à frente de sucessos como The Book of MormonO Primo da CalifórniaO Jovem Frankenstein.

Com 38 atores em cena, o espetáculo canta os terrores que a população da vila de Itaguaí enfrenta com a chegada do médico Simão Bacamarte e a construção da Casa de Loucos, lugar onde o doutor irá estudar as "doenças da alma". A pequena vila da província do Rio de Janeiro irá à insânia com os ditames desse médico – ou, melhor dizendo, desse juiz.

O texto, inédito, é uma adaptação contemporânea da obra O Alienista, de Machado de Assis, feita por Alexandre Amorim. Ao trazer a ironia mordaz típica do Bruxo do Cosme Velho – que se transforma também em personagem, para contracenar com suas próprias criações –, a peça não poupa críticas aos costumes de ontem e hoje.

A montagem é fruto do projeto UNIRIO Teatro Musicado, criado em 1995 pelo professor Rubens Lima Junior. De lá para cá, o grupo realizou uma dezena de espetáculos, entre eles, a versão brasileira de The Book of Mormon (2013), sucesso de público e crítica. Além de alunos e professores das escolas de Teatro e Música da UNIRIO, participam do projeto estudantes dos cursos de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As apresentações acontecem entre os dias 7 e 30 de abril, às quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h30, aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h30, na Sala Paschoal Carlos Magno, o Palcão da UNIRIO (Avenida Pasteur, 436, fundos – Urca).

A classificação indicativa é de 14 anos. A entrada é franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões, por ordem de chegada.

O Alienista - O Musical
Direção: Rubens Lima Junior
Produção e Realização: Projeto Teatro Musicado/UNIRIO
Datas: de 7 a 30 de abril
Local: Palcão da UNIRIO - Sala Paschoal Carlos Magno, Av. Pasteur, 436 - Urca.
Horários: Quartas, Quintas e Sextas, às 20:30h; Sábados, às 20h; Domingos, às 19:30h
Entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes das sessões, por ordem de chegada
Classificação indicativa de 14 anos