Seminário discute currículo, decolonialidade e formação docente nas Artes Cênicas
Discutir e propor medidas para a implementação de mudanças nos currículos de formação docente em Artes Cênicas, de modo a acolher temáticas e epistemologias desenvolvidas por, ou em favor de, pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente.
Este é o objetivo principal do Seminário Currículo, Decolonialidade e Formação Docente, que acontecerá na UNIRIO entre os dias 2 e 4 de dezembro. O evento é organizado pelos programas de graduação e pós-graduação das universidades federais de Brasília (UnB), Sergipe (UFS) e Bahia (UFBA), em parceria com a Escola de Teatro e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC) da UNIRIO.
Durante os três dias do evento, serão apresentados trabalhos e mesas de debate para discutir o atual estado dos currículos dos cursos de formação docente em artes cênicas, bem como as iniciativas que têm conseguido introduzir discussões decoloniais, sobretudo de cunho antirracista, de gênero e/ou sexualidade dissidentes e indígenas. Haverá também atividades culturais e lançamento de livros.
As inscrições para apresentação de trabalhos estão encerradas, mas pessoas interessadas poderão participar das atividades, a depender da lotação das salas.
As atividades serão realizadas no Centro de Letras e Artes (CLA/UNIRIO), na Av. Pasteur, 436, Urca. A programação está disponível na página do PPGEAC.