GT da UNIRIO com Ministério da Saúde e Ebserh divulga relatório sobre condições para possível fusão entre HFSE e HUGG
O grupo de trabalho instalado para realizar os estudos sobre as condições para uma eventual fusão do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), propostos no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da UNIRIO com o Ministério da Saúde e a estatal Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apresentou uma versão preliminar do seu relatório, contendo todos os levantamentos e análises realizados. Esta versão preliminar, que ainda está passando pela revisão final, pode ser acessada aqui. O GT estima que a versão definitiva, após a revisão, estará disponível ainda na primeira quinzena de maio.
O material produzido pelo grupo de trabalho do ACT, chamado de Relatório de Diagnóstico Integrado, é composto por um documento principal e três anexos. O documento principal traz um levantamento sobre as estruturas, perfis assistenciais e capacidades de cada hospital, assim como suas respectivas forças de trabalho e perfil sociodemográfico e assistencial da região. Traz também informações relacionadas a orçamento de custeio, eficiência de gastos, atividades de ensino e pesquisa, e programas de residência. A partir dessas informações, há uma proposta de perfil assistencial, dimensionamento de pessoal e estimativas de custo para o que seria o novo hospital universitário.
Os três anexos ao documento principal trazem, respectivamente, um relatório mais detalhado sobre o perfil assistencial do novo hospital universitário, o plano de transição de serviços para esse novo hospital e, por último, um documento contendo estudos, análises e perspectivas da UNIRIO com relação à possível fusão. Este último anexo inclui estudos sobre a viabilidade de migração do Instituto Biomédico e de outras unidades da UNIRIO para o espaço atual do HUGG, sobre o novo perfil de assistência à saúde primária a ser instalado no local e sobre as perspectivas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão num contexto mais amplo da fusão.