Conselho Universitário aprova instrução normativa do Programa de Gestão e Desempenho da UNIRIO
O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a instrução normativa do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UNIRIO em sua 529ª sessão ordinária. O PGD é o instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
A sessão do Consuni foi presidida pela vice-reitora Bruna Nascimento e relatoria sobre o PGD foi feita pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Paola Orcades Meirelles. Paola fez uma apresentação inicial da minuta, explicando detalhes do modelo, destacando que o controle de frequência do servidor público é substituído por planos de trabalho com definição de metas, descrição das atividades realizadas e entregas por períodos determinados. Saiba mais sobre o PGD, sobre o processo de implantação na UNIRIO e sobre a audiência pública que discutiu o modelo na Universidade.
Os conselheiros discutiram e alteraram alguns pontos do texto. A preocupação principal foi garantir que o documento fosse abrangente o suficiente para incluir todos os trabalhadores da UNIRIO. Outra preocupação dos conselheiros foi garantir mecanismos nas regras do PGD que impedissem situações de assédio moral.
Os conselheiros ainda alteraram a formação da futura Comissão Permanente de Acompanhamento do PGD (CPPGD), que terá a finalidade de assessorar na implantação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do PGD na Universidade. O número de membros da Comissão foi ampliado, saindo das 12 vagas previstas no texto original, e passando a 20 vagas, com o intuito de conter representantes de todas as pró-reitorias e dos órgãos suplementares.
Outras deliberações
Na sequência da sessão, foram aprovados o Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e de Assistência Estudantil para o exercício de 2025 e as alterações do quantitativo de bolsas nas modalidades Auxílio-Alimentação, Iniciação Científica e Iniciação à Inovação do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e de Assistência Estudantil.
Foi aprovada ainda a suspensão do primeiro parágrafo do artigo 11 da Resolução SCS nº 5.613, de 5 de dezembro de 2022, que dispõe sobre a Política de Assistência Estudantil da UNIRIO e seus programas para o Edital 2025.1 da Bolsa de Incentivo Acadêmico.
Por ultimo, os conselheiros aprovaram o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) 2025-2026 da UNIRIO. As diretrizes e ações definidas no PLS 2025-2026 têm como objetivo promover a transformação da cultura organizacional da UNIRIO, por meio do fortalecimento do compromisso institucional com o desenvolvimento econômico e social, aliado à preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, assegurando qualidade de vida tanto para as gerações atuais quanto para as futuras.
A íntegra da 529ª sessão do Consuni pode ser vista no vídeo abaixo: