código do Google analytics Ato de ‘descomemoração’ dos 60 anos do golpe de 1964 acontecerá na UNIRIO na próxima sexta-feira (12) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Ato de ‘descomemoração’ dos 60 anos do golpe de 1964 acontecerá na UNIRIO na próxima sexta-feira (12)

por Comunicação publicado 09/04/2024 15h55, última modificação 10/04/2024 08h31
Haverá diplomações póstumas de estudantes de Medicina mortos pelo regime militar

Na próxima sexta-feira, 12 de abril, será realizado na UNIRIO um ato de "descomemoração" dos 60 anos do golpe militar de 1964. O evento é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), pela Associação dos Trabalhadores em Educação da UNIRIO (Asunirio) e pela Associação dos Docentes da UNIRIO (Adunirio).

O primeiro momento será às 14h, no auditório Vera Janacópulos (Av. Pasteur, 296, Urca), com a diplomação póstuma de Elmo Correa (1946-1974), Luíz Renê Silveira e Silva (1951-1974) e Lúcia Maria de Souza (1944-1973), estudantes de Medicina da Fefierj – federação que antecedeu a UNIRIO, instituída como universidade em 1979 – , mortos pelo regime militar.

A diplomação foi aprovada pelos Conselhos Superiores da UNIRIO, em sessão realizada no dia 27 de março. Na ocasião, foi também aprovada a criação de uma Comissão da Verdade na Instituição. Leia detalhes da sessão.

Após a diplomação, haverá um ato simbólico na Praça Guilherme de Figueiredo, localizada em frente à Biblioteca Central da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, Urca). O espaço leva o nome do primeiro reitor da Universidade, indicado pelo ex-presidente militar João Baptista Figueiredo, irmão de Guilherme.

Ato em descomemoração ao golpe de 1964