Você está aqui: Página Inicial / Institucional: Histórico

Institucional: Histórico

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO é uma fundação de direito público integrante do Sistema Federal de Ensino Superior. Originou-se da Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara – FEFIEG, criada pelo Decreto-Lei nº 773 de 20 de agosto de 1969, que reuniu estabelecimentos isolados de ensino superior, anteriormente vinculados aos Ministérios do Trabalho, do Comércio e da Indústria; da Saúde; e da Educação e Cultura.

Com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, a FEFIEG passou a denominar-se Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro – FEFIERJ. 

Em 5 de junho de 1979, pela Lei nº 6.655, a Fefierj foi institucionalizada com o nome de Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. E, em 24 de outubro de 2003, a Lei nº 10.750 alterou o nome da Universidade para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mas a sigla foi mantida.

Em 1º de março de 1973, pela portaria número 22, publicado no Boletim Interno de 02 de março de 1973 – Boletim Semanal Nº 09, publicação que instituiu o serviço de auditoria na Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara; atribuindo-lhe as finalidades inerentes a essa instituição, assim como a função de Auditor.

A  Auditoria Interna da UNIRIO, em 1982, foi citada no Regimento Geral da Universidade, como Órgão integrante da estrutura da Reitoria, artigo 25, alínea “g” e no Estatuto da UNIRIO de 2018 em que está subordinada ao Reitor, disposto no artigo 12, inciso X, bem como recebe orientação normativa e supervisão técnica do órgão de controle interno do Poder Executivo Federal que é Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União – CGU em sua respectiva área de jurisdição, conforme previsão no artigo 15 do Decreto nº 3.591/2000, alterado pelo Decreto 4.440/2002.

A estrutura organizacional da UNIRIO foi montada, por meio da Portaria MEC nº 1.984, de 29 de outubro de 1991, publicada no Diário Oficial da União em 30/10/1991, tendo estabelecido o quantitativo dos Cargos de Direção (CDs) e das Funções Gratificadas (FGs). Posteriormente, de acordo com Resolução nº 926, de 12 de novembro de 1991, fixou o quadro distributivo de CD e de FG da universidade, enquadrando a chefia da auditoria como CD e não mais FG.

Ao longo do tempo a AUDIN vem se estruturando para melhor atender ao sistema de governança da UNIRIO, além de assessoramento técnico a Reitoria, mas também em suas funções operacionais no controle das atividades de administração contábil, financeira, técnica e administrativa, no âmbito da instituição e avalia o desempenho das unidades em relação às atribuições, normas e procedimentos definidos e oferece assistência aos Órgãos de controle interno/externo.

Em 2016 foi publicado o Manual de AUDIN instrumento de base a ser considerado pelos auditores e os demais servidores da Auditoria Interna para observar os procedimentos normatizados para um bom desenvolvimento de seus trabalhos.

 O Conselho Universitário, em sessão extraordinária remota realizada no dia 22 de fevereiro de 2022, aprovou a Resolução SCS Nº 5.495, de 22 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre o Regimento Interno da unidade de Auditoria Interna da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – AUDIN.