Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias / Programa de bolsas FIAS 2023-2024

Programa de bolsas FIAS 2023-2024

O French Institutes for Advanced Study Fellowship Program oferece bolsas de 10 meses nos seis Institutos de Aix-Marseille, Loire Valley (Orléans-Tours), Lyon, Montpellier, Nantes e Paris e recebe candidaturas de acadêmicos internacionais de alto nível para desenvolver seus projetos de pesquisa inovadores na França.

Para o ano letivo de 2023-2024, o FIAS oferece 37 bolsas de estudo: 4 em Aix-Marseille, 3 em Loire Valley (Orléans-Tours), 10 em Lyon, 3 em Montpellier, 4 em Nantes e 13 em Paris.

A chamada está aberta a todas as disciplinas das Ciências Sociais e Humanas (CSH) e todos os campos de pesquisa. Também são elegíveis projetos de pesquisa em outras ciências e em artes que proponham uma forte interação e diálogo com as CSH. Algumas instituições anfitriãs têm prioridades científicas que precisam ser levadas em consideração antes de se candidatarem.

Os bolsistas do FIAS terão a liberdade de organizar a sua pesquisa enquanto se beneficiam do apoio e do ambiente científico propício oferecido pela instituição anfitriã, caracterizado por uma coorte multidisciplinar de bolsistas e pela estreita relação com os centros e laboratórios de investigação locais.

CONDIÇÕES
Todos as instituições anfitriãs acordaram em normas comuns, incluindo o fornecimento de um subsídio de subsistência (2.700€ por mês), cobertura de segurança social, alojamento, um orçamento de pesquisa e formação, além de cobertura de despesas de viagem.

ELEGIBILIDADE
O FIAS concede bolsas a pesquisadores de destaque em todos os níveis de carreira, de pesquisadores de pós-doutorado a pesquisadores seniores. O requisito mínimo é um doutorado + 2 anos de experiência em pesquisa no momento da inscrição. Exceções serão feitas para bolsistas com mestrado + 6 anos de experiência em pesquisa em tempo integral após a conclusão (o treinamento de doutorado não será considerado no cálculo da experiência).

Pesquisadores de todos os países são elegíveis para o Programa de Bolsas FIAS, mas não devem ter passado mais de 12 meses na França durante os três anos anteriores ao prazo de inscrição.

INSCRIÇÃO
As candidaturas são submetidas online através de www.fias-fp.eu onde encontrará informação detalhada sobre o conteúdo da candidatura, critérios de elegibilidade e procedimento de seleção.

A plataforma de inscrição estará aberta de 15 de abril de 2022 a 2 de junho de 2022 - 18:00 CET (horário de Paris). Candidaturas atrasadas não serão consideradas.

SELEÇÃO
A seleção científica é altamente competitiva, baseada no mérito e conduzida por meio de uma revisão internacional independente por pares.

Julho - outubro de 2022: dupla revisão por pares
Novembro de 2022: Shortlist do Comitê de Seleção do FIAS
Janeiro - fevereiro de 2023: Seleção pelos Conselhos Científicos das instituições anfitriãs
Março de 2023: Comunicação de resultados