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University of Illinois - T&M Technology and Management Program
A Campus b disponibilizará vagas para estudantes de graduação, fluentes em inglês e com disponibilidade para participar das atividades conforme as datas descritas.
Cronograma do Programa:
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Etapa Virtual:
- Datas: 11, 18 e 25 de fevereiro de 2025
- Duração: 90 minutos por sessão
- Dia: Terças-feiras
- Horário: A ser definido
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Etapa Presencial:
- Local: Rio de Janeiro
- Datas: 16, 20 e 21 de março de 2025
Benefícios para os Alunos:
- Experiência Multicultural: Trabalhar em grupos com estudantes internacionais da Universidade de Illinois.
- Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis: Resolver problemas reais propostos por uma empresa brasileira.
- Certificação: Certificado emitido pela Campus B e University of Illinois.
Informações Adicionais e inscrição:
- Requisitos: Estudantes de graduação nas áreas de Humanas, Exatas e Engenharias, fluentes em inglês.
- Inscrições: Preencher o formulário de inscrição através do link: https://campusb.typeform.com/BusTM-25.
- Prazo para Inscrição: Até 21 de janeiro de 2025, às 23:59 horas.
Informações adicionais sobre o cronograma e o que está incluso no programa estão disponíveis na apresentação anexa.
Aspire Leaders Program
Em parceria com o Insper, instituição fundada em Harvard abre inscrições para programa gratuito de liderança para jovens no Brasil
Com a missão de capacitar universitários em todo o mundo para se tornarem líderes e gerarem impacto social em suas comunidades, o Aspire Leaders Program oferece formação gratuita e 100% on-line para jovens da primeira geração a cursar a graduação, além de fornecer financiamento para projetos e desenvolvimento profissional dos participantes.
O programa
Criado por professores da Harvard Business School e mantido pelo Aspire Institute, organização sem fins lucrativos fundada em Harvard, o Aspire Leaders Program proporciona o desenvolvimento tanto de habilidades socioemocionais quanto técnicas, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos participantes por meio de uma metodologia voltada para o ganho de capacidades como: autoconhecimento, autoconfiança, pensamento crítico, solução de problemas reais, habilidades de comunicação e liderança, competências de empreendedorismo e até como utilizar a tecnologia (inteligência artificial, big data etc) na elaboração de estratégias e tomada de decisão.
O Aspire Leaders Program é composto por dois módulos. Ao fim de cada ciclo, os alunos recebem um selo e, ao concluírem o programa, ganham um certificado. As aulas acontecem de forma síncrona e assíncrona, com diversas opções de temas, dias e horários para os participantes escolherem o melhor período para realizar o programa.
Como é um programa global, os alunos interagem, participam de atividades e realizam projetos com jovens do mundo todo, além de ter aulas com professores de Harvard e outros docentes de classe mundial, conferindo-lhes uma rica experiência de networking com pessoas de mais de 195 países.
Ao longo de sua jornada, os participantes contam com a metodologia de Harvard e um material bastante completo, composto de artigos acadêmicos, estudos de casos, materiais multimídia e palestras com profissionais renomados em seus campos de estudo e atuação. Os alunos também podem acessar a plataforma Harvard edX e se desenvolver com cursos de diversas áreas, como inovação, marketing, estratégia, empreendedorismo, finanças, arte, ciência etc.
Quem pode participar
O programa é destinado a jovens que:
- Tenham entre 18 e 29 anos;
- Sejam da primeira geração a cursar o ensino superior (os pais não tenham concluído a faculdade);
- Estejam na graduação ou sejam recém-formados (até 3 anos);
- Tenham conhecimento básico em inglês.
Financiamento para desenvolvimento profissional e de projetos
Além do acesso gratuito ao programa, os participantes também podem receber financiamento de até 10 mil dólares para a implantação de projetos de impacto social em suas comunidades, bem como prêmios em dinheiro para investir em seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Só entre 2021 e 2024 a instituição destinou mais de 200 mil dólares a projetos comunitários criados pelos alunos, impactando mais de 215 mil vidas desde o início do Aspire Leaders Program.
Comunidade e programa estendido para ex-alunos (alumni)
Após completarem os dois módulos, os participantes passam a integrar a comunidade global de ex-alunos e o programa de liderança estendido para alumni. Os estudantes também contam com mentorias de líderes e profissionais influentes, workshops, acesso a oportunidades de estágio, emprego e bolsas de estudos, além do networking com a rede global de alunos.
Parceria com o Insper
No Brasil, o programa acontece por meio da parceria entre Insper e Aspire Institute. Tal parceria reflete a forte conexão do Insper com a missão de contribuir para o desenvolvimento de lideranças e reforça o seu compromisso com a educação e a inclusão, capacitando pessoas e ampliando oportunidades para jovens que desejam se tornar agentes da transformação social.
“Ao terem acesso ao Aspire, jovens de diferentes backgrounds desenvolvem habilidades de liderança que os permitem chegar mais preparados no mercado de trabalho e conseguir melhores oportunidades profissionais. É um programa transformador, que reforça a missão do Insper e do Aspire Institute em democratizar a educação de qualidade e seu comprometimento com a diversidade e a inclusão”, diz Aline Lilian dos Santos, diretora do Aspire Institute no Brasil.
Confira um vídeo exclusivo sobre o programa com a CEO do Aspire Institute, Meena Sonea: https://drive.google.com/file/d/1yQXo6R17EMW-Db QGN2Yk6y0DRc6Sb0Q/view?usp=sharing
As inscrições para o Aspire Leaders Program estão abertas. Para aplicar, clique no link: bit.ly/Inscricaoaspire ou acesse o site www.aspireleaders.org e vá em “Apply”.
Sobre o Aspire Institute
Fundado por Tarun Khanna e Karim Lakhani, professores da Harvard Business School, o programa nasceu no Lakshmi Mittal and Family South Asia Institute com o nome de Crossroads Emergin Leading Program. Em 2021, devido ao seu crescimento, tornou-se uma instituição sem fins lucrativos independente. Desde então, o Aspire Institute expandiu seus escritórios pelo mundo e, no Brasil, atua por meio de uma parceria com o Insper, em São Paulo.
Para saber mais, acesse: www.aspireleaders.org e siga @alpforbrazil nas redes sociais.
Contato para mais informações
Aline Lilian dos Santos – Aspire Leaders Program Brasil
brazilprograms@aspireleaders.org / aline.brazilprograms@aspireleaders.org / alinels2@insper.edu.br
UNIRIO marca presença no XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas em Portugal
A UNIRIO participou do XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal. O evento, que teve como tema "Desafios das Universidades em Tempos de Transição", reuniu representantes de 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal.
Na programação, ocorreram debates sobre as iniciativas que as universidades promovem em torno de três subtemas: A Universidade e a transição digital: políticas e práticas institucionais; A Universidade e os desafios ambientais: respostas da educação superior e da pesquisa; e A Universidade no campo cultural: novas realidades, novos papéis.
A sessão de abertura contou com a presença do reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, do reitor da Universidade do Minho e presidente do Grupo Tordesilhas, Rui Vieira de Castro, do reitor da Universidade de Valladolid, Antônio Largo Cabrerizo, e da vice-reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues.
Em seu discurso, o reitor da UNIRIO destacou os desafios que a Universidade enfrenta atualmente. "Estamos vivendo um momento de compartilhamento de horizontes e de transformação das nossas universidades. A UNIRIO, com cerca de meio século de existência, nasceu no final de um governo totalitário, período da ditadura. Apesar de nossa origem nesse contexto, nossa missão sempre foi consolidar a democracia e a responsabilidade social, superando o trauma de nosso nascimento. A diversidade de nossos estudantes, vindos de diversas regiões do país, nos impõe a necessidade de políticas de permanência e assistência para afrodescendentes e pessoas com deficiência, garantindo que não abandonem a Universidade. Precisamos de mais políticas públicas para que todos se sintam acolhidos. Os desafios se conectam à dimensão cultural, às tecnologias digitais e à transição ambiental em um contexto de emergência climática, que afeta a vida acadêmica. Precisamos lidar com as demandas culturais e os novos perfis de estudantes, compreendendo o papel das tecnologias nesse processo. Tudo isso é parte de nosso compromisso com uma universidade democrática. É um orgulho compartilhar esses novos conhecimentos com outras universidades de língua portuguesa e espanhola. Muito obrigado por nos receberem aqui", finalizou.
O professor Celso Sánchez (Escola de Educação da UNIRIO) participou da mesa de debate sobre "A Universidade e os desafios ambientais", que aconteceu no dia 28. Sánchez explicou como foi sua participação na mesa-redonda. "Tive a oportunidade de participar de uma mesa-redonda para pensar os desafios ambientais e o papel das universidades. Apresentei as principais ações ambientais que o Projeto Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária vem desenvolvendo com as comunidades indígenas, quilombos, periferias, movimentos sociais, discutindo a urgência de se pensarem as questões ambientais em aliança com as demandas dos povos, sobretudo os mais vulneráveis às questões ambientais e sociais. Foi um debate muito rico entre as universidades”, afirmou.
Já no dia 29, as professoras Teresa Tonini e Cristiane Rodrigues da Rocha, da Escola de Enfermagem da UNIRIO, fizeram uma apresentação sobre o Colégio Doutoral de Enfermagem. As professoras são membros do Colégio Doutoral de Tordesilhas (CDT) de Enfermagem, que tem como objetivo fortalecer a colaboração científica entre as universidades integrantes do grupo. Os CDTs consistem em associações voluntárias de universidades pertencentes ao grupo – e abertas a outras organizações governamentais ou empresariais – que “desejam desenvolver atividades de pós-graduação e/ou doutorado em programas conjuntos de pós-graduação de excelência, comprometendo-se a uma coordenação única nos complementos formativos necessários e linhas de pesquisa”. Este tipo de iniciativa permite mobilidades discentes, cotutelas de teses doutorais, publicações conjuntas e a criação de doutorados conjuntos ou múltiplos.
A coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIRIO, Vanessa Teixeira de Oliveira, também presente no evento, relatou a importância da participação da UNIRIO no Encontro. "Este XXIII Encontro foi especial, pois o nosso reitor, pela primeira vez, participou do Encontro anual do Grupo, reafirmando a nossa liderança na Coordenação do Tordesilhas junto às universidades brasileiras, desde a fundação do Grupo", afirmou.
O Encontro terminou com a realização da Assembleia Geral e com a inclusão de mais três universidades na rede: Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal de Rondônia.
Grupo Tordesilhas:
O Grupo Tordesilhas, fundado em 2000, é uma rede de cooperação entre universidades brasileiras, espanholas e portuguesas, promovendo a colaboração científica e educacional por meio de iniciativas, como a criação de colégios doutorais. Atualmente, o grupo conta com 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas.
Para mais informações sobre o Grupo Tordesilhas, acesse Grupo Tordesilhas.
Fonte: https://www.unirio.br/news/unirio-marca-presenca-no-xxiii-encontro-de-reitores-do-grupo-tordesilhas-em-portugal-1
Abertura do Edital PILA VIRTUAL! - Programa de Intercâmbio Latino Americano 2025-1
De 11 de setembro a 25 de outubro de 2024 está aberta a convocatória interna das Instituições de Ensino Superior, integrantes do PILA, para a inscrição de estudantes estrangeiros em disciplinas de graduação e pós-graduação.
A UNIRIO aderiu ao Programa no início de março de 2024 e também está oferecendo disciplinas de graduação e de pós-graduação para estudantes de IES para o primeiro semestre de 2025.
Estudantes de graduação, pós-graduação, gestores, docentes e pesquisadores da UNIRIO podem ter acesso ao catálogo de disciplinas ofertadas no âmbito do PILA no seguinte link: https://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006
O PILA conta com a adesão de 9 países: México, Colômbia, Argentina, Cuba, Nicarágua, Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai, totalizando a participação de 273 IES.
O Programa abrange a mobilidade de estudantes de graduação, pós-graduação, de gestores, docentes e pesquisadores, nas modalidades presencial e virtual.
O Programa baseia-se no princípio da reciprocidade, reconhecimento de créditos e desoneração do custo da matrícula ou mensalidade no destino, se aplicável.
A Unirio está participando da Convocatória do PILA Virtual 2025 - em anexo e disponível em: https://www.programapila.lat/convocatorias/
Os interessados no PILA devem preencher o formulário de inscrição de estudantes (em anexo) e encaminhá-lo para o e-mail: crimobilidadeout@unirio.br até o dia 25 de outubro de 2024.
CONFAP divulga duas novas Chamadas Internacionais com oportunidades para pesquisadores brasileiros
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) publicou nesta semana duas novas chamadas transnacionais conjuntas com oportunidades para pesquisadores brasileiros:
- Chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024
A iniciativa conta com a adesão de 36 agências de financiamento da Europa e de países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. Com orçamento global previsto de aproximadamente 36 milhões de euros, a chamada apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica a longo prazo. (Saiba mais)
- Chamada transnacional conjunta BiodivTransform 2024-2025
A iniciativa contemplará projetos de pesquisa que unam disciplinas e setores para identificar, analisar e compreender processos de transformação que possam deter e reverter o declínio da biodiversidade. (Saiba mais)
Outras oportunidades internacionais para pesquisadores podem ser acessadas na aba 'Internacional' da Agência de Notícias do CONFAP: https://news.confap.org.br/categoria/internacional/
UNIRIO adere à Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (REBRAUPS)
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) tem a satisfação de anunciar sua recente adesão à Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (REBRAUPS). Essa integração marca um passo significativo no compromisso da UNIRIO em promover a saúde e o bem-estar dentro e fora de seus campi, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais de saúde.
A REBRAUPS é uma iniciativa que reúne instituições de ensino superior comprometidas em desenvolver políticas e práticas que promovam a saúde de forma integrada em suas comunidades acadêmicas. Ao se tornar membro da REBRAUPS, a UNIRIO reforça sua missão de formar cidadãos conscientes e saudáveis, além de fortalecer suas ações em prol da qualidade de vida de seus estudantes, professores, técnicos e da sociedade em geral.
A adesão à rede foi possível graças ao empenho da Escola de Enfermagem, da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) e da Reitoria da UNIRIO. Este passo permitirá que a UNIRIO participe ativamente de projetos colaborativos, compartilhe experiências bem-sucedidas e inove nas práticas de promoção da saúde em seu ambiente acadêmico.
Com essa adesão, a UNIRIO se junta a outras universidades de prestígio que também integram a REBRAUPS, ampliando as possibilidades de colaboração e desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade acadêmica e a sociedade.
UNIRIO é Acreditada na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS)
É com grande satisfação que a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) anuncia sua recente acreditação na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS). O feito foi alcançado com o apoio do Reitor Dr. José da Costa Filho e da Coordenadora da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), Dr. Vanessa Oliveira.
O programa acreditado, intitulado "Programa Multidimensional para Promoção da Saúde da UNIRIO", terá a Professora Cristiane Rocha como Coordenadora, com o Professor Ronaldo Bussi assumindo o papel de Coordenador Adjunto.
Como parte das iniciativas iniciais, serão criados um e-mail específico e uma página na plataforma Plone para dar visibilidade ao Programa. Para tanto, estamos coletando dados sobre as atividades promotoras de saúde realizadas na universidade. Essas atividades incluem ações em ensino, pesquisa, programas de pós-graduação, projetos de extensão e políticas institucionais, abrangendo áreas como a PRAE, o Núcleo de Acessibilidade e o Núcleo Afro-Indígena, entre outras.
Além disso, as atividades serão acompanhadas e transformadas em indicadores, com a coleta de dados através de um formulário anual. Os interessados em participar do grupo de trabalho responsável por essas tarefas devem ser indicados até o dia 5 de agosto de 2024.
Agradecemos o apoio dos Decanos e de toda a comunidade acadêmica na implementação deste importante programa.
Comunicado - Edital CRI 01/2024 - Bolsas de Mobilidade Internacional
Em 10 de julho de 2024, foi publicada no sítio eletrônico da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais a Ata da Comissão de Avaliação de Recursos referente ao Edital no.01, de 20 de maio de 2024. Nesta Ata foi publicada a classificação final dos candidatos juntamente com a lista dos 14 (catorze) candidatos contemplados. Estas duas listas seguem publicadas novamente aqui com os nomes completos dos mesmos já que na Ata em questão os nomes foram descaracterizados.
Clique aqui para visualizar o comunicado com as listagens atualizadas.
Julgamento dos Recursos e Resultado Final - Edital CRI 01/2024 - Bolsas de Mobilidade Internacional
Dando seguimento ao disposto no item 6 do Edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais torna pública a divulgação do julgamento dos recursos e resultado final do Edital CRI 01/2024, referente ao processo seletivo de concessão de bolsas de mobilidade internacional.
Para acessar a ata com o resultado do julgamento dos recursos e o resultado final, clique aqui.
Resultado - Edital CRI 01/2024 - Bolsas de Mobilidade Internacional
Tendo em vista o disposto no item 6 do Edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais torna pública a divulgação do resultado do Edital CRI 01/2024, referente ao processo seletivo de concessão de bolsas de mobilidade internacional.
Para acessar a ata com o resultado preliminar, clique aqui.