Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias

Notícias

Inscrições para o Curso de Língua e Cultura Turca - Módulo II -1ª Edição

 

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileira (GCUB) abriu as inscrições para o Curso de Língua e Cultura Turca – Módulo II -1ª Edição, a ser ministrado em português.
 
O curso tem por objetivo proporcionar ao aluno conhecimento introdutório sobre o idioma e cultura turca, possibilitando assim a compreensão dos costumes do país, bem como de sua história, filosofia e religião.
 
Veja abaixo informações complementares sobre o curso:
 
Língua de Instrução: Português.
Carga-horária total: 21 horas.
Modalidade: Virtual.
Plataforma: Zoom.
Periodicidade: Uma aula por semana, com uma hora e meia de duração.
Número de turmas: 1 turma diurna.
Número máximo de participantes: 20 alunos.
Serão emitidos certificados de conclusão do curso.
 
ATENÇÃO: CURSO PAGO.
 
Valor da Matrícula: R$ 50,00
Módulo: R$ 315,00

       PÚBLICO ALVO
 
       – Comunidade acadêmica vinculada às universidades associadas ao GCUB.
 
      SELEÇÃO
 
  1. Ordem de chegada: a seleção dos participantes será realizada com base na ordem de inscrição recebida pelo sistema. Dessa forma, aqueles que se inscreverem primeiro terão maior prioridade na seleção.
  2. Ser parte da comunidade acadêmica das universidades associadas ao GCUB: a participação no curso será restrita apenas a estudantes, professores, técnicos e pesquisadores vinculados a essas instituições.
  3. Distribuição de vagas: as vagas serão distribuídas uniformemente entre as universidades associadas ao GCUB.
 
Dados da transferência
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
Data limite para inscrição: 10 de fevereiro de 2024, até às 23h59 (BRT).
 
 
 As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital: https://form.jotform.com/233555630325655

 

Edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université

 

A Rede de Assessorias Internacionais das IES do Estado do Rio de Janeiro (REARI-RJ), no âmbito dos convênios de cooperação entre a REARI e (i) o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), (ii) Rede Utrecht e (iii) Aix-Marseille Université, torna público o Edital para seleção de candidatos à mobilidade internacional.

O objetivo do edital é possibilitar aos(as) alunos(as) das instituições membro da REARI-RJ a oportunidade de participação em programa de mobilidade acadêmica internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior estrangeiras que participam desta edição do programa.

Há isenção do pagamento de mensalidades nas universidades de destino, conforme acordo de cooperação celebrado. Os alunos serão responsáveis pelos gastos com: viagem, visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguro de saúde internacional e demais despesas eventuais. Não há bolsa para este edital.

Os documentos necessários para inscrição estão dispostos no item 7 do edital. Os alunos da UNIRIO deverão se inscrever através do link abaixo:

https://forms.gle/9PsoMu2XVUCm1nzq6

As inscrições estão abertas do dia 5/02/2024 até o dia 27/02/2024. Para mais informações do edital, acesse o link abaixo.

https://reari-rj.org/edital-unificado

 

XX Edital Santander-Universidad de La Rioja

 

A Universidade de La Rioja, comprometida com o trabalho de difusão do conhecimento e da Língua Espanhola, oferece o programa de Cursos de Língua e Cultura Espanholas 2024-2025, dirigido para estudantes matriculados no momento do registro no Edital de Bolsas nas Universidades Brasileiras e com residência permanente na República Federativa do Brasil, que desejam aprender espanhol ou aperfeiçoar seus conhecimentos nesta língua.  

Diante disto, conscientes da importância do Espanhol no Brasil, assim como de que a aprendizagem de um idioma é um elemento capaz de contribuir para a integração e para a coesão com os países iberoamericanos, a Universidade de La Rioja, com o apoio e patrocinado pelo Banco Santander, oferece 6 (seis) bolsas para a realização de um curso trimestral de Cursos de Língua e de Cultura Espanhola para o próximo ano acadêmico 2024-2025, geridas pela Fundação da Universidade de La Rioja. 

Os candidatos interessados ​​em participar nesta nova edição do programa Edital podem registar as suas candidaturas diretamente no seguinte link www.fundacion.unirioja.es/espanol/editalbolsa, onde está disponível toda a informação relativa ao referido concurso. As pessoas que demonstrem interesse em participar deste programa devem ter em mente que as inscrições online só serão aceitas entre 6 de fevereiro e 17 de março de 2024.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento que possa surgir, entrar em contato pelo email espanol@unirioja.es.

 

Bolsas de Mestrado da Universidad de Valladolid/Banco Santander

 

A Universidad de Valladolid publicou as duas convocatórias anexas para a concessão de 50 bolsas de estudo para a conclusão do mestrado.

O prazo termina em 28 de fevereiro de 2024 às 11h (horário da Espanha).

Qualquer dúvida que possa surgir sobre as convocatórias, encaminhe-as para

Convocatoria Iberoamérica+Asia 24-25

Convocatoria Stem Women 24-25 firmada

 

Bolsas do Grupo Tordesillas-Fundação Carolina - prazo até 1 de abril de 2024

 

Está aberto o prazo para candidatura às bolsas que o Grupo Tordesilhas e a Fundação Carolina financiam conjuntamente para:

“Estadias de pesquisa de curta duração para professores doutores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo Tordesilhas, destinadas às universidades espanholas do Grupo Tordesilhas”

 

IMPORTANTE: O prazo para inscrição em uma dessas bolsas permanecerá aberto até 1º de abril de 2024, inclusive (até 24h, horário espanhol)

 

A documentação para solicitar a bolsa deve ser enviada para gtordesillas.secretaria@uva.es, pois o Grupo Tordesilhas é o único que pode inscrever candidatos. O candidato não poderá entrar no site da Fundação Carolina sem a prévia validação do Grupo Tordesilhas.

 

A documentação exigida pelo Grupo Tordesilhas está descrita abaixo

 

Os professores interessados ​​​​devem seguir estes passos para se candidatar à bolsa Grupo Tordesillas-Fundación Carolina:

 

1) Escreva para o nosso email (gtordesillas.secretaria@uva.es) enviando os seguintes documentos do professor solicitante da bolsa:

 

-Nomes e sobrenomes

-E-mail

-Cópia digitalizada do Documento de Identidade (Passaporte)

-Cópia digitalizada do seu doutorado

-Universidade onde você trabalha como professor e cópia digitalizada do documento que atesta que você é professor dessa universidade

-Universidade espanhola onde pretende realizar a estadia e carta de aceitação da mesma, indicando o número de meses de duração da estadia (Mínimo 1 mês, máximo 3 meses)

 

2) Uma vez enviados os dados e documentos do ponto 1, o Grupo Tordesilhas validará a sua candidatura e receberá um email automático com palavras-passe pessoais e instruções para que possa aceder e preencher o formulário de pedido de bolsa no site da Carolina Fundação. Nesta fase, as dúvidas serão respondidas em Mobilitordesillas_2024@fundacioncarolina.es.

 

Para qualquer informação adicional consulte o edital.

 

Três novas bolsas de mestrado e doutorado na França

 

BOLSA DE MOBILIDADE PARA DOUTORADO "GUATÁ"

 

Após o sucesso de 2023, o edital de bolsa é renovado e amplia a parceria com nove instituições brasileiras: UNICAMP, UnB, UFSCAR, UEA, UFGD, UFSC, UFPE, UFRR e UFF. A bolsa é destinada para estudantes indígenas de nacionalidade brasileira, residentes no Brasil, inscritos nas instituições parceiras e que desejam realizar um intercâmbio na França durante o doutorado. Além de uma série de benefícios, concede o subsídio de 1704 euros mensais para os alunos de doutorado pelo período de 6 a 11 meses.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Verifique a publicação aqui.

 

BOLSA TerrEE

 

O programa é destinado aos estudantes do primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado no Brasil que estejam pesquisando sobre temas na área de ecologia, ciências ambientais, ciências da natureza e saúde.

 

Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França sobretudo em questões referentes à crise climática e da perda da biodiversidade.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Acesse a publicação aqui.

 

BOLSA DE EXCELÊNCIA M2

 

Em seu quarto ano de programa, a bolsa concede aos estudantes inscritos no segundo ano do Master em uma universidade francesa (M2) a quantia de 470 euros por mês por um período de 10 meses, além de outros benefícios. Por se tratar de um financiamento parcial, é necessário que o candidato apresente uma prova de complemento no valor de 390 euros por mês.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2024.

 

Confira a publicação aqui.

 

 

Edital para a Criação de Colégios Doutorais do Grupo Tordesilhas

 

Informamos que está aberta a Chamada para recebimento de propostas para a criação de novos Colégios Doutorais em Tordesilhas até 20 de março de 2024

No Acordo Quadro anexo (versões em português e espanhol) poderá consultar as regras gerais para a criação de um Colégio Doutoral de Tordesilhas.

As universidades parceiras interessadas em formar um novo CDT deverão elaborar um Acordo Específico descrevendo sua proposta (você pode consultar Acordos Específicos dos CDTs existentes em www.grupotordesillas.net)

De acordo com a capacidade financeira do Grupo Tordesilhas, a Comissão Coordenadora decidirá quanto poderá financiá-los e quantos CDT poderão ser aprovados. A seleção dos CDT a financiar dependerá do âmbito do projeto, do plano do trabalho proposto, da utilização que se aplica ao financiamento e dos resultados esperados em termos de publicações, conteúdos pedagógicos online ou cursos em formato e-learning e cotutelas a serem realizadas.

Edital PORT / Edital ESP 

 

Edital - Bolsa Victor Hugo

 

Para o ano letivo 2024-2025, a université de Franche-Comté lançará mais uma vez seu programa de bolsas Victor-Hugo, um programa único para estudantes da América Latina e do Caribe.

Os beneficiários desta bolsa farão dois meses de cursos intensivos de francês no Centro de Linguística Aplicada da Université de Franche-Comté em julho e agosto, estarão isentos de propinas para o ano letivo 2024-2025 e receberão o equivalente monetário do aluguel na residência universitária e duas refeições no restaurante universitário de julho de 2024 a junho de 2025.

A partir do ano letivo 2019-2020, apenas estudantes de universidades parceiras do UFC serão elegíveis para este programa. O objetivo desta medida é fortalecer os laços entre as nossas instituições.

Os procedimentos e horários da bolsa Victor Hugo na université de Franche-Comté estão especificados no Guia Bourse Victor Hugo anexo a esta carta (disponível em francês, espanhol e português). As candidaturas enviadas à université de Franche-Comté diretamente pelos alunos serão consideradas inadmissíveis, bem como as candidaturas incompletas.

O prazo para inscrições é 4 de março de 2024.

Edital BR / Edital FR

 

Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU REMOTE 2024

 

O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica anuncia que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa UNIGOU REMOTE Academic Internships, em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca. As atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.
 
O Programa UNIGOU REMOTE é desempenhado com o apoio das Embaixadas do Brasil e da República Tcheca e tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, através de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência.

Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU Remote terão a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas em suas áreas de formação junto aos pesquisadores das instituições parceiras da República Tcheca. Além disso, serão orientados a produzirem e publicarem artigo científico aderindo aos padrões internacionais, de modo a ampliarem suas possibilidades de engajamento na comunidade científica internacional.

O Programa é tipicamente conduzido durante o período de recesso de verão no Brasil (Janeiro a Março de 2024).


Período: Janeiro a Março de 2024

Período de Inscrição: até 15 de Outubro de 2023
Duração: 2 a 3 meses
Idioma do Programa: Inglês
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante ou recém graduado em uma das universidades brasileiras de interesse; haver concluído, no mínimo, 2 anos do programa de graduação na universidade brasileira de origem; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação

Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem se inscrever através do endereço www.incbac.org

 

Graduação e pós-graduação na França

 

O Campus France Brasil informa que o calendário de candidaturas para graduação e pós-graduação na França para 2024-2025 já está disponível.

 

As instituições francesas aceitam candidaturas de estudantes brasileiros para formações de graduação (Licence) e pós-graduação (Master) nas mais variadas áreas de estudos.

 

Candidatura para o primeiro ano de Licence em uma universidade pública francesa e Diploma de arquitetura.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

15/12/2023 - Data limite para a entrega de documentos online e data de envio dos resultados do teste linguístico (DELF B2, DALF C1 ou C2, ou TCF TP+EE)

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição francesa

 

Candidatura para o segundo ou terceiro ano de graduação (Licence), pós-graduação (Master), BUT e Diploma de engenharia.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

31/01/2024 - Data limite para a entrega de documentos online

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais e data limite para o envio dos resultados do teste linguístico.

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição

 

Para mais informações, consulte os links abaixo:

 

Instagram

Facebook

Site