Oportunidades de Bolsas
Edital Unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université 2026
A Rede de Assessorias Internacionais das IES do Estado do Rio de Janeiro (REARI-RJ), no âmbito dos convênios de cooperação entre a REARI e (i) o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), (ii) Rede Utrecht e (iii) Aix-Marseille Université, torna público o Edital para seleção de candidatos à mobilidade internacional.
O objetivo do edital é possibilitar aos(as) alunos(as) das instituições membro da REARI-RJ a oportunidade de participação em programa de mobilidade acadêmica internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior estrangeiras que participam desta edição do programa.
As inscrições estão abertas do dia até o dia 01/03/2026. Para mais informações, acesse o edital completo disponível na página: https://reari-rj.org/edital-unificado
Os alunos da UNIRIO deverão se inscrever através do formulário: https://forms.gle/vcWRwRNiiZzrXba39 (é necessário estar logado no e-mail da UNIRIO)
Bolsas Guatá 2026: um programa de mobilidade doutoral Brasil-França dedicado a estudantes indígenas
Você sabia que, na língua tupi-guarani, “Guatá” significa caminhar?
A Bolsa Guatá incorpora essa ideia de percurso e abertura, ao apoiar a mobilidade internacional de doutorandas e doutorandos indígenas brasileiros para a França.
Nessa perspectiva, a CAPES e a Embaixada da França no Brasil, renova em 2026 o edital para candidaturas da Bolsa Guatá.
Um programa aberto a todas as áreas do conhecimento
A Bolsa Guatá é destinada a doutorandos indígenas de nacionalidade brasileira, matriculados no primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado, de todas as áreas do conhecimento.
A mobilidade, com duração de 6 a 9 meses, será realizada na França ao longo do ano acadêmico 2026-2027, na instituição de ensino superior francesa escolhida pelo candidato ou candidata.
Uma abertura ampliada às universidades brasileiras
A partir deste ano, doutorandos indígenas oriundos de todas as universidades brasileiras podem se candidatar. O apoio da universidade de origem permanece essencial. Esta deverá comprometer-se a oferecer:
- Apoio financeiro destinado a cobrir despesas de mobilidade não contempladas pela bolsa;
- Acompanhamento administrativo
- Acesso a cursos de francês, com o objetivo de preparar a mobilidade e a integração na França.
Objetivos em matéria de cooperação e diversidade
A Bolsa Guatá tem como objetivos:
- Favorecer o acesso de estudantes indígenas a uma experiência de mobilidade internacional;
- Fortalecer a cooperação universitária e científica franco-brasileira;
- Contribuir para a diversidade de perfis de estudantes internacionais nas instituições francesas de ensino superior e pesquisa.
Calendário do edital 2026
- Edital atualmente aberto
- 2 de março de 2026 – 23h59 (horário de Brasília): encerramento das candidaturas
- 9 a 13 de março de 2026: entrevistas com os candidatos pré-selecionados
- 10 de abril de 2026: data limite para envio do comprovante de admissão em uma universidade francesa
- 17 de abril de 2026: divulgação dos resultados
- Setembro de 2026: início das mobilidades
Como se candidatar?
As candidaturas devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio do seguinte formulário:
https://forms.gle/qqwBjWpZLwvaFyxy9
As condições de elegibilidade, a lista de documentos exigidos, o detalhamento dos benefícios da bolsa, bem como as modalidades de seleção, estão especificados na chamada para candidaturas.
Recomenda-se a leitura atenta da chamada para candidaturas completa, disponível em francês e em português, a fim de obter todas as informações necessárias antes do envio da candidatura.
Programas de bolsas de mestrado – Fundação Carolina e Fundação Iberdrola para Portugal e Brasil
A Fundação Carolina, juntamente com a Fundação Iberdrola Espanha, lança um programa de bolsas de pós-graduação dirigido exclusivamente para brasileiros e portugueses. Esta iniciativa oferece uma oportunidade única de especialização académica em áreas estratégicas relacionadas com as energias sustentáveis, a eficiência energética, as energias renováveis e a proteção do meio ambiente.
Por meio deste programa conjunto, ambas as fundações reafirmam o seu compromisso com a formação de excelência e com o desenvolvimento de jovens talentos, promovendo uma capacitação académica e profissional de alto nível.
Mais informações podem ser encontradas em:
Para o ano académico de 2026–2027, será concedido um total de 13 bolsas para os seguintes programas de mestrado em universidades espanholas de reconhecido prestígio:
- · Máster Universitario en Energías Renovables en Sistemas Eléctricos
Universidad Carlos III de Madrid - · Máster Universitario en Ciudades Inteligentes y Sostenibles
Universidad Complutense de Madrid - · Máster en Integración de las Energías Renovables en el Sistema Eléctrico
Universidad del País Vasco - · Máster Universitario en Ingeniería de la Energía
Universidad Politécnica de Madrid - · Máster Universitario en Tecnologías de la Información Geográfica
Universidad de Alcalá - · Máster Universitario en Ingeniería de la Energía Eólica
Universidad Pública de Navarra - · Máster Universitario en Ingeniería Ambiental
Universidad de Sevilla
As pessoas interessadas em candidatar-se a uma das bolsas promovidas pela Fundação Carolina e pela Fundação Iberdrola Espanha podem consultar as bases e apresentar a sua candidatura através do site https://gestion.fundacioncarolina.es/programas
O prazo para apresentação de candidaturas estará aberto até 2 de março de 2026.
Em relação à chamada de candidaturas para 13 bolsas do Programa Planeta e Sustentabilidade 2026-2027 para brasileiros e portugueses, organizado pela Fundação Carolina jumtamente com a Fundação Iberdrola Espanha, realizaremos uma SESSÃO INFORMATIVA no dia 5 de fevereiro, às 16h (horário da Espanha), 15h (horário de Portugal) e 10h (horário do Brasil).
O link para inscrição e acesso é:
https://zoom.us/webinar/register/WN_THAdxq-xQcSnIgmOVoa-Ww#/registration
Chamada aberta para a Cátedra Brasil na Universidade de Münster
A Cátedra Brasil é uma das mais importantes ações para o fomento da cooperação acadêmica entre a Universidade de Münster e instituições de pesquisa e universidades brasileiras. Financiada pela CAPES, a chamada está aberta para candidaturas até o dia 12 de fevereiro de 2026.
A chamada nº 24/2025 tem como tema Investigation of the antiviral and anti-inflammatory activities of natural products and (semi)synthetic compounds against hyperinflammatory viral diseases e a cátedra será sediada no Instituto de Virologia pelo Prof. Dr. Stephan Ludwig.
A Cátedra oferece a pesquisadores(as) brasileiros(as) de destaque a oportunidade de realizar uma estadia de até 18 meses na Universidade de Münster. A estadia pode ser dividida em três partes. Além disso, o programa também oferece a estadia de pesquisa de 6 a 12 meses a um(a) bolsista de pós-doutorado e um(a) bolsista de doutorado sanduíche pela cátedra. Ambos serão indicados pelo(a) professor(a) visitante contemplado(a).
Maiores informações no site: https://www.uni-muenster.de/Brasilienzentrum/pt/aktuelles/news/2025/CAPESchair2026.html
Universidade de Valladolid oferece 25 bolsas de Mestrado para 2026-2027
A Coordenadoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (CRI) comunica a abertura da convocatória de bolsas do Programa de Mestrado Universitário da Universidade de Valladolid (UVA), na Espanha. Para o ano letivo de 2026-2027, estão sendo oferecidas 25 bolsas de estudo, com o Brasil figurando como um dos países prioritários na seleção.
O programa visa promover a excelência acadêmica e a cooperação internacional, facilitando o acesso de estudantes estrangeiros aos programas de pós-graduação da instituição espanhola.
Detalhes da Convocatória
-
Vagas: 25 bolsas para diversos cursos de Mestrado Universitário.
-
Público-alvo: Estudantes e graduados interessados em cursar o mestrado na Espanha.
-
Prioridade: Candidatos brasileiros possuem destaque nesta chamada, reforçando os laços entre a UVA e as instituições brasileiras.
Inscrições e Prazos
Os interessados devem ficar atentos ao horário e à plataforma de submissão:
-
Prazo final: 26 de fevereiro de 2026, impreterivelmente até às 11h00 (horário da Espanha).
-
Plataforma de Candidatura: As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online através do portal: https://iberoamerica-asia.uva.es/.
Canais de Suporte
Para dúvidas técnicas sobre a convocatória ou orientações sobre o processo seletivo, a Universidade de Valladolid disponibiliza o seguinte canal de atendimento:
-
E-mail para consultas: programa.iberoamerica-asia@uva.es
Bolsas de Mestrado na Universidade de Bérgamo (Itália)
O edital internacional de candidaturas para o ano acadêmico de 2026/27 para cursar um mestrado de dois anos na Universidade de Bergamo (Itália) está aberto até 31 de janeiro:
https://en.unibg.it/study/enrollment/foreign-students-join-us/non-eu-students/non-eu-students-pre-evaluation-online
A lista dos programas de mestrado está disponível neste link:
https://en.unibg.it/study/degrees/graduate
Para se candidatar a uma bolsa:
-
Bolsa integral de dois anos: os(as) candidatos(as) devem realizar o teste GRE e ter menos de 30 anos de idade:
https://www.unibg.it/bandi/top-international-students-scholarship-ay-2025-2026-and-2026-2027-take-the-gre-test
-
Outras oportunidades de bolsas incluem:
-
Disponíveis para todos os estudantes:
https://www.unibg.it/studiare/iscriversi/tasse-e-agevolazioni/borse-studio -
Específicas para estudantes internacionais:
https://en.unibg.it/study/enrollment/foreign-students-join-us/fees-grants-and-scholarships -
Isenção de taxas de matrícula:
https://www.unibg.it/studiare/iscriversi/tasse-e-agevolazioni/top-10-student-program
No que se refere ao Mestrado em Estudos Interculturais em Línguas e Literaturas, os requisitos de ingresso incluem ter concluído, no nível de graduação, pelo menos duas ou três disciplinas em duas literaturas europeias ou americanas (que podem ser Espanhola e Hispano-Americana ou Inglesa e Anglo-Americana) e pelo menos duas línguas (escolhidas entre Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Russo ou Italiano).
A exigência é de apenas uma língua caso o(a) estudante opte por cursar Inglês juntamente com as literaturas Inglesa e Anglo-Americana. Isso ocorre porque o plano de estudos permite escolher duas literaturas ministradas no mesmo idioma (Espanhola e Hispano-Americana ou Inglesa e Anglo-Americana). Os exames restantes podem ser escolhidos entre disciplinas ministradas em Inglês ou Italiano.
Para mais detalhes, consulte o guia “How to Design Your Study Plan in ISLLI – A Practical Guide”, publicado na página:
https://ls-islli.unibg.it/it/il-corso/piano-di-studio
Grupo Tordesilhas e Fundação Carolina: Abertas as inscrições para bolsas de pesquisa na Espanha para professores doutores
A Coordenadoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (CRI) comunica a abertura da chamada de bolsas conjuntas entre o Grupo Tordesilhas e a Fundação Carolina para o ciclo 2026-2027. Esta é uma oportunidade estratégica para o fortalecimento da pesquisa acadêmica entre universidades do Brasil, Portugal e Espanha.
Objetivo e Público-Alvo
O programa financia estágios curtos de pesquisa na Espanha.
- Destinatários: Professores doutores vinculados a universidades brasileiras e portuguesas que fazem parte do Grupo Tordesilhas.
- Destino: Universidades espanholas que também integrem o Grupo Tordesilhas.
- Duração: O estágio deve ter a duração mínima de 1 mês e máxima de 3 meses.
- Destaque: Integrantes dos Colégios Doutorais Tordesilhas possuem consideração especial nesta convocatória.
📅 Prazo
As solicitações devem ser realizadas até o dia 23 de março de 2026, inclusive (até às 24h, horário da Espanha).
Fluxo de Candidatura (Etapas Obrigatórias)
Diferente de outras bolsas, o candidato não pode acessar diretamente o site da Fundação Carolina sem uma validação prévia. O processo segue dois passos fundamentais:
Passo 1: Validação pelo Grupo Tordesilhas
O interessado deve enviar um e-mail para gtordesillas.secretaria@uva.es com a seguinte documentação digitalizada:
- Nome, sobrenome e e-mail.
- Cópia do Passaporte e do Título de Doutor(a).
- Comprovante de docência na universidade de origem.
- Carta de aceitação/convite da universidade espanhola de destino, especificando o número de meses do estágio.
Passo 2: Cadastro na Fundação Carolina
Após a validação dos documentos acima, o Grupo Tordesilhas cadastrará o candidato, que receberá um e-mail automático com as credenciais e instruções para preencher o formulário oficial no site da Fundação Carolina.
Canais de Suporte
Para dúvidas específicas sobre a segunda fase (formulário eletrônico), os candidatos podem acessar o suporte oficial: central.fundacioncarolina.es/soporte/MOVILIDADTORDESILLAS_2026.
Abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Victor Hugo 2026-2027
A Coordenadoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (CRI) informa que estão abertas as candidaturas para o prestigiado Programa de Bolsas Victor Hugo. Esta iniciativa da Université Marie et Louis Pasteur, na França, é voltada exclusivamente para estudantes da América Latina e do Caribe para o ano acadêmico de 2026-2027.
Benefícios da Bolsa
O programa oferece um suporte abrangente para garantir a permanência e o sucesso acadêmico do estudante:
-
Preparação Linguística: Dois meses de curso intensivo de francês (julho e agosto de 2026) no Centro de Linguística Aplicada da universidade.
-
Isenção de Custos: Dispensa total das taxas de matrícula para o ano letivo de 2026-2027.
-
Auxílio Moradia: Recebimento do equivalente financeiro ao aluguel em uma residência universitária.
-
Alimentação: Valor equivalente a duas refeições diárias no restaurante universitário.
-
Duração: Os benefícios de moradia e alimentação estendem-se de julho de 2026 a junho de 2027.
Critérios de Elegibilidade e Inscrição
Para fortalecer a cooperação acadêmica, o programa possui regras específicas de candidatura:
-
Parceria Institucional: Apenas estudantes de universidades parceiras, como a nossa, são elegíveis para o programa.
-
Vedação de Candidatura Direta: Processos enviados diretamente pelos estudantes à Université Marie et Louis Pasteur serão considerados inadmissíveis.
-
Intermediação da CRI: A seleção interna e a nomeação oficial dos candidatos são de responsabilidade da Coordenadoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais.
-
Documentação: Candidaturas incompletas não serão avaliadas pela instituição francesa.
⚠️ Prazo de Candidatura
O prazo final para o envio das candidaturas à França é 6 de fevereiro de 2026.
Para mais informações, consulte o site oficial do programa.
Fundação Carolina abre inscrições para bolsas de Doutorado e Estâncias Curtas (2026-2027)
A Fundação Carolina informou a abertura de sua nova convocatória de bolsas voltada especificamente para o fortalecimento da formação doutoral e da pesquisa avançada na América Latina. Para o ciclo acadêmico de 2026-2027, estão sendo oferecidas 40 bolsas de doutorado e 80 bolsas de estâncias curtas pós-doutorais.
O programa visa consolidar redes de conhecimento e cooperação ibero-americana, permitindo que pesquisadores realizem seus estudos em uma das sessenta universidades espanholas participantes.
Principais Características e Requisitos
- Doutorado: Os candidatos devem obrigatoriamente possuir um título de mestre que dê acesso ao doutorado no país de origem do diploma.
- Estâncias Curtas: Destinadas a pesquisadores já doutores para a realização de pesquisas pontuais na Espanha.
- Destinos: O bolsista pode optar por qualquer uma das universidades conveniadas. Nota-se apenas que na Universidade Autónoma de Barcelona, os doutorados disponíveis são limitados a áreas específicas do edital.
- Apoio Financeiro: O valor de referência é de 1.200 € mensais para a manutenção do bolsista durante sua permanência na Espanha.
Prazos e Candidatura
O processo de inscrição para estas modalidades possui uma particularidade: as candidaturas devem ser registradas pela universidade brasileira de origem através da plataforma de gestão da Fundação Carolina.
- Prazo Final: Até quinta-feira, 9 de abril de 2026, inclusive.
- Informações e Inscrição: https://gestion.fundacioncarolina.es/programas
- Suporte ao Candidato:
FMSH lança Programa Themis para pesquisadores impedidos de exercer suas atividades
A Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH), sediada em Paris, está com inscrições abertas para o Programa Themis. A iniciativa visa apoiar pesquisadores em ciências humanas e sociais cujos trabalhos e liberdade acadêmica estejam sendo obstruídos em seus países de origem.
O programa oferece uma oportunidade para que esses acadêmicos realizem uma estadia de pesquisa na França, permitindo-lhes conduzir trabalhos de campo, investigações em bibliotecas e arquivos, ou desenvolver contatos institucionais.
Detalhes do Programa
- Objetivo: Apoiar a comunidade intelectual em países afetados por obstáculos à liberdade acadêmica, oferecendo um ambiente seguro para a continuidade da pesquisa.
- Público-Alvo: Pesquisadores em todas as áreas das ciências humanas e sociais que estejam enfrentando impedimentos para realizar suas pesquisas.
- Duração: A mobilidade terá duração de 2 (dois) a 3 (três) meses.
- Benefícios: Os selecionados receberão uma bolsa de € 2.000 (dois mil euros) para cobrir despesas de viagem e estadia na França.
Processo de Inscrição
Prazo Final: As candidaturas devem ser submetidas até 28 de novembro de 2025, às 17h00 (horário de Paris).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através da plataforma online da FMSH. Os candidatos deverão preencher o formulário e anexar um arquivo PDF único contendo:
- Um projeto de pesquisa (entre 10.000 e 20.000 caracteres).
- Um currículo (CV) de no máximo 2 páginas.
- Lista das 5 principais publicações.
- Cópia do diploma de doutorado.
- Uma carta de apoio de um centro de pesquisa sediado na França.
- Uma carta explicando a situação política ou os obstáculos que impedem a realização da pesquisa no país de origem (esta informação será tratada como confidencial).
Para mais informações e acesso à plataforma de candidatura, os interessados devem consultar o site oficial do programa: https://www.fmsh.fr/en/funding/themis-programme
FMSH abre inscrições para o Programa DEA de mobilidade para Professores e Investigadores Sénior
A Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH), em Paris, anunciou a abertura de candidaturas para o seu tradicional Programa DEA (Directeurs d'Études Associés), um programa de mobilidade internacional voltado para professores e investigadores seniores de todos os continentes.
Criado em 1975 por Fernand Braudel, o DEA é o programa de mobilidade mais antigo da FMSH e já apoiou mais de 1.500 investigadores de renome internacional.
O objetivo é permitir que os académicos venham à França para realizar as suas investigações (trabalho de campo, pesquisa em bibliotecas e arquivos) por um período de 4 (quatro) a 6 (seis) semanas.
Elegibilidade
O programa destina-se exclusivamente a:
- Titulares de cátedras universitárias (professores catedráticos ou equivalentes) ou cargos equivalentes em instituições de ensino superior e investigação.
- Candidatos com menos de 65 anos de idade no momento da estadia.
Será dada prioridade a projetos que exijam trabalho de campo efetivo em França. Candidaturas com o único objetivo de redigir um artigo ou livro não serão consideradas.
Processo de Candidatura
Prazo Final: As candidaturas para o atual edital devem ser submetidas até 28 de novembro de 2025.
As inscrições são feitas através do portal online da FMSH. Para mais informações e para submeter a candidatura, os interessados devem consultar a página oficial do programa: https://www.fmsh.fr/en/programmes/dea-programme-associate-research-directors
Contato
Para dúvidas sobre o processo de candidatura, os interessados podem contatar Bénédicte Rastier através do e-mail: candidatures.dea@msh-paris.fr.
Inscrições para o Programa Nacional de Bolsas de Estudo da Eslováquia terminam em 31 de outubro
A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) informa à comunidade acadêmica sobre a abertura das inscrições para o Programa Nacional de Bolsas de Estudo da República Eslovaca, referente ao ano letivo de 2026-2027 (verão europeu)>.
A iniciativa, financiada pelo Ministério da Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Juventude da República Eslovaca e administrada pela Agência Eslovaca de Informação Acadêmica (SAIA) , é destinada a estadias de estudo, pesquisa, ensino e artísticas.
Atenção: O prazo final para as inscrições é 31 de outubro de 2025, às 16h00 (horário da Eslováquia).
A oportunidade foi comunicada à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir de informe do Ministério das Relações Exteriores.
Público-Alvo
O programa oferece bolsas para as seguintes categorias:
- Estudantes de graduação (matriculados em universidades estrangeiras) que desejam estudar em uma instituição de ensino superior eslovaca.
- Estudantes de pós-graduação.
- Professores universitários.
- Pesquisadores.
- Artistas.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa: www.scholarships.sk.
Mais informações sobre o processo de candidatura e requisitos podem ser obtidas na mesma página.
Contatos para Dúvidas
Dúvidas devem ser direcionadas diretamente aos administradores do programa na Eslováquia:
-
Para estudantes e doutorandos:
-
Silvia Lipovská
-
E-mail: nspforeign2@saia.sk
-
-
Para professores universitários, pesquisadores e/ou artistas:
-
Ondrej Aradský
-
E-mail: nsp-foreign@saia.sk
-
CONFAP lança chamada 2025 em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa para apoiar a mobilidade internacional de pesquisadores doutores
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou, na segunda-feira (25/08), a chamada CONFAP – ERC IA 2025, em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
A chamada é realizada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP em outubro de 2016, no contexto do programa Horizon 2020, e atualmente vigente no programa Horizon Europe (2021–2027). O objetivo é apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil para integrarem equipes de pesquisa na Europa, em projetos financiados pelo ERC. O prazo final para envio das propostas vai até 03 de novembro de 2025.
OEA Anuncia Centenas de Novas Bolsas de Estudo em Parcerias Internacionais
A Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral (SEDI) da Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou uma ampla gama de novas oportunidades de bolsas de estudo para cidadãos dos Estados Membros. As parcerias foram estabelecidas com a Universidad Internacional de La Rioja (UNIR) da Espanha, a Escola de Pós-Graduação Newman (EP NEWMAN) do Peru, a Universidad InterNaciones da Guatemala, a Ana G. Méndez University (AGMU) dos Estados Unidos e a University for International Cooperation (UCI) da Costa Rica.
Os programas são oferecidos na modalidade a distância e abrangem desde diplomas e graduações até mestrados e certificados em diversas áreas do conhecimento.
OEA | UNIR, EP NEWMAN e INTERNACIONES
Em uma das maiores convocações, a OEA, em conjunto com a UNIR, EP NEWMAN e INTERNACIONES, está oferecendo um total de 885 bolsas de estudo. Os benefícios consistem em descontos de 40%, 50% ou 60% sobre o custo total da anuidade, dependendo da instituição e do programa escolhido. Todos os cursos são ministrados online e em espanhol.
As oportunidades são distribuídas da seguinte forma:
- UNIR (Espanha):
- 300 bolsas de 60% de desconto para Mestrados Oficiais.
- 175 bolsas de 50% de desconto para Programas de Formação Permanente.
- 60 bolsas de 60% de desconto para Graduações Oficiais.
- Prazo de inscrição: 22 de setembro de 2025.
- EP NEWMAN (Peru):
- 180 bolsas de 60% de desconto para Mestrados Oficiais.
- Prazo de inscrição: 30 de setembro de 2025.
- INTERNACIONES (Guatemala):
- 170 bolsas de 40% de desconto para Mestrados Oficiais.
- Prazo de inscrição: 22 de setembro de 2025.
OEA | Ana G. Méndez University (AGMU) - EUA
Em parceria com a Ana G. Méndez University (AGMU), a OEA oferece bolsas que cobrem 50% do custo da anuidade para programas online e em inglês, incluindo Diplomas, Bacharelados e Mestrados.
- Benefício: 50% de desconto na anuidade.
- Modalidade: Online, em inglês.
- Prazo de inscrição: O prazo foi estendido até 13 de outubro de 2025.
OEA | University for International Cooperation (UCI) - Costa Rica
A parceria com a UCI oferece bolsas para o Certificado em Empreendedorismo Regenerativo, com aulas em espanhol e inglês (com tradução simultânea). Os descontos variam de 30%, 50% e 90% sobre o valor do curso para os candidatos mais bem classificados.
- Benefício: Descontos de 30%, 50% ou 90%.
- Modalidade: Online, em inglês e espanhol.
- Prazo de inscrição: O prazo foi estendido até 31 de agosto de 2025.
Requisitos Gerais e Mais Informações
Para serem elegíveis, os candidatos devem ter nacionalidade e/ou residência legal permanente em qualquer um dos Estados Membros da OEA. Funcionários da OEA e seus parentes não são elegíveis. Em geral, os candidatos devem primeiro ser admitidos no programa de estudos de seu interesse para então serem considerados para a bolsa.
As bolsas cobrem um percentual da anuidade, mas não incluem despesas como taxas de admissão, materiais de estudo ou custos de formatura. Para informações completas sobre cada programa e os processos de candidatura, os interessados devem consultar o portal oficial de bolsas da OEA em www.oas.org/becas. Dúvidas gerais podem ser enviadas para scholarships@oas.org.
Aplicações para a bolsa Chevening Scholarship do Governo Britânico serão abertas em agosto de 2025
A Embaixada Britânica em Brasília comunica que as aplicações para a prestigiada bolsa Chevening Scholarship do Governo Britânico serão abertas em agosto de 2025.
O Chevening é uma bolsa integral, na qual financia brasileiros para estudarem um ano de mestrado no Reino Unido, em qualquer universidade e curso.
O Programa Chevening está em busca de brasileiros que possuam o potencial de liderança e a ambição de criar um impacto positivo na realidade brasileira, juntamente com o interesse de melhor desenvolver a relação entre Reino Unido e Brasil.
Os candidatos podem ser de qualquer faixa etária, mas devem possuir um diploma de graduação, dois anos de experiência profissional e conhecimentos em inglês.
O processo de inscrição é online e todas as informações necessárias estão disponíveis no site: www.chevening.org.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre essa oportunidade, através de apresentações online ou presenciais, não hesite em contatar a equipe do Programa Chevening no Brasil através do e-mail: Chevening.Brazil@fcdo.gov.uk.
Iraque Oferece Dez Bolsas de Estudo para Brasileiros no Programa "Estude no Iraque"
A Embaixada da República do Iraque em Brasília anunciou a alocação de dez bolsas de estudo para brasileiros através do programa "Estude no Iraque".
O programa visa atrair estudantes internacionais para instituições de ensino no Iraque. Todas as informações sobre as bolsas, as condições de admissão e o processo de inscrição estão centralizadas em uma plataforma eletrônica oficial.
Processo de Inscrição Online
Os interessados devem realizar a sua candidatura exclusivamente através do portal "Study in Iraq", no seguinte endereço: https://studyiniraq.scrdgate.gov.iq.
Para iniciar o processo, é necessário criar uma conta na plataforma. O candidato deverá seguir os seguintes passos:
-
Preencher o nome completo, nome do pai, avô e sobrenome em inglês, conforme consta no passaporte.
-
Informar data de nascimento, país, e-mail e número de telefone.
-
Criar uma senha de acesso para a conta.
-
Fazer o upload de uma foto pessoal recente.
Após o preenchimento correto dos dados e o registro, um e-mail de ativação será enviado para validar a conta na plataforma. Recomenda-se que os candidatos consultem o link para obter todas as informações e os termos e condições do programa.
Governo do México Lança Programa de Bolsas de Excelência para Estrangeiros
A Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID) anunciou o seu programa de Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros. A iniciativa visa contribuir para a formação de capital humano de alto nível, oferecendo oportunidades para estudantes, de mais de 180 países, realizarem estudos em instituições mexicanas de ensino superior.
O programa abrange diversas modalidades de estudo, incluindo mobilidade em nível de licenciatura e mestrado, programas completos de mestrado, e estadias de pesquisa em níveis de doutorado e pós-doutorado.
Benefícios da Bolsa
Os candidatos selecionados recebem uma série de benefícios para apoiar os seus estudos. O programa cobre os custos de propinas e taxas acadêmicas, além de oferecer um estipêndio mensal para despesas de subsistência. Um dos destaques é a inclusão de transporte aéreo internacional no final da bolsa e, em alguns casos, transporte nacional.
Modalidades e Duração
As bolsas são concedidas por um período máximo que varia conforme a modalidade:
-
Mobilidade em Licenciatura: até 12 meses.
-
Mobilidade em Mestrado: até 12 meses.
-
Mestrado: até 24 meses.
-
Estadias de Pesquisa (Doutorado e Pós-doutorado): de 3 a 12 meses.
Processo de Candidatura
Os interessados devem submeter as suas candidaturas através do Sistema de Gestão de Cooperação Académica (SIGCA), no endereço eletrónico: https://sigca.sre.gob.mx/. O processo de seleção dá preferência a candidatos com excelência acadêmica e àqueles que nunca receberam uma bolsa da AMEXCID anteriormente.
Para mais informações, acesse o site https://www.gob.mx/amexcid/acciones-y-programas/becas-para-extranjeros-29785
Para dúvidas gerais sobre a convocatória, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: infobecas@sre.gob.mx.
Governo do Azerbaijão oferece bolsas de estudo para brasileiros
A Embaixada da República do Azerbaijão no Brasil anunciou a abertura de Bolsas de Estudo Intergovernamentais (ISPs) para estudantes internacionais que desejam estudar no país.
Os programas estão abertos para diversos níveis de ensino, incluindo graduação, mestrado, doutorado, formação médica básica e programas de residência. O ano letivo nas instituições de ensino superior do Azerbaijão tem início em 15 de setembro. Para candidatos que não possuem o nível de proficiência exigido na língua de instrução, são oferecidos cursos preparatórios com duração de 6 meses a um ano.
Benefícios Financeiros
De acordo com o programa, os estudantes selecionados recebem isenção das taxas de anuidade e do seguro médico. Além disso, os bolsistas recebem uma bolsa mensal para auxiliar nos custos de vida. Os custos de transporte internacional, no entanto, devem ser cobertos pelo país de origem ou pelo próprio estudante.
Processo de Candidatura e Seleção
As candidaturas de estrangeiros interessados devem ser submetidas à República do Azerbaijão por meio de canais diplomáticos, como o Ministério da Educação ou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O processo de admissão nas universidades é realizado através da plataforma online portal.edu.az.
Os principais critérios de seleção são:
-
As notas acadêmicas do grau anterior não devem ser inferiores a 51% do sistema de avaliação correspondente.
-
Proficiência no idioma de instrução da especialidade escolhida. Para cursos em inglês, é necessário apresentar pontuação mínima no IELTS (5.0 para graduação, 5.5 para pós-graduação) ou TOEFL (40 para graduação, 50 para pós-graduação).
-
O candidato pode escolher até 3 universidades e especialidades de seu interesse.
Documentos Necessários
Os candidatos devem preparar a seguinte documentação:
-
Formulário de inscrição preenchido.
-
Diplomas e históricos escolares do ensino médio ou superior.
-
Cópia do passaporte.
-
Atestado de saúde geral (incluindo testes para HIV/AIDS, Hepatite B e C).
-
CV ou currículo.
-
Carta de motivação.
-
Comprovante de proficiência no idioma de instrução.
Uma lista com 24 instituições de ensino superior no Azerbaijão está disponível para consulta dos candidatos.
Para mais informações, os interessados devem visitar o portal oficial "Study in Azerbaijan" em https://studyinazerbaijan.edu.az/. Dúvidas podem ser encaminhadas ao Departamento de Cooperação Internacional da Agência Estatal para a Ciência e o Ensino Superior do Azerbaijão pelo e-mail: icd@eatda.edu.az.
OEA anuncia bolsas de estudo em parceria com a Universidade para a Cooperação Internacional (UCI)
A Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral (SEDI) da Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou novas oportunidades de bolsas de estudo. Os programas são oferecidos em colaboração com a Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) da Costa Rica.
As bolsas estão disponíveis para programas de Mestrado e Certificado, ambos na modalidade a distância e com o espanhol como idioma de instrução. Uma particularidade do programa de Certificado é a exigência de um módulo presencial obrigatório na Costa Rica.Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de agosto de 2025.
Detalhes dos Programas de Bolsa:
Para mais informações, os candidatos devem consultar o site oficial de bolsas da OEA: www.oas.org/becas
Dúvidas específicas sobre os programas devem ser encaminhadas diretamente ao contato da instituição ofertante, conforme indicado nos anúncios oficiais. Para questões gerais sobre as bolsas da OEA, o e-mail de contato é scholarships@oas.org.