Ir para o conteúdo
0
Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a Busca
3
Ir para o rodapé
4
acessibilidade
|
alto contraste |
Mapa do Site
PROFHISTÓRIA
- unirio
Mestrado profissional em ensino de História
Busca
apenas nesta seção
Busca Avançada…
Página Inicial
Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória
Notícias
Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória
Sobre o curso
Informações
Produção acadêmica
arquivos
imagens
Notícias
Nova pasta
Corpo discente
Prorrogação II Congresso Nacional Profhistória
DISCIPLINAS OFERTADAS PARA 2022.2
Publicações Profhistória UNIRIO
Resultado Prêmio Melhor Dissertação Turma 2019
PRORROGAÇÃO II CONGRESSO PROFHISTORIA 2022
Vera Borges
O ProfHistória é 5!
SEI_CAPES_AVALIAÇÃO QUADRIENAL
RESULTADO SELEÇÃO PROFHISTÓRIA 2023
Produtos técnicos
Banca de qualificação do discente Glauber Perobelli
Edital de Credenciamento e Recredenciamento Docente ProfHistória
Edital de Seleção Nacional do Profhistoria 2024
2024
Disciplina "Ensino de História e Cinema" 2023.2 - forma remota.
URGENTE - Edital de Seleção Nacional do Profhistoria 2024 - Inscrições até 10/10/2023.
RESULTADO FINAL - PROFHISTÓRIA BOLSISTAS 2024
Ferramentas Pessoais
Acessar
Portal Unirio
Guia Telefônico
Contatos
Você está aqui:
Página Inicial
Info
Mapa do Site
Uma visão geral do conteúdo disponível no site. Mantenha o ponteiro do mouse sobre o item por alguns segundos para visualizar sua descrição.
Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória
Notícias
Disciplina Cidade, Patrimônio Urbano e Ensino de História 2023.2
Notícias
Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória
Sobre o curso
Sobre o curso
Corpo discente
Mariana de Oliveira Amorim
Informações
Calendário acadêmico
Calendário Acadêmico 2024.1 e 2024.2
Calendário Acadêmico 2023.1 e 2023.2
Calendário acadêmico 2022.1 e 2022.2
Calendário Acadêmico 2021.2
Calendário acadêmico 2021.1
Disciplinas - grade horária
Grade de disciplinas 2024.1 - Profhistória Geral
Grade de disciplinas 2024.1 e 2024.2
Grade de Disciplinas 2023.1 e 2023.2
Grade de Disciplinas 2022.2
Grade de Disciplinas 2021.1
Regulamentos e formulários UNIRIO
Nova Solicitacao de banca de Defesa
Nova Solicitacao de banca Qualificacao
Nova Solicitacao de Inscricao em Disciplinas
Regulamento PROFHISTORIA UNIRIO
Formulário de emissão de diploma 1
Formulário para emissão de diploma 2
Formulário para emissão de diploma 3
Formulário para emissão de diploma 4
Manual de formatação do trabalho de conclusão - UNIRIO
Produção acadêmica
2023
Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História.
DAS ONDAS DO RÁDIO AOS APP`S: FUTEBOL E A REVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
2022
JOGANDO COM A ALDEIA MARACANÃ (RJ): resistência e educação diferenciada
IMAGENS NA TRILHA DA HISTÓRIA Fotografias de Negros de Christiano Júnior do Museu Histórico Nacional: possibilidades para o ensino de história
História, Literatura e Narração: um diálogo para o Ensino de História através do livro Nada de Novo no Front
LITERATURA INDÍGENA: A NARRATIVA ENSINA OUTRA HISTÓRIA
REPRESENTATIVIDADE IMPORTA: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS LIVROS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA O 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1
A Imagem da Capoeira em Livros Didáticos da Década de 2010
O bairro da Penha: um diálogo entre História Local e Ensino Básico
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO PROFHISTÓRIA: o samba- enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzines
AFASTA DE MIM ESSE CALE-SE: Resistência à censura musical através do ensino de História
2021
UM CONVITE À LEITURA – COMO OS LIVROS INFANTO-JUVENIS PODEM ATUAR NA PRÁTICA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL
VAMOS DANÇAR O CAXAMBU? O jongo na escola e o ensino de História.
Ações de liberdade e cotidiano da escravidão na Corte (1850 – 1888): experiências femininas, trajetórias de vida e Ensino de História
A INDUMENTÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Hierarquia e identidade no século XIX
“Gamegrafia” Uma análise sobre a capacidade educacional dos games no ensino de História
SUJEITOS, IDENTIDADES E O MUNDO DIGITAL: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE.
A PASSAGEM DOS TEMPOS MEDIEVAIS PARA A MODERNIDADE: O JOGO DE CARTAS YU-GI-OH! MEDIEVAL E O ENSINO DE HISTÓRIA PARA O SEGMENTO DO FUNDAMENTAL
Missão Sankofa: Um jogo de tabuleiro para a desconstrução do racismo religioso no ensino de história
Novas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa?
TRABALHADOR OU MALANDRO?: USANDO O PERSONAGEM ZÉ CARIOCA PARA ENTENDER A CONSTRUÇÃO DO TRABALHISMO NO ESTADO NOVO
Tem Música na Aula de História: Um repositório musical para o ensino de História da África e Cultura afro-brasileira
2020
As comemorações do sesquicentenário da independência em 1972 e suas possibilidades pedagógicas
João Cândido e Almirante Negro: disputas de memória e sensibilização para o local
Oficinas do tempo: elaboração e execução de uma sequencia didática no ensino de História
O lúdico na aula de História: a Segunda Guerra Mundial através de um jogo de tabuleiro
A linguagem poética no Ensino de História: a História como potencial poesia
É aula ou é esporte? Pensando o Brasil através das copas de 1950 e 2014
O ensino de História no contexto do 6° ano experimental: entre discursos e experiências docentes
2019
Patrimônio histórico e ensino da história local em Cabo Frio: um roteiro histórico escolar
Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e o Tangará (1953-1957)
Negritude e sambas enredo no Carnaval de 1988: a Caixa do Samba e os G.R.E.S. Beija Flor, Mangueira, Tradição e Vila Isabel em interface com o ensino de História
Mesquita - RJ em foco: a história da Baixada Fluminense e as relações identitárias na educação básica
História local e patrimônio industrial: visitando e aprendendo com a estação sericícola de Barbacena
Bola rolando: elaboração e execução da oficina de História "Futebol no Estado Novo"
Canal "Outra História": o uso do Youtube como ferramenta pedagógica para o ensino de História
2018
Contos da África lusófona: fontes literárias para o Ensino de História
História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de história
A formaçâo dos centros de estudos de jovens e adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de história no CEJA Copacabana
2017
2016
Quilombo de Maria Conga em Magé: Memória, Identidade e Ensino de História
Memória da Resistência à Ditadura Militar Brasileira: guia para utilização de filmes em sala de aula
A Contemporaneidade dos Povos Indígenas em Sala de Aula
Tecendo caminhos para a aplicação da Lei 10.639/03: um relato de experiência em turmas de 3º ano da rede pública
Educação Patrimonial: o papel social do Arquivo Nacional
Teatro Cômico e Musicado: uma abordagem histórico-cultural para oficinas em sala de aula (1910-1930)
USINA SÃO JOÃO: História, Memória e Patrimônio no Ensino de História
Integrando a História: o lugar da disciplina no pacto para o fortalecimento do Ensino Médio
Heródoto no Ensino Médio: uma experiência
arquivos
imagens
logoprofhistoria.png
Notícias
Nova pasta
Nova página
Corpo discente
2024
2023
2023
2022
2022
2020
2020
2019
2019
2018
2018
2016
2016
2014
2014
Prorrogação II Congresso Nacional Profhistória
DISCIPLINAS OFERTADAS PARA 2022.2
Publicações Profhistória UNIRIO
Prática docente e ensino de História
Na aula de História: ensino, práticas e debates contemporâneos
História, Ensino e Pesquisa:
Ensino de História:
Quilombo de Maria Conga em Magé:
Resultado Prêmio Melhor Dissertação Turma 2019
PRORROGAÇÃO II CONGRESSO PROFHISTORIA 2022
Vera Borges
O ProfHistória é 5!
SEI_CAPES_AVALIAÇÃO QUADRIENAL
RESULTADO SELEÇÃO PROFHISTÓRIA 2023
Produtos técnicos
Turma 2020
Tempo, Natureza e Ensino: tecendo diálogos para os desafios do Antropoceno nas aulas de História
MULHERES NA HISTÓRIA: QUEM FEZ HISTÓRIA NO BRASIL
MUSEU VIRTUAL DA PENHA
Miniprojeto IMAGENS NA TRILHA DA HISTÓRIA Fotografias de Negros de Christiano Júnior do Museu Histórico Nacional: possibilidades para o ensino de história
O FUTEBOL: NAS ONDAS, NAS TELAS E NA SALA DE AULA
CAPOEIRA
“Eu quero um país que não está no retrato” Samba-enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, 2019. O que a Mangueira teve a nos
OS HERÓIS DAS NOSSAS HISTÓRIAS
LITERATURA INDÍGENA: A NARRATIVA ENSINA OUTRA HISTÓRIA Cartilha de Apoio Didático
Turma 2019
MATERIAL DIDÁTICO: “Pedrinhas Miudinhas”: o jongo no ensino de História
“Gamegrafia”: uma análise sobre a capacidade educacional dos games no ensino de História.
Ações de liberdade e cotidiano da escravidão na Corte (1850 – 1888): experiências femininas, trajetórias de vida e Ensino de História.
Manual do jogo: MISSÃO SANKOFA
Um convite à leitura – como os livros infanto-juvenis podem atuar na prática antirracista e decolonial
Almanaque de Trajes e Adornos: O vestuário no Rio de Janeiro do século XIX
Banca de qualificação do discente Glauber Perobelli
Edital de Credenciamento e Recredenciamento Docente ProfHistória
Edital de Seleção Nacional do Profhistoria 2024
2024
Disciplina "Ensino de História e Cinema" 2023.2 - forma remota.
URGENTE - Edital de Seleção Nacional do Profhistoria 2024 - Inscrições até 10/10/2023.
RESULTADO FINAL - PROFHISTÓRIA BOLSISTAS 2024
Desenvolvido com o CMS de código aberto
Plone
Para o carregamento da barra superior Padrão do Governo Federal, deve-se executar o arquivo Java Script
Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery
Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery
Para o funcionamento do botão Alto Contraste, deve-se executar o arquivo JQuery