Vídeo dirigido por estudante da UNIRIO vence 1º concurso audiovisual da Andifes
A Andifes divulgou no último dia 30 de julho o resultado de seu 1º Concurso de Audiovisual. O vídeo dirigido pelo estudante Paulo Téspis, da Escola de Teatro da UNIRIO, conquistou o primeiro lugar na premiação.
A produção foi realizada em parceria com os estudantes Ingrid Xavier Henriques, da UFRJ, e Tadeu Tannouri, da UFF, e ressalta a pluralidade das instituições.
Segundo Paulo Téspis, os três estudantes – que já trabalham juntos na produção de conteúdos audiovisuais – decidiram participar do concurso faltando apenas uma semana para o fim das inscrições. "Sentamos numa noite para montar o texto e pensamos inicialmente em citar nomes de colegas nossos. Depois veio a ideia de incluir as profissões, para mostrar que as universidades são espaços plurais e abertos a todos", contou Paulo.
O prêmio da Andifes foi a primeira participação do trio em concursos audiovisuais. "Sabíamos da qualidade do nosso vídeo, estávamos bem ansiosos pelo resultado [inicialmente previsto para março, antes da pandemia]. Mas fomos surpreendidos, pois tinham vídeos de muita qualidade concorrendo", analisou Paulo.
Eles terão outra chance de premiação com uma nova parceria: o curta Samy, indicado em quatro categorias no 1º Festival Internacional de Curtas (FIC-Rio), incluindo melhor filme e melhor edição (Paulo Téspis).
Matriculado no último período de Cenografia e Indumentária, o estudante atribui à UNIRIO seu envolvimento com a produção audiovisual. "Comecei a gravar vídeos numa disciplina do curso e também tive aulas de direção de arte. A UNIRIO foi fundamental para eu seguir nessa área".
Coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes (Cogecom), o 1º Concurso de Audiovisual foi aberto a todos os estudantes das instituições federais de ensino superior associadas à Andifes, com o objetivo de produzir conteúdos audiovisuais, de até um minuto de duração, que tivessem como cerne narrativo a valorização das universidades federais brasileiras.
Assista ao vídeo vencedor: