Vencedor do prêmio Jovem Cientista faz estágio na UNIRIO
O estudante João Pedro Wieland, vencedor do prêmio Jovem Cientista 2013, iniciou esta semana um estágio no Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UNIRIO. Aluno do segundo ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pedro foi premiado como autor de um projeto de aplicativo para smartphones para controlar o exercício físico por meio da música.
A proposta do estudante é desenvolver um aplicativo capaz de aferir a frequência respiratória de uma pessoa e indicar qual a melhor música para ser escutada no momento da verificação.
Com o prêmio, João Pedro ganhou o direito de estagiar por um ano em uma instituição de ensino superior, para desenvolver seu projeto. A escolha pela UNIRIO é uma tradição familiar. “Meu pai fez mestrado e meu irmão faz Direito na Universidade. Portanto, eu já conhecia a UNIRIO e sei que ela tem competência”, revelou. O aluno receberá bolsa no valor de R$200.
“Estamos oferecendo a ele a oportunidade para terminar o projeto inicial, mas só daremos o suporte, pois a autoria será dele”, ressaltou a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) da Universidade, Fabiana Assumpção de Souza. “Além disso, ele poderá conhecer e enveredar por outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a Música.”