código do Google analytics V Colóquio de Raça e Interseccionalidade recebe inscrições de trabalhos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / V Colóquio de Raça e Interseccionalidade recebe inscrições de trabalhos

V Colóquio de Raça e Interseccionalidade recebe inscrições de trabalhos

por Comunicação publicado 08/02/2024 15h07, última modificação 09/02/2024 13h03
Evento, coorganizado pela UNIRIO, acontecerá no mês de junho em conjunto com o I Congreso de Investigadores/as AfroLatinoAmericanos y del Caribe

Cientistas, docentes, estudantes, pesquisadores e ativistas estarão entre 25 e 28 de junho, no Rio de Janeiro, para o V Colóquio de Raça e Interseccionalidade e o I Congreso de Investigadores/as AfroLatinoAmericanos y del Caribe.

Os eventos são promovidos pelo grupo de estudos Performatividade, Raça e Interseccionalidade (PRINT), da UNIRIO, em conjunto com a Associação de Investigadores Afrolatinoamericanos e do Caribe (AINALC).

A proposta é reunir um grupo de cientistas e estudantes dispostos a contribuir para a luta antirracista no Brasil e no continente americano, refletindo sobre nossa realidade social e as possibilidades de novos futuros de dignidade e igualdade de gênero, raça e classe.

O Colóquio e o Congresso contemplarão palestras, mesas-redondas, comunicações orais de trabalhos e minicursos com foco em temáticas específicas, com atividades presenciais e em formato híbrido.

Além das atividades acadêmicas, haverá a realização de encontros culturais como uma visita turística pela região da Pequena África e a promoção de uma Feira das Quitandeiras. A programação também prevê homenagens a cientistas negras e negros que se destacarem no evento.

Submissão de trabalhos

O prazo para submissão de propostas aos grupos de trabalho vai até 28 de fevereiro. Para o público em geral (ouvintes), as inscrições ficarão abertas até 11 de junho.

O evento aceita propostas de trabalhos e minicursos nas seguintes áreas temáticas: Democracia e Incidência Política; Discurso; Educação; Gênero e Sexualidade; Memórias Negras e Saúde. Os interessados em participar devem acessar a plataforma de inscrição no site do evento.

Outras informações podem ser acompanhadas no perfil do evento no Instagram: @coloquioraca.