código do Google analytics UNIRIO visita Museu de Imagens do Inconsciente, no terreno do Engenho de Dentro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO visita Museu de Imagens do Inconsciente, no terreno do Engenho de Dentro

UNIRIO visita Museu de Imagens do Inconsciente, no terreno do Engenho de Dentro

por Comunicação — publicado 10/10/2023 18h52, última modificação 11/10/2023 10h59
Universidade planeja parcerias relativas à saúde mental e mantém diálogo com as Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente

Delegação da UNIRIO visitou o Museu de Imagens do Inconsciente na última sexta-feira (6). Além do reitor José da Costa Filho, estiveram presentes o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Gustavo Naves Franco, e duas professoras da UNIRIO que desenvolvem trabalhos relacionados à questão da saúde mental, Clarisse Gurgel, de Ciências Sociais, e Rita Manso, da Educação. No museu, que faz parte de um complexo no bairro do Engenho de Dentro sob a direção do Instituto Municipal Nise da Silveira, os professores encontraram estudantes e egressos dos cursos de doutorado, mestrado e bacharelado em Museologia da Universidade.

A UNIRIO e o museu possuem um longo histórico de cooperação, que vai se intensificar a partir da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, responsável pelos projetos e atividades ali realizados. Conforme o Museu de Imagens do Inconsciente manifestou em suas redes sociais, a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente vem trabalhando fortemente para ampliar suas conexões com o campo acadêmico.

“A UNIRIO tem todo o interesse e potencial para desenvolver atividades e propostas políticas, pedagógicas, culturais e extensionistas em relação à saúde mental e ao espaço do Museu de Imagens do Inconsciente, que nos convidou a fazer esta visita tão importante. Já estamos em diálogo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e com a secretária municipal de Meio Ambiente, Tainá de Paula, para desenvolver parcerias nesse sentido”, projetou Da Costa.

O imóvel onde está localizado o museu pertence à UNIRIO desde quando ela ainda se denominava Federação de Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara. Pertencente à União, foi transferido para a Fefieg em1969. Ali já funcionavam as instalações do Centro Psiquiátrico Pedro II, depois municipalizado e transformado em Instituto Municipal Nise da Silveira.

Unirio no Museu de Imagens do Inconsciente


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio