código do Google analytics UNIRIO tem trabalho premiado em Simpósio de Neurociências — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO tem trabalho premiado em Simpósio de Neurociências

UNIRIO tem trabalho premiado em Simpósio de Neurociências

por comunicacao — publicado 10/04/2017 17h35, última modificação 11/04/2017 14h59
Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional recebeu menção honrosa

Uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional da UNIRIO foi premiada com menção honrosa no VI Simpósio de Neurociências da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho, intitulado Human TDP-43 in familial  amyotrophic  lateral  sclerosis  –  in silico analysis and molecular dynamics of K263E variant, é de autoria do estudante de Biomedicina José Alexandre Salerno e da professora Joelma de Mesquita.

O estudo aponta os efeitos estruturais das mutações na proteína TDP-43, importantes no desenvolvimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Compreender como esses efeitos alteram a estrutura da TDP-43 é essencial para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes. A ELA é uma doença neurodegenerativa fatal e com tratamento basicamente sintomático.

O tema é abordado no projeto de iniciação científica de José Alexandre Salerno, sob orientação da professora Joelma, coordenadora do Laboratório de Bioinformática.

registrado em: Biomedicina