UNIRIO tem dois programas de pós-graduação com conceito inédito de excelência
Foram divulgados, nesta segunda-feira (19), os resultados finais da Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Pela primeira vez, a UNIRIO passou a ter dois Programas em nível de excelência, com conceito 6: o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), que já havia recebido a nota no resultado preliminar divulgado em setembro; e o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), que garantiu o conceito após reconsideração da avaliação.
Os resultados finais mostram uma expressiva melhoria na qualidade acadêmica da pós-graduação da UNIRIO. Dos 27 Programas avaliados, 11 subiram de nota em relação à avaliação referente a 2017 e 16 mantiveram o conceito anterior. Além dos dois Programas nota 6, um total de 21 Programas obteve nota 4 (bom) ou 5 (muito bom), e apenas cinco foram avaliados com nota 3 (regular).
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Evelyn Orrico, ressaltou o trabalho conjunto para que fosse possível chegar aos bons resultados: “Hoje, com muito orgulho, temos dois Programas de excelência em nossa Universidade, bem como ampliamos o conjunto de cursos nota 5 e a maioria dos nossos Programas agora é conceito 4. Nós, da PROPGPI, temos orgulho do trabalho que vimos realizando ao longo desses anos, e temos a certeza de que os docentes, discentes e servidores técnicos vinculados aos Programas e sediados na Pró-Reitoria têm se engajado na conquista de vitórias cada vez mais consistentes”.
Excelência na História
Na Avaliação da Capes, os conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência acadêmica. Os Programas de Pós-graduação em Artes Cênicas e em História, portanto, obtiveram esse reconhecimento após a avaliação de critérios relacionados à produção intelectual, estrutura e planejamento dos Programas, qualidade dos recursos humanos formados, entre outros.
A coordenadora do PPGH, Cláudia Beltrão, ressaltou o desafio de alcançar o conceito 6. “Tornar-se um Programa de excelência acadêmica é, creio, a meta de todos os Programas de Pós-Graduação. Mais que tornar-se, é preciso consolidar-se como um Programa de excelência. Essa posição é relevante não apenas para o PPGH, mas para a UNIRIO como um todo, que agora passa a ter dois Programas de excelência”.
Para ela, a nota reflete o esforço do corpo docente, dos estudantes e da servidora técnico-administrativa do PPGH e a qualidade acadêmica das ações desenvolvidas ao longo dos anos, assim como a dedicação das coordenações passadas e da equipe gestora e comissões atuais. Mas Cláudia considera que é preciso mais. “Há muito o que fazer, especialmente no que se refere à melhoria do espaço físico e ampliação do corpo técnico - o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) precisa de atenção redobrada neste ponto, e faço notar que é o Centro que mais reúne PPGs bem-avaliados pela Capes. A UNIRIO tem agora dois Programas de excelência, e isso é muito bom. É fruto do trabalho dos PPGs e da PROPGPI, cuja atenção e apoio às nossas ações são inquestionáveis, e precisamos arregaçar as mangas para aprender e dar conta do que virá”, observou.
Destaque nas Artes Cênicas
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) foi o primeiro a receber o conceito 6 na Avaliação Quadrienal 2017-2020, ainda na divulgação dos resultados preliminares, no mês de setembro.
Segundo a professora Vanessa Teixeira de Oliveira, que foi coordenadora do PPGAC no último quadriênio, a nota é o reconhecimento de um Programa consolidado, que teve sua construção iniciada há mais de 30 anos. "Como egressa do PPGAC, só tenho a agradecer a todos os professores que me formaram como pesquisadora e professora. O Programa comemora os seus 30 anos com todo o brilho que deve ter”, avaliou a professora.
Vanessa destacou que esse reconhecimento veio justamente no momento em que a pesquisa científica, as artes e a cultura brasileira sofrem com cortes no orçamento. “Conseguimos demonstrar aos avaliadores da Capes o trabalho comprometido e qualificado do nosso corpo docente, discente e técnico-administrativo, a nossa relevância nacional e internacional, justamente neste período de cortes no orçamento. Estamos muito contentes e orgulhosos pela conquista”, declarou.