UNIRIO sediará IV Seminário Parcerias em Áreas Protegidas
A UNIRIO sediará o IV Seminário Parcerias em Áreas Protegidas, nos dias 8 e 9 de outubro, que terá como tema principal Estratégias e desafios do monitoramento dos impactos das parcerias. As atividades acontecerão no Auditório Tércio Pacitti, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e do Instituto de Biociências (Ibio).
O objetivo do evento é reunir reunir especialistas, gestores, a comunidade acadêmica e a sociedade civil para debater o tema, compartilhando indicadores, metodologias e experiências. A programação inclui conferências, mesas-redondas e sessões de debate. A conferência de abertura, no dia 8 de outubro, será com Cristiane Kerches, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).
O evento é coordenado pelo grupo de pesquisa Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (OPAP), liderado pelas professoras Eloise Botelho (UNIRIO) e Camila Rodrigues (UFRRJ). O seminário faz parte das atividades do projeto Sistema de monitoramento das parcerias para a promoção do lazer e turismo em unidades de conservação, realizado com o financiamento do Edital Universal/CNPq 2023.
As inscrições para participação são gratuitas, por meio de formulário on-line. É necessário credenciamento presencial e o acesso ao auditório estará sujeito à lotação.
Confira abaixo a programação completa:
Quarta-feira (8/10)
8h30 - 9h: Recepção e credenciamento
9h - 10h30: Solenidade de abertura, seguida da Conferência de Abertura, com o tema Estratégias e desafios do monitoramento na avaliação de políticas públicas. Conferencista: Cristiane Kerches (EACH-USP). Mediadora: Eloise Silveira Botelho (UNIRIO/OPAP)
10h30 - 11h30: Palestra Sistema de monitoramento de parcerias entre as esferas pública e privada para a gestão do lazer e do turismo em unidades de conservação. Palestrante: Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues (UFRRJ/OPAP)
11h30 - 13h30: Intervalo para almoço
13h30 - 15h30: Mesa-redonda I: Matriz de Indicadores e aspectos para apoiar o monitoramento das parcerias para a visitação em unidades de conservação. Expositores: Paula Brumatti (IFRN/OPAP), Clara Lemos (Uerj/OPAP), Celson Canto (IFRS/OPAP), Susy Simonetti (UEA/OPAP), Altair Sancho (UFJF/OPAP). Mediador: Victor Ranieri (USP/OPAP)
15h30 - 16h: Intervalo
16h - 18h: Mesa-redonda II: Monitoramento de parcerias em UC: a perspectiva dos órgãos gestores - Parte I. Expositores: Carla Guaitanele (ICMBIO), Marina Moss (Inea-RJ), Rafael Andreguetto (IAT/PR). Mediadora: Clara Lemos (Uerj/OPAP)
Quinta-feira (9/10)
8h30 - 9h: Recepção e credenciamento
9h - 10h30: Mesa-redonda III: Monitoramento das parcerias em UC: a perspectiva dos gestores - Parte II. Expositores: Cecília Vilhena (IEF-MG), Daniel Raimondo e Silva (FF-SP). Mediadora: Clara Lemos (Uerj/OPAP)
10h30 - 12h: Mesa-redonda IV: Monitoramento das parcerias: a perspectiva dos gestores. Expositores: Cintia Maria Santos da Camara Brazão (ICMBio), Viviane Lasmar Pacheco (ICMBio), Márcio José dos Santos (FF-SP). Mediadora: Teresa Cristina Magro Lindenkamp (USP/OPAP).
12h - 14h: Intervalo para almoço
14h - 16h: Mesa-redonda V: Parcerias público comunitárias e a participação da sociedade civil no uso público em parques. Expositores: Michel Souza Razera (Associação de Moradores Ilha do Cardoso), Robson Possidônio (ABAT), Alaildo Malafaia (Cooperativa Manguezal Fluminense e Rede Nós da Guanabara), Henrique Kefalás (Instituto Linha D’Água). Mediador: Sidnei Raimundo (USP/OPAP).
16h - 16h15: Intervalo
16h15 - 18h15: Mesa-redonda VI: Monitoramento de parcerias: estratégias e desafios no olhar dos parceiros. Expositores: Jéssica Fernandes (Instituto Ekos), Bruno Siqueira (Bugio), Vinícius Fiore (Green Haven), Plínio Ribeiro (Parquetur). Mediadora: Valéria Albach (UEPG/OPAP).
18h15 - 18h30: Encerramento das atividades por Eloise Botelho (UNIRIO/OPAP).