UNIRIO realiza IV Congresso Internacional de Enfermagem com o tema 'Perspectivas globais para os desafios do milênio'
A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), da UNIRIO, deu início nesta quarta-feira (24), ao IV Congresso Internacional: Perspectivas globais da enfermagem para os desafios do milênio. O evento integra as comemorações pelos 135 anos da EEAP, a primeira escola de enfermagem do Brasil, e reúne estudantes, profissionais, docentes e pesquisadores da área da saúde em uma programação que se estende até sábado (27), no formato semipresencial.
Além do Congresso, a programação contempla o IV Seminário Internacional dos Programas de Pós-Graduação e o IV Simpósio Internacional do Programa Marca, ampliando os espaços de diálogo e cooperação acadêmica.
O encontro busca promover debates sobre mudanças de comportamento em saúde, trocar experiências sobre intervenções em enfermagem alinhadas à Agenda 2030 da ONU e fortalecer redes de pesquisa e cooperação internacional.
Cerimônia de abertura
A solenidade de abertura, realizada no Auditório Vera Janacópulos, na manhã desta quarta-feira (24), contou com a apresentação cultural do Projeto Orquestra que Transforma, iniciativa da Prefeitura de Tanguá em parceria com a UNIRIO e o Instituto Realizando o Futuro, que atualmente atende mais de 450 alunos em seis polos de ensino musical. Após a abertura da cerimônia, o Projeto recebeu uma menção honrosa da EEAP, pelo impacto social e compromisso com a transformação de gerações por meio da música.
Compuseram a mesa de abertura:
-
José da Costa Filho, reitor da UNIRIO
-
Carlos Henrique Caetano, decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
-
Tais Vernaglia, diretora da EEAP
-
Vanessa de Oliveira, coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIRIO
-
Cristiane Rodrigues, coordenadora de Relações Internacionais da EEAP
-
Ana Karina Bezerra Pinheiro, coordenadora da área de Enfermagem da Capes
-
Lilian Behring, deputada estadual e presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ)
-
Daniel Aragão, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG)
-
Jorge Lucas de Freitas Lima Araújo, estudante e presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem Walter Fernandes
Em seu discurso, o reitor da UNIRIO ressaltou a relevância da EEAP e a integração da instituição às discussões globais sobre saúde:
“A EEAP já está integrada às ações para enfrentar os desafios do milênio. Ao convidar o Projeto Orquestra que Transforma para esta cerimônia, a Escola reforça a importância da integração entre arte, saúde e cultura. Os cuidados da Enfermagem não se limitam ao campo dos cuidados com a saúde, mas também se relacionam à convivência social, à arte e à cultura, perspectivas fundamentais para os desafios globais”, afirmou.
Programação
O evento promoverá, até o próximo sábado (27), mesas-redondas, conferências, apresentações científicas e espaços de networking interprofissional. Além das atividades acadêmicas, a programação oferece espaços de descompressão e iniciativas culturais, reforçando o compromisso da EEAP com a inovação e a integração social .
Saiba mais: IV Congresso Internacional da EEAP: Perspectivas globais da enfermagem para os desafios do milênio .
Confira a transmissão pelo Canal da EEAP no YouTube .